Mentira planejada

São muitos lados defendendo sua própria verdade, o que só complica nossa capacidade de compreender este nosso velho mundo e suas demandas.

Fonte: Guiame, Edmilson Ferreira MendesAtualizado: quarta-feira, 16 de agosto de 2017 14:59
A polarização atual da mídia e suas 'verdades' faz o cenário social parecer mais um ringue de boxe. (Foto: Esporte em Pauta)
A polarização atual da mídia e suas 'verdades' faz o cenário social parecer mais um ringue de boxe. (Foto: Esporte em Pauta)

Sabe quando o oponente numa luta de boxe está derrotado dentro do ringue? Como se não bastasse, embora já estar abatido e indefeso, já percebeu que seu adversário continua desferindo socos até que o juiz sinalize para parar? Pois é, a verdade vem sofrendo ataques semelhantes todos os dias.

Qualquer fato, pequeno ou grande, local, nacional ou mundial, importante ou não, trágico ou rotineiro, acaba produzindo polaridades. Ativistas de direita ou de esquerda logo aparecem, se posicionam e começam a defender e a divulgar suas verdades. A mídia não fica atrás, justo ela que deveria ser imparcial, mais confunde que esclarece. Informações atravessadas, desconexas e sem provas vão formando narrativas que acabam sendo compradas como verdade. Infelizmente, como já sabemos, todo veículo de imprensa tem seu lado definido pela filosofia que abraçou.

São muitos lados defendendo sua própria verdade, o que, no lugar de facilitar, só complica nossa capacidade de compreender este nosso velho mundo e suas demandas. Esta realidade não fica apenas nos assuntos gerais, também acontece em nossas particularidades, as pessoas planejam suas mentiras, pois a mentira já faz parte do combo social que é vendido para cada um de nós todos os dias.

E por que compramos tal combo? Porque a mentira tem seduções que atraem muito. Alguns exemplos: Você precisa provar seu amor por mim hoje a noite...; Prova, a sensação será ótima e você não vai viciar, é só uma vez!; Assina aqui, você vai fazer um ótimo negócio!; Se você aceitar ser meu fiador prometo que não terá nenhuma decepção...; Vota em mim que eu garanto seu cargo naquele departamento...

Não ceda. Não se deixe seduzir. Não caia nessa! Sempre que escolhemos a verdade não estamos sozinhos, o próprio Deus entra na batalha. O preço muitas vezes será alto, mas o resultado será compensador e duradouro, mesmo que momentâneas dificuldades se apresentem. Afinal, a mentira que é detalhadamente planejada não prosperará, pois o próprio Deus a confundirá. Exatamente isto é o que aprendemos em Provérbios 22:12, “O Deus Eterno está alerta para defender a verdade e atrapalhar os planos dos mentirosos.”

Não se iluda e nem se permita pressionar pelo assédio de uma sociedade que abraçou tão fortemente a mentira. Seja contra a cultura que legitima a mentira. Não se impressione com os exércitos de formadores de opinião que a mídia impõe para nos intimidar, ainda que sejam milhares, basta-nos o Deus Eterno defensor da verdade e ao mesmo tempo destruidor de planos mentirosos, nEle a gente pode confiar. Nesta luta de conceitos e filosofias, esteja do lado certo, pois, como disse George Orwell, “Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário.”

Paz!

 

*O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Siga-nos

Mais do Guiame