MENU

Líder, mantenha-se sempre acessível

Líder, mantenha-se sempre acessível

Atualizado: Sexta-feira, 16 Maio de 2008 as 12

O sucesso pode colocar um líder dentro de uma cerca,  tornando-o inacessível. É aí que a sua liderança perde o sentido.

Estar acessível é liderar sem permitir que, ao seu redor, levantem-se barreiras, obstáculos, muros, paredes etc. Apesar da demanda do ministério, Jesus continuava a dizer, vinde a mim todos... (Mt. 11:28) e eu vou atendê-los. Ao ler os Evangelhos, percebemos que Jesus se mantinha acessível aos principais da sinagoga (MC. 5:22); aos leprosos (Lc. 5:12,13); aos filósofos (Jo. 3:1,2); aos ricos (Lc. 19:1-10); aos pobres e desamparados  (Lc. 18: 31-43); às crianças (Mt. 19:13,14); aos jovens (Lc. 18:18-23); e às mulheres com seus problemas (Mt. 15:22-28). Jesus começa e termina Seu ministério, acessível a todos.

Como será que Jesus vê  o comportamento de alguns líderes de hoje, que se julgam tão importantes e ocupados, que se fecham a ponto de se isolarem completamente?  Muitos já não atendem ninguém por telefone, não apertam a mão dos seus, após o culto, não têm prazer de estar com as pessoas com as quais Jesus sempre esteve.

Para Jesus, o conceito de liderança estava relacionado com a missão. É isso que Ele descreve na parábola do Bom Pastor (Jo.10:1-18). Vamos parafrasear, dizendo que O BOM LÍDER:

1.  É ouvido pelos seus discípulos (v.3).

2.  Conduz seus liderados (v.3).

3.  Sempre vai na frente como um guia, uma referência e um modelo (v.4).

4.  É seguido pelo grupo (v.4).

5.  Dá a vida pelos seus discípulos (v.11).

6.  Conhece a cada um do grupo que lidera (v.14).

7.  Deixa-se conhecer (v.10).

Adquira o meu livro "37 Qualidades de Um Líder que Ninguém Esquece" .

Pr. Josué Gonçalves é terapeuta familiar, escritor e conferencista internacional. Bacharel em Teologia pelo IBAD - Instituto Bíblico das Assembléias de Deus, com especialização em aconselhamento pastoral e terapia de casais. www.familiaegraca.com.br

veja também