Bagagem espiritual

Quando alguém dedica itens ao Templo, eles não são mais seus objetos sagrados, eles pertencem ao Templo.

Fonte: Guiame, Mário MorenoAtualizado: terça-feira, 1 de setembro de 2020 às 16:01
(Foto: Shema Ysrael)
(Foto: Shema Ysrael)

Há um conjunto de versículos aparentemente misteriosos, se não enigmáticos, na parte desta semana. “E toda porção de qualquer das coisas santificadas que os Filhos de Israel trouxerem para o Cohen será dele. As coisas santificadas de um homem serão dele, e o que um homem der ao Kohen será dele” (Nm 5:9-10).

O posuk (verso) suscita muitas interpretações homiléticas e midrashicas. Mesmo depois de Rashi, a explicação do Mestre da Torah, esclarecer um significado simples para o verso, ele afirma que “há várias interpretações nas fontes midrashicas”. Obviamente, Rashi prenuncia a necessidade de uma interpretação mais profunda.

Para esse fim, emprestarei minha opinião. O que a Torah quer dizer que “os (objetos) sagrados de um homem serão dele”? Como estão os objetos sagrados, dele? E o que são santos, afinal?

Afinal, quando alguém dedica itens ao Templo, eles não são mais seus objetos sagrados, eles pertencem ao Templo. Uma placa pode permitir o reconhecimento, mas certamente não é um certificado de título. Se o versículo se refere a itens sagrados de propriedade de um indivíduo, também parece redundante. As posses de um homem são naturalmente dele!

Cerca de cinco anos atrás, tivemos a honra de ouvir o senador Joseph Biden, de Delaware, fazer um discurso na formatura de nossa Yeshiva. O senador, que na época era presidente do Comitê Judiciário do Senado, era convidado de seu bom amigo e conhecido filantropo Joel Boyarsky, membro de nossa comunidade local e querido amigo de nossa escola.

Após a cerimônia, tive o privilégio de andar junto com o senador na limusine de Boyarsky, um veículo totalmente repartido que era realmente adequado a seus passageiros de prestígio, entre eles muitos dignitários e empresários, que frequentavam suas câmaras internas.

Enquanto andávamos por um tempo, discutindo tudo, desde política a Israel, e questões em torno da educação judaica, algo no canto de trás da limusine chamou a minha atenção.

Havia um tefilin zeckel, um estojo de veludo que continha filactérios sagrados judaicos escondidos no canto do para-brisa traseiro. Salientes do canto da caixa de veludo roxo estavam os retzuos, as tiras sagradas que prendem o povo aos seus rituais.

Fiquei espantado e perplexo ao mesmo tempo. O Sr. Boyarsky, como eu o conhecia, não era um judeu muito observador. Eu nem tinha certeza se ele continuava kosher. No entanto, os tefilin estavam ali, quase expostos à vista aberta, na mesma limusine em que ele fechou acordos multimilionários com empresários importantes e discutiu questões delicadas com o estadista mais importante.

Algumas semanas depois, visitei o Sr. Boyarsky em seu escritório. Foi lá que eu fiz a pergunta:

“Eu não entendo. Até onde eu entendo, você não é observador e seu carro dificilmente é o lar de rabinos. Mas ainda assim você mantém seu tefilin no carro, à vista de todos para ver? Por quê?”

Sua resposta concisa permanece comigo até hoje. “Quando viajo, pego minhas coisas. Esses tefilin são minhas coisas”.

A Torah emite um decreto profundo que define não apenas o que temos, mas quem somos. Aqueles de nós que entendem que a vida, por mais gratificante que pareça, por mais suculenta que seja a trajetória que ela serve, é apenas um momento fugaz na grande escala da eternidade sem fim. Quem somos e o que temos.

Vi um adesivo de carro que parecia ter sobrevivido à queda da NASDAQ na outra semana: “O cara com mais brinquedos no final vence”. Ganha o que? Quais são os brinquedos?

A Torah nos diz que depois que todas as entradas são lançadas e a multidão sai do estádio lotado, só temos uma coisa. Nós temos nossos objetos sagrados. Eles são nossos. Carros quebram. Falha nos computadores. Satélites explodem. As fortunas diminuem e a fama é tão boa quanto o jornal de ontem.

Somente as coisas sagradas que fazemos, apenas nossos atos de espiritualidade, manifestados nos relacionamentos com nossos semelhantes ou com nosso Criador, permanecem. Esses sagrados são nossos! Eles sempre pertencem a nós. É com isso que viajamos e é com isso que levamos junto.

A pergunta que fica, qual é? O que restará de nossa “viagem” a este mundo? O que levaremos conosco? Podemos “escolher” a nossa bagagem para a eternidade? A resposta é “Sim, podemos”. Então, estamos de fato fazendo as escolhas corretas nesta caminhada que nos permitam entrar na eternidade com as bagagens corretas? Nem sempre!

Ieshua falando sobre isso disse: “Mas ajuntai tesouros nos céus, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração” Mt 6.20-21. A nossa “bagagem” na terra nos identifica; nossa bagagem celestial nos habilita a algo que não temos mas que certamente receberemos.

Citando o que ocorreu com o homem, seu tefilin era parte de sua bagagem. Sabe para que o usamos? Para oração. O que ele queria dizer com isso era que mesmo que estivesse em seu carro ele usaria o tefilin e não deixaria de orar ao Eterno antes de começar seu dia de trabalho! E isso sim faz parte de nossa bagagem.

Os céus estão prontos a nos receberem com a bagagem que estamos levando, mas principalmente com a bagagem que “despachamos” para lá estar quando chegarmos. Cada um procura suas malas na esteira do aeroporto quando chega a seu destino; lá nossa bagagem enviada nos recepcionará e preparará nossa morada celestial.

Baruch ha Shem!

Adaptação: Mário Moreno

Por Rav. Mário Moreno, fundador e líder do Ministério Profético Shema Israel e da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel na cidade de Votorantim. Escritor, autor de diversas obras, tradutor da Brit Hadasha – Novo Testamento e conferencista atuando na área de Restauração da Noiva.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: A Festa das Trombetas e o sacrifício de Isaque

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