Quem tem ouvidos leia

Quem tem ouvidos leia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 09:17

Já ouviu falar sobre Chava Muchnik? Se não ouviu, cuidado, pode ser que um dia não consiga ouvir, literalmente. Segundo uma pesquisa coordenada por ela, se nada for feito, uma geração inteira de jovens será irremediavelmente prejudicada.

Prejudicada? Como assim? Na audição. A conclusão da pesquisa afirma que um em cada quatro adolescentes corre o risco de sofrer perda auditiva precoce como consequência do uso de tocadores MP3. O estudo saiu publicado na revista científica International Journal of Audiology.

Chava Muchnik faz uma afirmação alarmante: Em 10 ou 20 anos será muito tarde. Perceberemos que uma geração inteira de pessoas jovens estará sofrendo de problemas auditivos muito mais cedo que o esperado pelo envelhecimento natural.

Qual a solução? Para os pesquisadores, se não forem adotados limites de segurança já, nada será resolvido. O limite imposto nos aparelhos europeus é de até 100 decibéis, considerado bom. Aqui no Brasil, no entanto, os aparelhos atuais chegam a 129 decibéis.

A esmagadora maioria dos pais não tem qualquer acesso a pesquisas como essa desenvolvida na Universidade de Tel Aviv.

Mas os pais, sem nenhuma necessidade de dados científicos comprobatórios, já vêm alertando e colocando sábios  limites para os filhos: Abaixa esse som! Faz mal para os ouvidos! Para de ficar o dia inteiro ouvindo esse aparelho! Você entendeu? Filho, você me ouviu? Filha, você está ouvindo o que estou falando?

Mandamento é melhor que ciência. Escuta o que estou tentando lhe falar. Honre seu pai e sua mãe respeitando-os, obedecendo-os, amando-os. Eles não são cientistas, mas carregam por você o sentimento que os mais modernos laboratórios dos centros de pesquisa do mundo não conseguem esquadrinhar, testar ou explicar: Amor verdadeiro, simplesmente amor.

Leia, ouça, submeta-se, Deus tem razões inquestionáveis para ter nos orientado honrar nossos pais. Compreendeu?

Paz!

Edmilson Ferreira Mendes   é teólogo. Atua profissionalmente há mais de 20 anos na área de Propaganda e Marketing. Voluntariamente, exerce o pastorado há mais de dez anos. Além de conferencista e preletor em vários eventos, também é escritor, autor de quatro livros: "Adolescência Virtual", "Por que esta geração não acorda?", "Caminhos" e "Aliança".  

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições