O arminianismo e o Sola Scriptura

O Sola Scriptura significa que as Escrituras são “autoridade primária para o corpo doutrinário, ou seja, qualquer ensino precisa ser oriundo dela e não de outras fontes”.

Fonte: Guiame, Ediudson FontesAtualizado: quinta-feira, 31 de agosto de 2023 às 09:38
(Foto: Unsplash/Priscilla Du Preez)
(Foto: Unsplash/Priscilla Du Preez)

O princípio conhecido como “Sola Scriptura” é um dos axiomas da Reforma Protestante. Esse princípio significa o resumo do conteúdo da teologia dos reformadores. Essa sistematização ocorreu no século XX. O Sola Scriptura significa que as Escrituras são “autoridade primária para o corpo doutrinário, ou seja, qualquer ensino precisa ser oriundo dela e não de outras fontes” (COUTO, 2017, p. 29). Isso não significa que os protestantes não possuam uma tradição teológica. Todavia, as Escrituras estão acima das tradições que os protestantes possuem. Os protestantes são pluralistas nas suas representações: luteranos, presbiterianos, metodistas, batistas e pentecostais. Cada grupo citado possui uma tradição teológica. Mas, na essência das Escrituras, estão unidos em suas bases. Muitos associam que só os calvinistas que seguem o lema Sola Scriptura. Mas nesse breve artigo, mostraremos que os arminianos também seguem o Sola Scriptura.

O arminianismo como legítimo filho da Reforma honra o princípio Sola Scriptura da mesma forma que os calvinistas e luteranos. O teólogo holandês Jacó Armínio afirmou que “a Igreja sempre teve Moisés e os profetas, os evangelistas e os apóstolos, isto é, as Escrituras do Antigo e do Novo Testamento” (ARMÍNIO, 2015, p. 248). Esta declaração é clara que o teólogo reconhece a supremacia das Escrituras. Não há nenhum indício de que Armínio está desfazendo da autoridade da Bíblia. Só quem nunca leu nenhum escrito de Jacó Armínio é que faz declarações infelizes e falsas, afirmando que ele não reconhece a importância da palavra de Deus, e que o teólogo tem influência de heresias pelagianas. Com o mesmo empenho dos reformadores, Armínio defendia a explanação das Escrituras. Em seus escritos, o teólogo holandês destacou que “essas Escrituras, de uma forma plena e clara, compreendem o que é necessário para salvação” (ARMÍNIO, 2015, 248). Quem ama a Deus e a Sua palavra, deseja expandir as Escrituras com clareza. Quem deseja enganar as pessoas com a Bíblia, manipula a sua interpretação. Em qual texto dos seus escritos Jacó Armínio manipula as Escrituras ou ensina heresia? Não irá encontrar, porque Armínio é um legítimo protestante que honra “Sola Scriptura”.

Outro nome do arminianismo que honrou Sola Scriptura foi John Wesley. Fundador do metodismo, o ministro anglicano não se rendeu ao deísmo, que existia fortemente no contexto da Inglaterra. Em umas de suas declarações, Wesley testemunhou que “desde a infância me foi ensinado a amar e a reverenciar as Escrituras” (WESLEY, 1996, p.393). É importante destacar que sua mãe, Susana Wesley, foi a responsável pela educação inicial de John Wesley e seus irmãos. O princípio Sola Scriptura está presente no ministério de John Wesley. Em seu sermão “Paternidade calmamente considerava”, Wesley reforçou que “a Igreja deve ser julgada pela Escritura, não a Escritura pela Igreja” (WESLEY, 1830, p.142).  A importância das Escrituras é nítida em seus sermões. Uma das características que marcou o seu ministério foi a conversão de vidas e o avivamento na Inglaterra. Se Wesley não se importasse com a centralidade das Escrituras, automaticamente não aconteceriam essas maravilhas espirituais. Não há como negar que John Wesley é um legítimo filho da Reforma.

O princípio da centralidade das Escrituras é de suma importância em nosso tempo. Nesses dias de modismos superficiais, com novas e velhas heresias rodeando nossas igrejas, a mudança de prioridade na vida cristã tem causado problemas seríssimos entre os evangélicos brasileiros. O materialismo, a militância exacerbada, ideológica e política e as crendices sem fundamento são prova de que as igrejas estão distantes da essência do Evangelho de Cristo Jesus. É tempo de voltarmos à primazia das Escrituras, pois são elas, o fundamento da verdadeira espiritualidade sadia. Sem a Bíblia, não há crescimento espiritual, edificação de fé e santidade. Com a primazia das Escrituras nos púlpitos das Igrejas, teremos evangélicos com uma espiritualidade sadia, maduros e, acima de tudo, testemunhando o amor de Cristo Jesus sem se contradizer em sua vida cotidiana.  

Referências bibliográficas:

ARMÍNIO, Jacó. As Obras de Armínio – Volume 1 . Rio de Janeiro. CPAD. 2015.

COUTO, Vinicius (Org.). Igreja reformada sempre sendo reformada: A fidelidade aos princípios da reforma e sua atualidade nas teologias arminianas clássicas e wesleyana. São Paulo. Editora Reflexão. 2017.

WESLEY, John. Obras de Wesley. Henrico: Wesley Heritage Foudation, 1994-1998, 14 Volumes.

Ediudson Fontes é Pastor auxiliar da Assembleia de Deus – Ministério Cidade Santa no RJ. Teólogo. Pós-graduação em Ciência das Religiões. Mestrado em Teologia Sistemática. Professor de Teologia, autor das obras: “Panorama da Teologia Arminiana”, “Reforma Protestante e Pentecostalismo – A Conexão dos Cinco Solas e a Teologia Pentecostal” e “A Soteriologia na relação entre Arminianismo e Pentecostalismo”, todos publicados pela Editora Reflexão. Casado com Caroline Fontes e pai de Calebe Fontes.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Os arminianos e a Escola Dominical

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