Superando a si mesmo: Lidando com a nossa alma

Precisamos nos levantar e superar dores e sentimentos que trouxeram danos a nossa vida.

Fonte: Guiame, Dione AlexsandraAtualizado: sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021 às 16:04
(Foto: Getty)
(Foto: Getty)

A nossa alma é composta de mente, emoções e intelecto. Não é simples e fácil lidar com a nossa alma, porque nela existem sentimentos que temos e estão lá bem guardados, ninguém vê que estamos com problemas na alma, como se vê um problema físico, por exemplo. Os sentimentos fazem parte do nosso ser e, por vezes, parece que “somos” aquilo que estamos sentindo. Precisamos nos levantar e superar dores e sentimentos que trouxeram danos a nossa vida.

Por exemplo, quem tem problemas na área da sexualidade, problemas com rejeição, ansiedade, medo ou timidez extrema, sabe que certamente é difícil lidar com algo que, de certa forma, intrinsecamente está programando o que você sente. Então, se levantar contra seus sentimentos é uma batalha muito grande e exige muito esforço.

Levantar-se contra um problema ou conflito na alma é enfrentar a si mesmo.

Um conselho: se você é cristão, congrega em uma igreja local, pare de colocar a culpa no seu pastor porque as coisas não estão indo bem na sua vida. Você pode pensar: “Ah! mas ele não me telefona para saber como eu estou”. Meu querido, já faz 10, 15 anos que você lida com esse problema na sua alma e você está esperando um telefonema do seu pastor para resolver? Você está esperando alguém parar na porta da sua casa com um caminhão de dinheiro para resolver esse problema dentro de você que se arrasta por anos? Já faz tempo que esse negócio está te prendendo. Está na hora de você olhar para dentro de si mesmo e dizer: “Eu não sou isso!” Está na hora de olhar para o espelho e dizer que ele está mentindo.

A importância da oração em línguas

Através da oração em línguas você vai se libertar dessa imagem que a vida e os seus sentimentos impregnaram por anos dentro de você. A imagem que diz que você é pobre e acabará assim, que você não vai romper financeiramente, dizendo que seu ministério nunca vai decolar, que nunca será bem-sucedido na vida. Meu irmão, não deixe o espelho da vida te convencer.

Paulo disse: “Esquecendo-me das coisas que para trás ficam para trás…” (Filipenses 3:13).

Alguns podem pensar: “Mas para ser curado eu preciso deletar as minhas memórias.” Sim, algumas coisas serão deletadas, mas você não fará isso sozinho, e sim com o Espírito Santo. Só que o Espírito Santo não deleta as memórias em um passe de mágica, mas trazendo-as à tona. Ele traz o teu maior medo à sua frente e aí você não pode mais transferir para o pai e a mãe resolver, nem para o pastor, ou empregado, nem para a amiga, o primo ou o marido, a esposa, porque você está se vendo. E é nesse momento em que muitos param de orar em línguas. Mas a oração em línguas é a oração perfeita, e ela veio para arrancar essa situação da nossa vida.

Já percebeu que quando estamos atolados em sentimentos desagradáveis como angústia e ansiedade, as palavras em português, muitas vezes, são totalmente insuficientes para definir o que estamos sentindo e nem sequer conseguimos orar como convém? Quando ficamos assim, o nosso raciocínio fica prejudicado, as palavras são sufocadas e o nosso vocabulário, por maior e melhor que seja, se torna nada diante da alma destroçada. E é por isso que nesses momentos precisamos nos levantar com força orando em outras línguas nos fortalecendo.

Aí que entendemos o que Paulo diz: porque quando somos fracos é que somos fortes, porque a força do Senhor se aperfeiçoa na nossa fraqueza. E então, você não se vê mais como a vida te apresenta. Talvez, você já tenha levado tanta pancada que um quadro mentiroso foi pintado a seu respeito, mas esse quadro mentiroso que o inimigo pintou não vale um centavo, porque é falso. Algumas vezes a nossa alma precisa passar pelo “triturador do espírito” e nele nós precisamos renová-la pela palavra, mostrando a ela como pensar corretamente.

No filtro de Filipenses 4:8. Pensando a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para a nossa vida. Romanos 12:1 nos diz que precisamos transformar a nossa mente. Não existe outra maneira de mudar. Aprendi que a mudança é uma porta que só pode ser aberta por dentro. A nossa mente foi contaminada por esse mundo e precisa ser desintoxicada.

Algumas vezes, profissionais irão nos ajudar, como, por exemplo, psicólogos e terapeutas cristãos e bons conselheiros. Talvez alguns de nós precise deles para dar um impulso nesse começo, mas lembra que o Espírito de Deus é seu maior assistente e conselheiro.

Ele te conhece profundamente e sabe como lidar com você. Ouça seus conselhos. Já parou para pensar o quanto a sua dor virou sua zona de conforto? Não importa onde você nasceu e nem por quem você foi criado. A fé recria o seu mundo, a sua alma e suas emoções. A sua fé tem o poder de recriar e manifestar o que já é real em Cristo Jesus. E a Bíblia diz que nele tudo subsiste. A sua vida NÃO é uma foto, é um filme.

As pessoas podem te julgar por uma foto que elas tiraram, mas o que elas estão vendo ali é algo estático, e sua vida não é assim. Você não é uma obra inacabada de Deus! Essa tristeza que insiste em vir em sua vida é infundada e mentirosa.

Sacode o pó, bate o pé no chão. Dá um grito de vitória. Levanta a cabeça. Pega a espada, parte para cima do inimigo, conquista o que você nasceu para conquistar, seja o que você nasceu para ser, fale o que você nasceu para falar, profetiza o que você nasceu para profetizar.

Nenhum projeto humano pode ser maior do que o projeto de Deus para a sua vida. Deus pode resolver em uma noite o que você não resolveu em 20 anos. Agora, a pergunta é: Você crê? Diga o fraco: Eu sou forte! Lembre-se: Deus nunca contou com nossa perfeição, mas sempre esperou nossa autenticidade.

Deus escolheu Jonas sabendo que ele fugiria. Escolheu Davi sabendo que ele cometeria adultério. Escolheu Pedro sabendo que ele o negaria. Escolheu Judas sabendo que cometeria traição. Suas fraquezas não escandalizam Deus e nem o pegam de surpresa. Ele te escolheu mesmo você sendo falho e imperfeito. Não desista!

Você não precisa ser perfeito para inspirar os outros, deixe as pessoas se inspirarem em como você lida com a sua imperfeição. Mas seja sincero com Deus, não negue a sua humanidade e busque ser melhor a cada dia. Existe alguém em algum lugar desse mundo, que realmente precisa do que você tem de melhor para oferecer. Comece a ser agora quem você quer ser daqui pra frente!

Às vezes, eu penso que viver é subir uma escada rolante pelo lado que desce… Tem períodos difíceis e fáceis, mas não se acomode, faça, realize, supere-se!

**Trecho do Livro Superação

Por Dione Alexsandra Ferreira - Publicitária, pós-graduada em Comunicação Digital; Professora do Centro de Treinamento Bíblico Rhema; autora dos livros "Superação" e "Jornada para a Liberdade", publicados pela Editora Reinar e integrante do Departamento de Comunicação do Centro de Operações do Ministério Verbo da Vida.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Estabilidade é maturidade

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições