Você serve?

Amizades, famílias, casamentos, tudo quanto é tipo de relacionamento vem sendo destruído por conta da individualidade extrema.

Fonte: Guiame, Mariana MendesAtualizado: sexta-feira, 22 de abril de 2022 16:32
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

O mundo está sempre mudando, e a forma como temos nos tornado individualistas é assustadora. No discurso do "sou mais eu", do "faço só o que eu quero", do "isso está abaixo de mim", do “o que importa é minha felicidade”, acabamos nos esquecendo de que servir o outro é um dos principais motivos de estarmos aqui. Amizades, famílias, casamentos, tudo quanto é tipo de relacionamento vem sendo destruído por conta dessa individualidade extrema. Ninguém quer ceder, ninguém quer dar um passo, ninguém aceita andar a segunda milha.

Na última noite antes da crucificação, na ceia de Páscoa com os discípulos, Jesus toma uma atitude que foi completamente estranha para seus companheiros: Ele resolve lavar os pés daqueles homens. É difícil entendermos o choque que a ação do Mestre teve naquela noite. É uma época sem veículos, eles se locomoviam de um lugar a outro com os próprios pés. É uma época sem ruas pavimentadas, estamos falando de terra, lama, poeira. É uma época sem coturno, sem tênis, sem sapato, eles usavam sandálias abertas. Toda essa sujeira ia ficando e provavelmente os pés estavam imundos depois de um dia andando para lá e para cá. Se prostrar ao chão e lavar os pés sujos era algo reservado para um servo simples e sem importância, para alguém da mais baixa classe, um mestre, um líder, jamais se humilharia dessa forma.

Mas Jesus se abaixa, lava os pés dos seus discípulos, ensinando que se você quer ser o maior, então precisa ser o menor e melhor dos servos, aquele que sempre está disposto a pensar no outro, fazer pelo outro, ajudar o outro. Aquele que tem empatia, que se coloca no lugar do outro. Aquele que antes de julgar, apontar o dedo ou qualquer coisa, oferece amor, estende uma mão, ora junto, serve!

O Deus do universo nos dá o maior exemplo simplesmente ao vir para Terra, se humilhando de forma incomparável ao se limitar em um corpo humano e aceitar as incapacidades de ser humano; e enquanto esteve aqui, serviu de forma perfeita, um servo exemplar em todos os momentos e sua vida nos ensina muito sobre a importância e a forma de servir.

Você sente que não tem retorno? Ninguém vê? Ninguém reconhece? À você, ninguém serve? Não tem problema, Ele vê, Ele se importa, Ele reconhece, Ele te serviu morrendo em uma cruz para salvar sua vida! Ele serviu por todo tempo e foi rejeitado, humilhado, torturado, morto, contudo, Ele ressuscitou, Ele venceu o mundo, e pela sua vitória, nós somos também vencedores! Aprenda com o Mestre, aprenda a servir, o serviço precisa fazer parte de nós em essência, Jesus precisa fazer parte de nós em essência!

Por Mariana Mendes, escritora e estudante de Letras. Trabalha com mídias sociais e fundou o canal EntreLinhas. Filha do Pai e filha de pastor. É apaixonada por ver a rotina com novos olhares.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Pra que milagre onde não há fé?

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições