Iniciamos nosso artigo tratando de uma personagem bíblica que recebeu o poder do Espírito Santo para exercer sua missão: seu nome é Maria. Uma jovem hebreia, natural de Nazaré, uma localidade simples situada na periferia da Galileia, conhecida por ser uma comunidade agrícola e de artesãos. Ser oriunda de Nazaré, uma vila humilde, pouco valorizada e sem destaque histórico, significava pertencer a um povo comum, de vida modesta.
Na teologia protestante e católica, há divergências em relação a Maria. Na teologia católica, Maria possui um espaço teológico-antropológico no contexto soteriológico. Entretanto, na teologia protestante, Maria é vista como uma mulher muito importante, pois foi ela quem gerou o Salvador pelo Espírito Santo. Sendo instrumento de bênção ao gerar nosso Senhor Jesus Cristo, ela se encontra no mesmo nível de outros personagens bíblicos: todos são pecadores que carecem da graça de Deus.
O Evangelho de Lucas destaca a manifestação do poder do Espírito Santo na vida de Jesus Cristo. No livro de Atos, o mesmo autor faz menção ao poder do Espírito Santo na vida dos apóstolos. Roger Stronstad afirma que "Lucas é teólogo e historiador, tornando Lucas-Atos uma fonte legítima para a doutrina do Espírito Santo" (STRONSTAD, 2018, p. 28). Veremos essa manifestação carismática do Espírito Santo na vida de Maria.
Em Lucas capítulo 1, versículos 26 em diante, a narrativa lucana destaca o anúncio do nascimento de Jesus Cristo. O anjo entra em cena fazendo a saudação: "Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres" (Lucas 1:28 - ARC). No decorrer do diálogo, Maria pergunta: "Como será isto, visto que não conheço homem algum?" (Lucas 1:34 - King James 1611). O anjo responde: "O Espírito Santo virá sobre ti, e o poder do Altíssimo fará sombra sobre ti" (King James 1611). A ARC usa a palavra "virtude" no lugar de "poder", no sentido de ação e capacitação do Espírito Santo na vida de Maria. O poder do Espírito Santo esteve presente na vida de Maria durante a gestação de Jesus. Esse ato sobrenatural ocorreu no nascimento de Jesus (Mateus 1:20).
Na perspectiva pentecostal, Maria é reconhecida como uma mulher escolhida por Deus para ser o instrumento pelo qual o Espírito Santo gerou Jesus Cristo, o Salvador. Ela é valorizada por sua fé e obediência, sendo vista como uma serva que, como todos os cristãos, depende da graça de Deus para a salvação.
Os pentecostais enfatizam a ação contínua e poderosa do Espírito Santo na vida dos crentes, incluindo Maria, que foi a primeira a experimentar a capacitação divina para cumprir sua missão.
Esse mesmo Espírito Santo que agiu nela está disponível para todos os cristãos hoje, capacitando-os com dons espirituais para a edificação da igreja e a propagação do Evangelho. Assim, Maria é um exemplo de submissão à vontade de Deus e de como o Espírito Santo opera na vida dos fiéis, mas sempre dentro do contexto da salvação pela graça mediante a fé em Jesus Cristo.
Referências bibliográficas
Bíblia Sagrada – ARC. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
Bíblia Sagrada – King James 1611. Rio de Janeiro/Niterói: Bvbooks, 2020.
STRONSTAD, Roger. A Teologia Carismática de Lucas – Trajetória do Antigo Testamento a Lucas-Atos. Rio de Janeiro: CPAD, 2020.
Ediudson Fontes (@ediudsonfontes) é Pastor auxiliar da Assembleia de Deus – Ministério Cidade Santa no RJ. Teólogo. Pós-graduação em Ciência da Religião. Cursando Mestrado em Teologia Sistemática Pastoral na PUC-RJ. Professor de Teologia, autor das obras: “Panorama da Teologia Arminiana”, “Reforma Protestante e Pentecostalismo – A Conexão dos Cinco Solas e a Teologia Pentecostal” e “A Soteriologia na relação entre Arminianismo e Pentecostalismo”, todos publicados pela Editora Reflexão. Casado com Caroline Fontes e pai de Calebe Fontes.
* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Leia o artigo anterior: Os pentecostais e a Páscoa cristã
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia