De nada terei falta

O Senhor é meu pastor, Deus é meu pai, é Ele quem cuida de mim, que fornece tudo que preciso.

Fonte: Guiame, Mariana MendesAtualizado: quarta-feira, 19 de abril de 2023 às 17:19
(Foto: Unsplash/Rachel Strong)
(Foto: Unsplash/Rachel Strong)

Acredito que a maioria saiba de cor aquele versículo: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará.” Essa é a versão mais compartilhada e mais conhecida, e a maioria das diferentes versões traz algo nesse sentido. Claro, eu sei que as versões são todas “iguais” por assim dizer, obviamente sempre trazem as coisas no mesmo sentido. Porém, frequentemente, tanto na língua portuguesa como em outros idiomas, a forma como você escolhe colocar as palavras faz toda a diferença.

Na versão NVI, o mesmo versículo está assim: “O Senhor é meu pastor, de nada terei falta.” Gosto muito mais dessa organização e acredito que ela passe melhor a mensagem que Davi queria transmitir no Salmo 23. O Senhor é meu pastor, Deus é meu pai, é Ele quem cuida de mim, que fornece tudo que preciso, Ele sabe a melhor forma de atender às minhas necessidades, da mesma forma que um pastor sabe exatamente como cuidar das suas ovelhas. No entanto, quando digo “nada me faltará” posso acabar tendo a impressão de que terei tudo que quero e tudo que desejo, tudo que eu imaginar estará ao alcance de minhas mãos. Só que Deus, em sua soberania, sabedoria e, inclusive, bondade, sabe que eu não devo ter tudo que quero, porque tudo o que eu quero nem sempre é bom para mim.

É como um filho pedir para seus pais autorização para ir com amigos de má influência em um lugar perigoso. O que o filho quer não é bom para ele. Não conceder essa autorização para o filho não é ser mau, é ser sábio, é ser bom, é saber mais do que o filho, com sua pouca idade, sabe.

Agora, quando olho para o mesmo Salmo, no seu primeiro versículo, e digo “de nada terei falta”, a perspectiva muda. Quando o Senhor é meu pastor, quando Ele é o soberano da minha vida, quando deixo o controle em Suas mãos, percebo que não tenho falta de nada, Ele é tudo que preciso, nada está faltando, e tudo que eu preciso de verdade, Ele provê. No fim das contas, Ele sempre provê. Quando parece que as contas não vão fechar, quando parece que esse mês não vai dar certo, quando não consigo enxergar uma solução para resolver todos os meus problemas, Ele provê. Ele oferece uma solução.

Quando verdadeiramente buscamos o reino de Deus em primeiro lugar, quando descansamos Nele, quando saímos do volante e deixamos Ele dirigir, as coisas se encaixam. Porque Ele sabe o que faz, Ele sabe os planos que tem para nós, Ele é amoroso, e mesmo em meio ao caos, mesmo no deserto, Ele provê e de nada temos falta.

Existe também uma versão interessante da Bíblia, mais poética, chamada “A Mensagem”, nela o mesmo versículo se encontra da seguinte maneira: “Ó Eterno, meu pastor! Não preciso de nada.” Quando perdemos tudo e não temos para onde correr, percebemos que Deus era tudo que precisávamos. Deixe Ele ser o seu Pastor, deixe que Ele comande sua vida, Ele te conhece melhor do que ninguém, Ele sabe o que fazer e como fazer. Ele te ama e quer se relacionar com você, cuidar de você, oferecer graça e salvação. Basta apenas você querer! Que Deus te abençoe!

Mariana Mendes, casada com Leandro, autora de O Relógio de Nina. Membro da IAP do Parque. Filha do Pai e filha de pastor. Apaixonada por livros, por culinária e por observar os detalhes da vida, a fim de enxergar a rotina com novos olhares.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: A vida tem fases

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições