O seu futuro começa hoje

O apóstolo Paulo nos convida a levar Deus para o nosso amanhã, buscando por Ele hoje.

Fonte: Guiame, Darci LourençãoAtualizado: sexta-feira, 15 de janeiro de 2021 às 18:16
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

Pensar no futuro pode ser bem apavorante para muitas pessoas. Elas pensam em como estarão amanhã, em como os outros estarão, e, no atual momento em que enfrentamos uma pandemia, pensam em como o mundo estará... De fato, se não vigiarmos, vagaremos por um turbilhão de pensamentos e seremos enredados por eles a ponto de não vivermos o hoje – como é a proposta de Deus – para vivermos o amanhã que está sempre por vir... Afinal, o amanhã não existe, já que estando nele, estamos no seu “hoje”.

Um dos ensinamentos mais impactantes sobre não ter a vida à mercê das fatalidades e das loucuras de nossa geração está em Romanos 12:1,2, onde Paulo nos ensina a não nos apegarmos àquilo que o mundo nos oferece:

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1,2 – grifei)

Estar conformado, aqui, significa não entrar na forma deste mundo que se distanciou de Deus e tem como proposta uma cultura humanista, secularizada, distorcida das verdades espirituais... E o que isso tem produzido? Pessoas inseguras, doentes, frágeis, sem direção, incapazes de se reconhecerem como obra das mãos de Deus. Quando elas pensam no futuro, acabam se desesperando pois não conseguem enxergar nada de bom nele.

Mas é o próprio Paulo quem nos convida a levar Deus para o nosso amanhã, buscando por Ele hoje. O apóstolo diz claramente que podemos ser cooperadores de Deus para construir um futuro melhor. Infelizmente, o ser humano é oito ou 80. Uns acham que Deus tem que fazer tudo e ele não tem nenhuma participação; outros pensam que devem cuidar de tudo sem a interferência divina. Ambos estão equivocados! Somos – e isso é maravilhoso – cooperadores do Deus que, mesmo sendo Todo-Poderoso, decidiu nos fazer participantes de suas obras. Que privilégio temos!

“Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus. Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.” (1 Coríntios 3:9-11 – grifei)

Nós construímos o nosso futuro com os nossos pensamentos junto aos pensamentos que Deus tem a nosso respeito. E Jeremias diz que esses pensamentos “são mais altos e são pensamentos de paz”. Quais são os nossos pensamentos? Temos tido pensamentos de paz a nosso respeito? Temos harmonia com aquilo que somos, nos aceitamos, reconhecemos o nosso valor, o nosso potencial e o propósito que Deus tem para a nossa vida? Afinal, o que pensamos, aquilo que estamos planejando tem que estar em conformidade com os propósitos divinos.

Então, quais são as sementes que nós hoje estamos lançando no caminho que vamos percorrer? Temos que entrar em conformidade com aquilo que somos. Temos que nos ouvir, nos sentir, nos perceber porque nós temos que caminhar para o alvo, para a frente, para o futuro, mas isso passa pelo que estamos fazendo hoje. Precisamos fazer isso respeitando aquilo que dentro de nós se manifesta como interesse, como motivação.

Pense nisso e tenha atitudes em cooperação com o Pai. Ele espera por isso. Temos um ano todo novinho para novas experiências.

Não se esqueça: o Pai ama você!

Por Darci Lourenção, psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor” e “Viva sem compulsão”.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Como se preparar para 2021

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições