Entre saber e crer

Você sabe que Deus é fiel? Agora é hora de viver a fidelidade de Deus.

Fonte: Guiame, Fernando QueirózAtualizado: terça-feira, 15 de outubro de 2019 às 18:36
(Foto: Getty)
(Foto: Getty)

Se eu perguntasse a você, hoje, se Deus é fiel; provavelmente você diria que sim. Se eu perguntasse se Ele está com você nos tempos difíceis; provavelmente diria que sim. Por que você sabe dessas coisas? Porque você aprendeu com seus pais; na igreja; lendo a Bíblia e na escola dominical. No fundo, todos nós sabemos que Deus é fiel; que Ele está conosco em meio à tempestade; que Ele cuida de nós e que nada saiu do controle Dele. No entanto, qual é a nossa primeira reação perante tais coisas? Muitas vezes reclamamos; murmuramos; questionamos e nossa fé fica abalada.

Poucos meses depois que casamos, eu e minha esposa estávamos passando por um período de tempestade. Os dias eram difíceis e havia poucos motivos, humanamente falando, para sorrir. Assim como muitos, também questionamos a Deus, ficamos abalados e murmuramos. No entanto, como sempre, Deus estava no controle.

Durante esse período, Deus nos deu a oportunidade de ter um reencontro com meu antigo líder de jovens (não que hoje eu esteja velho. Amém?). Minha esposa o conheceu pessoalmente, pela primeira vez. Poucos dias depois, ela me pediu o telefone dele, para fazer um pedido de oração. Ele, carinhosamente, orou por ela e também disse algo que guardamos em nossos corações até hoje: Agora, chegou a hora de você viver, na prática, tudo o que aprendeu sobre Deus, na Bíblia.

O que Ele quis dizer foi: Você sabe que Deus é fiel? Agora é hora de viver a fidelidade de Deus. Você sabe que Deus está com você nos dias difíceis? Agora você precisa viver os dias difíceis, com Deus. Você sabe que Deus está no controle? Agora você precisa saber que Ele está no controle, mesmo quando tudo está difícil.

De repente, o saber ficou muito mais fácil do que o viver, não é?

A realidade é que, mesmo inconscientes disso, podemos ter uma fé subjetiva; onde tudo gira em torno do que nós definimos como bom ou ruim em nossas vidas. Nós sabemos que Deus cuida de nós, mas, quando vem a tempestade, pensamos que esse cuidado foi embora. Não pensamos isso, cognitivamente, talvez, mas é o que acontece. Quando algo ruim ocorre, quando parece que Deus saiu do controle, questionamos, e olhamos para nosso próprio umbigo ao invés de olharmos para Ele. Se você olhar os personagens da Bíblia que foram desafiados e passaram por tempos difíceis, Deus não levantou a moral deles e não aumentou à autoestima deles. Resumindo, Deus mostra que devemos tirar nossos olhos de nós mesmos e olharmos para Ele. Ele está no controle. Ele sabe o que estou fazendo. Podemos ir, pois Ele estará conosco. Essa é a raiz de nossa coragem, ousadia e esperança nos tempos difíceis: olhar para Deus. Criticar e murmurar durante os dias difíceis é a mesma coisa que assistir a um filme, pela metade, e criticar o diretor, dizendo que o filme é ruim.

Deus sabe o final. Tudo ficará bem.

Não serei ingênuo e achar que tirar os olhos de nós mesmos e colocarmos em Deus é fácil (acredite, eu sei). Mas quero te mostrar alguém na Bíblia que teve uma luta interna bem parecida com a que muitos de nós temos: O Rei Davi. Veja o que ele diz em Salmos 42:11.

“Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.”

Como disse antes, Davi estava vivendo uma luta interna. Veja bem. Ele está dizendo a alma dele para crer em Deus. Sua alma estava triste e perturbada, e ele insistia consigo mesmo a buscar a paz. Davi sabia, mas estava tendo dificuldade em crer. Ele sabia que louvaria a Deus novamente, mas não conseguia naquele momento. Somos assim, também, não é? Tudo o que aprendemos sobre Deus está muito bem guardado em nossa mente. Sabemos qual é o nosso versículo predileto; a seqüência dos livros da Bíblia; quem foi Abraão; quem foi Moises; quem foi Paulo quem é Jesus; o que Jesus fez e faz. Sabemos tudo isso e nos maravilhamos com essas histórias, mas, isso precisa ir além do conhecimento e se enraizar em nossos corações. A maior distância que existe fica entre nossa mente e nosso coração. Precisamos ir além do saber, precisamos crer que Deus está conosco nos dias ruins e nas dificuldades. Nada fugiu do controle Dele. Ele está te moldando. Creia nele; estude a Palavra Dele; medite Nela dia e noite, e, quando o dia difícil chegar, lembre-se: Olhe para Deus, não para si mesmo. A esperança está Nele.

Por Fernando Queiróz, psicólogo; líder do ministério Change (jovens de 18-25 anos) na Primeira Igreja Batista de Santo André, onde também trabalhou com adolescentes. Filho de pastor; amante da teologia e da antropologia cultural.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições