Consagração sacerdotal: Fazendo a abordagem certa

Uma honra só pode ser conferida a uma pessoa com sua aquiescência.

Fonte: Guiame, Mário MorenoAtualizado: terça-feira, 22 de março de 2022 às 15:48
(Foto: Shema Ysrael)
(Foto: Shema Ysrael)

“Tome Aharon…” (Levítico 8:2)

O versículo afirma que Hashem (o Nome) instruiu Moshe (Moisés) a “levar” Aharon (Arão) e seus filhos para prepará-los para a consagração. Rashi comenta que a “tomada” foi verbal e não física; Hashem estava dizendo a Moshe para convencê-los (Lv 8:2). Rashi está explicando que quando o termo “lekicha” – “tomar” é usado em referência a um ser humano, indica persuasão. Quando é usado em referência a um animal ou objeto, refere-se à transferência física do item. Por que a Torah usa o termo “kach” que exigia que Moshe persuadisse Aharon, e não simplesmente “daber” – “falar” ou “tzav” – “instruir”?

Hashem queria que Moshe incutisse em Aharon a sensação de que ele estava sendo nomeado para esta posição de prestígio por causa de seu status elevado. Se Moshe tivesse ordenado que Aharon cumprisse sua obrigação sacerdotal sem convencê-lo a assumir o cargo, a honra e o prestígio do cargo teriam sido afetados negativamente. A mensagem que Moshe transmitiu teria sido que a posição era puramente ministerial por natureza, não possuindo seu próprio senso inato de importância. Uma honra só pode ser conferida a uma pessoa com sua aquiescência. Obrigá-lo a aceitar diminui a importância da pessoa e, consequentemente, o prestígio do cargo.

Uma visão reveladora

Moshe trouxe Aharon e seus filhos para a frente e os imergiu na água” (Lv 8:6)

O Rambam em sua Magnum Opus, o Yad Hachazaka, registra as leis dos Cohanim na seção de Klei Hamikdosh – Vasos do Santuário. O puro brilho de seu trabalho não se limita apenas ao conteúdo; sua classificação e codificação dos preceitos são incomparáveis. Por que o Rambam considera adequado incluir as leis do Sacerdócio sob a penumbra dos Vasos do Santuário?

A Torah relata que Moshe imergiu Aharon e seus filhos em um Mikveh (banho de imersão em água). Ele então vestiu Aharon com suas vestes sacerdotais. Moshe ungiu o Tabernáculo e todos os seus vasos. Só então Moshe vestiu os filhos de Aharon. (Lv 8:6-13) Aparentemente, eles estavam esperando nus até que Moshe completasse a unção do Mishkan. Por que Moshe não vestiu os Cohanim (os sacerdotes na Torá, cujo chefe era o Cohen Gadol, Sumo Sacerdote de Israel, que deveriam ser descendentes de Aarão) antes de ungir o Mishkan?

Os Cohanim eram uma função do Mishkan, semelhantes aos vasos do Mishkan. Eles extraíram sua santidade e senso de propósito disso. Portanto, antes de vesti-los com suas vestimentas, completando assim sua consagração, Moshe primeiro consagrou o Mishkan. É esta mensagem, que os Cohanim eram vasos do Mishkan, que o Rambam está transmitindo ao incluir as leis dos Cohanim na seção de Klei Hamikdash.

Asseio Real

“…Esta é a coisa que Hashem ordenou que fosse feita” (Lv 8:5)

Antes de cumprir as instruções de Hashem para consagrar Aharon e seus filhos, Moshe declarou a Bnei Yisrael “zeh hadavar asher tziva Hashem la’asot” – “esta é a coisa que Hashem ordenou fazer”. Ele então começou a banhar e vestir Aharon. Rashi comenta que Moshe estava informando os filhos de Israel para não interpretar erroneamente suas ações como autoglorificação, uma vez que foram ordenadas inteiramente por Hashem. (Lv 8:5) Como dar banho e vestir outra pessoa pode ser visto como autoglorificação?

O Rambam determina que é proibido para um rei judeu servir como atendente de casa de banho. (Hilchos Melachim 1:6 Veja Ou Hachaim) Moshe Rabeinu tinha status monárquico; por que Hashem exigiu que Moshe realizasse tais atos? (Devarim / Deuteronômio 33:5)

Na história de Purim, Achashveirosh (Assuero) perguntou a Hamã: “O que será feito ao homem a quem o rei quer especialmente honrar?” Assumindo que o rei estava se referindo a ele, Hamã passou a descrever uma recompensa elaborada que deveria ser realizada. Hamã se enganou e a honra foi conferida a Mordechai (Ester 6:6-11). Por que Achashveirosh exigiu que Hamã se degradasse servindo como ajudante de Mordechai? Para agravar a dificuldade, está a declaração talmúdica de que Hamã foi obrigado a servir como barbeiro e atendente de banho de Mordechai. (Meguila 16a.) Por que Achashveirosh rebaixaria seu oficial de mais alto escalão dessa maneira?

Servir como barbeiro ou atendente de banho de uma pessoa que precisa se arrumar ou tomar banho é humilhante para um indivíduo de maior estatura. Portanto, é proibido ao monarca. Se, no entanto, esses atos são parte de um serviço que confere honra ou investe grandeza ao destinatário, o indivíduo que presta o serviço é percebido como concedendo a honra ou investidura. Consequentemente, o serviço não é humilhante.

Achashveirosh não pretendia rebaixar Hamã. Permitir que ele fosse percebido como o indivíduo que conferia a honra a Mordechai significava também honrar Hamã.

Moshe temia que os filhos de Israel vissem seu desempenho neste serviço como sua decisão unilateral de consagrar Aharon. Ele, portanto, informou aos filhos de Israel que as instruções foram divinamente ordenadas. A prestação deste serviço por Moshe não era uma contradição ao seu status monárquico, pois ele estava sendo homenageado com o direito de realizar a investidura.

Tradução: Mário Moreno.

Por Rav. Mário Moreno, fundador e líder do Ministério Profético Shema Israel e da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel na cidade de Votorantim. Escritor, autor de diversas obras, tradutor da Brit Hadasha – Novo Testamento e conferencista atuando na área de Restauração da Noiva.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

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