A sabedoria de Deus vai além da lógica humana

Precisamos ter em mente a visão de Deus como um ser infinitamente sábio, que age com um entendimento além da lógica humana.

Fonte: Guiame, Darci LourençãoAtualizado: sexta-feira, 13 de setembro de 2024 às 15:39
(Foto: Pixabay/thiagosnot23)
(Foto: Pixabay/thiagosnot23)

Você já se pegou dando sugestões para Deus? Algo como: “Deus bem que podia fazer dessa forma nesta minha situação... Deus poderia resolver esse problema assim...” Tenho certeza de que sim. Aliás, quem nunca?

Muitas vezes, achamos que nossas ideias e soluções são as melhores, mas a pergunta é: Se fossem, por que não fizemos ainda? (Risos.)

Assim como eu achei graça, acredito que Deus também ri quando começamos a sugerir como Ele deve agir em nossa vida. Como nosso Pai, Ele não fica zangado; Ele realmente acha graça. Talvez Ele pense: "Lá vem meu filho(a) tentar me convencer de novo."

Mas a verdade é que Deus sempre tem a melhor solução, a mais eficiente. Aliás, a eficiência de Deus vai além da nossa compreensão, pois Ele age com um conhecimento e entendimento que são infinitamente maiores do que os nossos.

Deus, como nos mostram as Escrituras, não está preso às lógicas e limitações humanas. Ufa! Que alívio! (Risos.)

Em Isaías 55:8-9, Deus diz claramente: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos."

Aqui, podemos ver que a maneira como Deus age e pensa é muito mais elevada e diferente da nossa. Sua eficiência vem de um conhecimento que está além da nossa compreensão.

O entendimento humano frequentemente tenta interpretar os atos de Deus com base em uma lógica que não se aplica ao Seu modo de agir.

Em Provérbios 3:5, somos instruídos a “confiar no Senhor de todo o teu coração e não te apoiar no teu próprio entendimento.” Essa orientação bíblica reflete a necessidade de reconhecer que a eficiência de Deus não está sujeita às limitações da nossa lógica e compreensão. A confiança em Deus requer a aceitação de que Seu conhecimento e entendimento são superiores e adequados para cumprir Seus propósitos.

Precisamos ter em mente a visão de Deus como um ser infinitamente sábio, que age com um entendimento além da lógica humana. Dessa forma, compreenderemos que tudo o que Ele nos propõe é o melhor. Em Romanos 11:33, Paulo escreve um dos textos mais belos sobre esse caráter de Deus:

"Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis os seus caminhos!"

Este versículo resume bem a grandeza de Deus, cuja perfeição e profundidade são tão vastas que não conseguimos entender completamente.

Deus age com um conhecimento eterno e uma sabedoria sem limites, demonstrando uma eficiência que vai além da nossa lógica humana. Portanto, confie Nele, pois Ele sabe o que é melhor para você!

O Pai ama você!

 

Darci Lourenção é psicóloga, pastora, coach, escritora e conferencista. Foi Deã e Professora de Aconselhamento Cristão. Autora dos livros “Na intimidade há cura”, “A equação do amor”, “Viva sem compulsão” e “Devocional Minha Família no Altar”.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Dormir bem é confiar em Deus: Equilibrando responsabilidades e fé

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições