Você quer ser famoso? Por que e para quê?

Existe algum propósito divino ou apenas exibicionismo?

Fonte: Guiame, Fernanda ThomazAtualizado: quarta-feira, 1 de março de 2017 às 19:40
Jennifer Lawrence no tapete vermelho do Oscar 2014. (Foto: Getty)
Jennifer Lawrence no tapete vermelho do Oscar 2014. (Foto: Getty)

O avanço tecnológico democratizou a possibilidade de alcançar a “fama” e o conceito de “celebridade” foi simplesmente transformado nos dias atuais. Hoje as redes sociais possibilitam que “qualquer um” se torne “famoso” e ganhe milhares de “seguidores” e “fãs”.

A palavra “Celebridade” deriva do latim “Celebritas” é um adjetivo para “célebre”, que quer dizer "famoso, celebrado". Mas para ter algum tipo de fama é imprescindível antes de tudo ter "carisma"!

De acordo com o dicionário, a palavra “carisma” quer dizer:

“Dom natural que desperta admiração, respeito ou fascinação; qualidade de quem fascina ou atrai, despertando a simpatia das pessoas com as quais convive”. Graça divina; dom divino e extraordinário que um religioso ou um grupo de crentes recebe para o bem da comunidade religiosa. Dom que capacita o crente a partilhar as obras de Deus com outras pessoas”.

De acordo com a Bíblia, o carisma é um dom concedido por Deus para ser utilizado em prol do próximo, porém, muitas vezes acontece o contrário, e muitos cristãos acabam utilizando o dom para trazer a Glória que é de Deus, para si mesmos e é ai que reside o perigo.

Por isso é necessário parar para refletir: Qual o propósito da fama? É para Glória de Deus ou para mim mesmo?

O exibicionismo nas redes sociais é perigoso. Muitos jovens cristãos acabam por cair na cilada da busca incessante pela fama, a “saga pelo like” e pelo “K ao lado do número de seguidores” tem se tornado uma espécie de neurose e afastado muitos da presença de Deus e do Espírito Santo.

Hoje a sociedade mede a fama pelo número de seguidores em redes sociais. E a busca pelo reconhecimento de outras pessoas torna-se cada vez mais um risco tanto para a saúde psíquica como espiritual.

A “celebridade” gosta de ser “celebrada”, de ganhar likes, comentários e reações do tipo “Amei”, “rainha”, "deusa", “diva”.

Mas se servimos à Deus, Ele deve ser o motivo da nossa adoração. Jesus viveu na terra e se mostrou um líder extremamente carismático, que arrastava verdadeiras multidões - se fosse nos dias de hoje teria o “Instagram mais bombado do planeta” com certeza! - mas nem por isso tomou para a si a glória do Pai. Ele sendo Deus se fez carne e embora seja o caminho a verdade e a vida, e até hoje conquiste milhões de seguidores pelo mundo; não nos aconselha a agir como “Famosinhos da internet”.

Quando eu assessorava e criava subcelebridades e webcelebridades, me lembro de sempre realizar uma pergunta - quando meninas ávidas por fama chegavam em meu escritório pela primeira vez:

Porque você quer ser famosa? E pra que exatamente? E sempre percebia a dificuldade delas responderem sinceramente a estas perguntas aparentemente simples:

“Ah, sei lá, eu quero ser famosa porque quero que as pessoas me reconheçam nas ruas e me sigam nas redes sociais! ” mas para que você quer ser reconhecida? “Quero chegar nos lugares e ser reconhecida, cumprimentada, abraçada! Quero tirar selfies com multidões de fãs”, mas porque tudo isso? “Porque quero ser amada, querida pelas pessoas, sabe?!”

Ou seja, no fundo a busca real é pela aceitação pessoal, pelo preenchimento do vazio existencial, e principalmente pelo amor.

Muitas pessoas buscam a fama para preencher o vazio do seu coração, para serem aceitas pela sociedade, para refutar o sentimento de rejeição - que muitas vezes tem raízes psicológicas e na infância, muitas meninas rejeitadas pelo pai, querem fama para de algum modo se sentirem aceitas pelos homens.

Mas o pai celestial, nos chama para um verdadeiro relacionamento com Ele! é preciso antes de querer se mostrar para o mundo, se curar primeiro, é necessário cura interior e somente após uma genuína transformação pessoal, é que podemos de algum modo buscar a fama, ou seja, deve haver um único propósito de dar visibilidade às transformações que Deus fez em nossas vidas!

Deus pode te dar o dom do “carisma”, mas nunca se esqueça que ele só é dado para que o nome do Senhor seja glorificado por meio das nossas vidas. O carisma é um “Dom que capacita o crente a partilhar as obras de Deus com outras pessoas”. Então busque a fama com propósito para a Glória de Deus! Seja resposta para as nações e esta nova geração! Amém?

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições