O que você quer ser?

Se a resposta não chegar, se não for plena, o que sempre chegará é uma grande angústia.

Fonte: Guiame, Edmilson Ferreira MendesAtualizado: quinta-feira, 22 de setembro de 2022 às 16:17
(Foto: Piqsels)
(Foto: Piqsels)

A pergunta título deste texto sempre foi feita para adolescentes e jovens com vistas ao futuro. Ainda hoje a mesma pergunta se repete, a fim de se saber qual escolha profissional, emocional e afetiva cada um quer buscar. Na maioria dos casos o que sempre se ouviu foram muito mais dúvidas do que certezas. O sujeito vai escalando a vida escolar, vê chegar o ano que antecede a entrada na faculdade e, pra desespero próprio, tudo segue indefinido sem que saiba o que quer ser.

O problema que enfrentamos hoje é um pouco mais assustador e complexo. A pergunta foi expandida, praticamente todos os grupos precisam responder, e não apenas os jovens. Empregos sumiram, funções deixaram de existir, habilidades que antes eram valorizadas hoje são inúteis, a tecnologia transformou, mudou, quebrou e colocou fim a empresas, serviços e postos de trabalho. E tudo isso que a tecnologia causou e simplesmente fez desaparecer, são coisas, trabalhos, hábitos e costumes que não voltarão mais.

O resultado é que muitos, em todas as faixas etárias, estão precisando responder a mesma pergunta: o que você quer ser? E a pergunta não se limita a campos profissionais. “O que você quer ser?” cobra respostas em diversas áreas. O que você quer ser no casamento? Na sua família? Na sua igreja? Entre os seus parentes? No seu grupo de amigos? No seu condomínio? No lazer da turma? Na base missionária? No reino? Enfim, o que você quer ser para o outro? Para você? Para Cristo?

Se a resposta não chegar, se não for plena, o que sempre chegará é uma grande angústia. Aquela mesma angústia que envolve os jovens as portas da faculdade e ainda indefinidos quanto ao caminho a seguir. Afinal, é muito triste viver cada dia sem um alvo, sem um propósito, sem saber o que fazer lá na frente, sem um ofício, uma habilidade, um conhecimento profissional.

Como se pode perceber, “o que você quer ser?”, depois destes tempos agudos de pandemia e agora nesta retomada em busca de uma normalidade para se continuar vivendo, passou a ser uma pergunta que incomoda, provoca e mexe com muita gente, produzindo equívocos, erros de rota, impaciência, ansiedade.

Encontrei uma resposta que me tem confortado e penso que pode confortar a muitos. Trata-se de um pensamento do escritor Max Lucado: “Você não pode ser qualquer coisa que desejar ser. Mas pode ser tudo o que Deus quer que você seja.” Quando conseguirmos ajustar o foco dos nossos sonhos e orações com a soberana vontade de Deus, tudo mudará!

Eu quero ser, mas Deus também quer que eu seja. Na maioria das vezes o que eu quero ser não é o que Deus quer que eu seja. Não dá pra ser qualquer coisa, insistir em ser o que não é pra ser nos levará para abismos de frustrações. Porém, ser o que Deus quer que sejamos é renovador, pois já não estaremos sozinhos tentando responder esta inquietante pergunta, estaremos na companhia de Deus, que nos capacita a ser o que Ele planejou especificamente para nós.

Precisamos lutar para eliminarmos algumas frases em nosso relacionamento com Deus: “Por que eu?”, “Não estou pronto.”, “Não sei falar.”, “Não quero ir pra Nínive.”, “Isso não é pra mim.”, e colocarmos outras frases como: “Eis-me aqui, envia-me a mim.”, “Faça em tua serva conforme a Tua vontade.”, “Não tenho ouro e nem prata, mas o que tenho te dou.”, “O Senhor deu, o Senhor tomou, bendito seja o nome do Senhor!”.

O que você quer ser? Queira o que Deus quer. Pare de lutar pra responder esta pergunta. Humildemente saia de cena e libere o palco da sua vida para que apenas o Senhor atue com Sua sabedoria, amor e poder. A primeira coisa é entender que você não precisa dar essa resposta, o que precisa de fato é mudar a pergunta para “O que Deus quer que eu seja?”, então aguarde, a resposta virá, pois ele continua agindo através de gente obediente e submissa a Sua vontade, assim na terra como no céu.

Edmilson Ferreira Mendes é escritor, pastor, teólogo, observador da vida.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Feliz a nação cujo Deus é o Senhor

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições