'De graça recebestes'

Jesus orienta seus discípulos a não pedirem nada em troca, afinal, receberam esses dons de graça, e de graça devem operar.

Fonte: Guiame, Mariana MendesAtualizado: segunda-feira, 28 de março de 2022 às 17:57
(Foto: Sasint / Pixabay)
(Foto: Sasint / Pixabay)

Tem uma fala de Jesus registrada no Evangelho de Mateus que diz: “De graça recebestes, de graça dai”. Ela acontece enquanto Jesus está enviando seus discípulos a diferentes cidades, para anunciar a chegada do reino; várias instruções são passadas nesse momento, e enquanto Jesus diz tudo que eles serão capazes de fazer, orienta a não pedirem nada em troca por essas realizações, afinal, receberam esses dons de graça, e de graça devem operar.

Quantas vezes você já usou seus dons e talentos dessa forma? Não estou sugerindo que devemos trabalhar e dispensar nossos salários, sei que temos responsabilidades conosco e nossas famílias, de sustentar, de manter, enfim. Mas digo, quantas vezes a gente se dispôs a ajudar os outros, em coisas que sabemos que somos capazes de fazer, porém sem pensar nos nossos próprios interesses.

Nossa sociedade atual prega a satisfação própria, a felicidade própria, o eu-posso, eu-consigo, eu-faço-tudo, tudo-depende-de-mim, e nosso “eu” vai sendo tão elevado, tão elevado, que esquecemos que somos totalmente dependendo daquele que nos criou, de Deus. Que poder temos para acordar? Que poder temos para fazer nosso pulmão funcionar? Que poder temos para acrescentar um dia a nossas vidas? Se Deus não permitir, eu nem sou capaz de terminar esse texto, e então você nunca o lerá. Mas se você está lendo não é porque eu fui capaz de escrever por mim mesma, contudo, porque recebi um dom do Pai, porque Ele me permitiu viver esse momento.

Você já ouviu falar que o amor não existe dentro de um relacionamento forçado? O amor só nasce de uma escolha livre. Se você for obrigado a estar naquele relacionamento, seja conjugal, familiar, fraternal, qualquer que for, se você estiver ali forçado, é possível fingir, mas não haverá amor verdadeiro. O amor só pode ser correspondido de verdade se você é livre para escolher, e por isso Deus nos deu essa liberdade, e ela é tão grande que podemos simplesmente seguir vivendo como se Ele não existisse; o que em nada diminui sua soberania e poder. Todavia, nos mostra o tamanho incompreensível do Seu amor por criaturas tão precárias e pecadoras.

E nesse amor absurdo que nosso Pai tem por nós, distribuiu dons e talentos, distribuiu capacidades e inteligência. E tudo isso nos foi dado de graça, sem merecimento algum de nossa parte, e Ele os deu sem arrependimento. Deus não barganha nossos talentos, Ele não diz a um cantor: Se você não vier a mim, então sua voz vai ficar feia e desafinada. E por que nós, tão pequenos e limitados queremos barganhar nossos interesses? A gente está sempre pensando: “O que eu ganho com isso?” E se você não for ganhar nada, e se for só para ajudar alguém, e se nada te beneficia, você não faz?

De graça recebestes, de graça dai. Experimente ajudar sem pensar no retorno, experimente ajudar sem nem mesmo divulgar, porque o reconhecimento em si pode ser um retorno, experimente fazer o bem no silêncio, no secreto. De graça dar, sem interesse, sem barganhas é algo tão incrivelmente bom que você sentirá o coração aquecer apenas em agir, porque amar sem restrições é algo que vem do Pai, e tudo que vem dele é bom, perfeito e agradável.

Por Mariana Mendes, escritora e estudante de Letras. Trabalha com mídias sociais e fundou o canal EntreLinhas. Filha do Pai e filha de pastor. É apaixonada por ver a rotina com novos olhares.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Ester: O privilégio de servir ao Rei

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições