Há muito tempo não consigo escrever, e não sei se você já ouviu falar sobre bloqueio criativo, mas é real.
Você acreditou em mim? Talvez sim, talvez não, mas faz sentido, não faz? Que o escritor olhe para uma folha em branco e não consiga produzir? Faz todo sentido! Pense nas suas atividades, na sua área de atuação, nos seus trabalhos da escola, da empresa, faculdade, não tem hora que isso acontece?
E com Deus? Você já sentiu algum bloqueio? Vamos, pode ser honesto (a) comigo! Já aconteceu de você não conseguir orar, ler a Bíblia, falar qualquer coisa com Deus? Seja lá porque motivo... E você acaba sentindo Deus distante também, e talvez comece a duvidar: será que Ele está aí mesmo?
A primeira coisa que gostaria de dizer é: quer você acredite no bloqueio criativo ou não, ele existe; você não acreditar, não vai mudar nada. Deus também é assim, acredite ou não, Ele existe. Acredite ou não, Ele está presente a todo instante. Lembra do desenho do Peter Pan? Sabe a Sininho, uma fada? Então, quando as pessoas paravam de acreditar nas fadas, elas começavam a morrer. Mas fique tranquilo, os mais de 7 bilhões de pessoas podem acreditar ou nenhum de nós pode acreditar, Deus continua existindo porque Ele não depende da nossa fé, quem depende da fé somos nós.
E sobre o tal do bloqueio com Deus? Provavelmente você já sentiu... Eu já senti várias vezes. Em todas as ocasiões em que não conseguia chegar em Deus, precisei procurar o que estava me impedindo, e por acaso era eu mesma, me consumindo pela culpa, consumida pelas falhas, pelos pecados, e de repente, quando mais deveria buscar a Deus, era que tinha me afastado Dele, porque me sentia indigna. A verdade é que nenhum de nós é digno do amor de Deus, não podemos comprar, nem merecer, nem fazer nada para tê-lo, Deus escolheu nos amar e ponto. Meus pecados não diminuem o amor de Deus, e minha boas ações também não têm o poder de aumenta-lo, o amor de Deus já é pleno e perfeito, é sua essência.
Agora, nas vezes em que Deus parece que não chega na gente, aí tenho um segredo para você. Deus estar em silêncio não significa que Ele não está aqui, significa apenas que Ele está em silêncio. E não interessa o motivo, porque existem vários, o que interessa é que Deus sabe que essa é uma fase necessária e que será bom para você. Será que não conseguimos confiar em Deus o suficiente para termos paciência com o silencio Dele? Pense nessa frase comigo: “Quando penso em reclamar sobre a ausência de Deus, lembro que ele tem muito mais a falar sobre a minha falta de presença.” Antes de querer falar um “a” de Deus, deveríamos lembrar tudo o que Ele já teve que passar por nossa causa, além do próprio sacrifício de Cristo para que eu e você pudéssemos ter alguma esperança, tem também todas as vezes que negligenciamos, que tivemos preguiça, que deixamos pra lá, que não demos o nosso melhor, fomos egoístas e orgulhosos, etc. Imagina se Deus fosse nos tratar como O tratamos? Mas não, Ele é muito, muito maior do que podemos imaginar, Ele nos trata da forma como escolheu e não como merecemos.
É real? Sim, não importa se na maioria dos dias você não sinta coisas na presença de Deus, afinal, devemos buscar o próprio Deus, e não uma experiência apenas. E o bloqueio? Ele acontece, a sensação de que Deus está longe vai te ocorrer pelo menos uma vez na vida, mas isso passa; e se posso dizer: aproveite os bloqueios para exercitar sua confiança, sua fé, são oportunidades únicas de crescer e amadurecer. E termino com outra frase que li recentemente: “Não duvide na escuridão do que Deus te disse na luz.”
* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições