Sem santidade ninguém verá a Deus

Série Reflexões.

Fonte: Guiame, Cris BeloniAtualizado: quinta-feira, 27 de junho de 2024 às 18:46
(Foto: Seaart)
(Foto: Seaart)

“Consagrem-se, porém, e sejam santos, porque eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Obedeçam aos meus decretos e pratiquem-nos. Eu sou o Senhor que os santifica. Assim como os livros do Novo Testamento, o livro de Levítico também é importante para nós, já que somos um povo pecador e Deus sempre foi santo”. (Levítico 20.7-8)

Assim como os livros do Novo Testamento, o livro de Levítico também é importante para nós, já que somos um povo pecador e Deus sempre foi santo. Essa verdade nos faz lembrar da necessidade que temos da misericórdia Dele e que somente Jesus é o mediador fiel capaz de expiar nossos pecados.

Quanto custa nossos pecados?

A Bíblia nos ensina que o salário do pecado é a morte. Em Levítico, Deus estabelece um sistema de sacrifício pelo qual os pecadores podiam apresentar um substituto. Ou seja, cada vez que uma pessoa pecava, um animal pagava o preço desse pecado com sua própria vida.

Esse substituto deveria sair do próprio rebanho do pecador. Agora, imagine alguém cortando a garganta de um animal inocente, ainda mais levando em conta que as pessoas se apegam aos seus animais de estimação.

Tente trazer este cenário para os dias de hoje: Imagine-se sacrificando o seu cachorrinho, por exemplo, por causa do seu pecado. Sob a nova aliança, no entanto, não temos mais que lidar com essa triste realidade.

Um mediador entre Deus e o homem

Jesus Cristo substituiu todo tipo de sacrifício sendo Ele mesmo “o cordeiro santo que tira o pecado do mundo”.

Quando Deus entregou seu único filho para salvar a humanidade, ele expôs seu coração cheio de graça e amor. Jesus não só recebeu a pena de morte em nosso lugar, mas também obedeceu em nosso lugar, ganhando para nós todas as bênçãos da santidade.

Agora, sob a nova aliança, Jesus nos capacita para uma vida santa, com um coração cheio do Espírito Santo. Resumindo, o livro de Levítico revela aspectos importantes do Evangelho que conhecemos na atualidade. Santifique-se!

E esse foi o estudo desta semana. Espero ter tirado sua dúvida e também colaborado para seu crescimento espiritual. Beijo no coração e até a próxima, se Deus quiser!

 

Por Cris Beloni, jornalista cristã, pesquisadora e escritora. Lidera o movimento Bíblia Investigada e ajuda as pessoas no entendimento bíblico, na organização de ideias e na ativação de seus dons. Trabalha com missões transculturais, Igreja Perseguida, teorias científicas, escatologia e análise de textos bíblicos.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

 

Leia o artigo anterior: Números em 1 minuto

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições