Qual é o seu tipo?

Qual é o seu tipo?

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:06

Fim das aulas praticamente. Semana de provas. Quando não temos uma prova no dia, temos duas. É fase de reta final. Os alunos tensos. Muitos pendurados no último fio de esperança. As dúvidas vêm: vou passar de ano ou não? É realmente uma época do ano muito estressante. Todos esses pensamentos fazem parte dos alunos, e todos os alunos fazem parte de uma sala. Nessa sala existem três tipos de alunos: os que estudaram o ano todo e estão com certa "folga" nas notas agora que chegou o último bimestre, vamos chamá-los de "estudiosos"; os que não estudaram e decidiram fazer isso agora pra ver se ainda dá tempo de se salvar, e esses vamos chamar de "estudiosos da última hora" e por fim, os que não estudaram durante o ano e não vão fazer isso agora, os "não-estudiosos".

O ano letivo de um aluno pode ser comparado ao nosso relacionamento com Deus e como agimos diante disso. Vamos ver então como os três tipos de aluno se encaixam nessa situação.

Os "não-estudiosos": esses são aqueles que passam toda a vida sem ligar muito para as consequências, os únicos prazeres que os preocupam são os do agora, eles procuram tudo de imediato, querem caminhos fáceis para todas as coisas, não ligam muito se estão atrapalhando alguém ou não. Afinal para eles a vida é curta e precisa ser aproveitada ao máximo, mas todo esse dito proveito, é feito de uma forma nada proveitosa, e assim eles vão se perdendo nesse ano letivo, com certeza vão ser reprovados.

Os "estudiosos da última hora": seu problema é que passam a vida fazendo coisas erradas e vivendo do mesmo jeito que os "não-estudiosos", mas sua vantagem é que, mesmo que tarde, eles acabam abrindo os olhos e vendo o caminho certo, voltam alguns quilômetros e partem pelo lado certo da bifurcação, não é um caminho fácil, mas eles conseguem atravessar. O problema de arriscar ser um "estudioso da última hora" é que dependendo do quão tarde enxergarem seu caminho, pode ser além do tarde demais, e já não terem mais tempo pra poder decidir sobre isso, transformando-se logo nos "não-estudiosos".

Por fim, os "estudiosos": finalmente são esses os que passam a vida toda se dedicando ao resultado final, eles querem ser aprovados. Não são perfeitos, suas notas nem sempre são as melhores, mas eles são esforçados e querem alcançar a vitória. Eles procuram por uma vaga nos aprovados e não desistem por nada, mesmo que seja difícil e cansativo, eles continuam indo no seu rumo, pelo caminho certo.

Então, em qual tipo será que cada um de nós se encaixa? Onde queremos nos encaixar? Não importa onde estivemos até agora, importa onde vamos estar daqui pra frente, qual será nossa decisão, porque é ela que nos levará ao resultado final!

Mariana Longo Mendes tem 16 anos, é estudante, trabalha com seus pais na área de Propaganda e Marketing e também escreve poesias.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições