Sendo um homem de fé

Lemos que D-us disse que Abraão foi considerado justo por causa de sua fé e fidelidade ao mandamento de D-us.

Fonte: Guiame, Mário MorenoAtualizado: segunda-feira, 18 de janeiro de 2021 às 15:39
(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)

Na literatura midrashica, os rabinos ensinam sobre o significado central do reinado de D-us. O Reino dos Céus significa o poder redentor de D-us. Seu governo sobre nossas vidas abrange a autoridade da Torah. Quando o povo de Israel chegou ao Sinai e recebeu os Dez Mandamentos, eles já haviam experimentado a libertação divina de D-us e Sua proteção. Pegue por exemplo o que os rabinos dizem de acordo com o Mekilta de-Rabbi Yishmael 20:2.

Mekhilta de Rabbi Yishmael 20:2

(Yithro 20:2) “Eu sou o Senhor, seu D’us”: Por que os Dez Mandamentos não foram declarados no início da Torah? Uma analogia: Um homem entra em uma província e diz (aos habitantes): Eu dominarei sobre vocês. Eles respondem: Você fez algo por nós para governar sobre nós? Em seguida, ele constrói o muro (da cidade) para eles, fornece água para eles, guerreia por eles e então diz: Eu governarei sobre vocês – ao que eles respondem: Sim! Sim! Assim, o Senhor tirou Israel do Egito, dividiu o mar para eles, trouxe o maná para eles, ergueu o poço para eles, trouxe codornizes para eles, travou guerra com Amaleque por eles, e então disse-lhes: Eu vou governar sobre você – ao que eles responderam: Sim! Sim! Rebbi diz: (O impulso de “seu [singular] D’us”) é para nos informar sobre a eminência de Israel, que quando todos eles estavam no Monte Sinai para receber a Torah, eles eram todos de um só coração, para receber o reino de Céu com alegria. E, o que é mais, todos eles representaram segurança uns para os outros (para a observância das mitzvoth.) E não apenas sobre o que foi revelado sozinho, o Santo Abençoado seja Ele apareceu a eles (em Arvoth Moav, viz. Dt 29:9 ) para forjar uma aliança com eles, mas mesmo sobre o que estava oculto, como está escrito (Dt 29:28) “O que está oculto (é conhecido) pelo Senhor nosso D-us, e o que é revelado é para nós e para nossos filhos para sempre ”- isto, por meio de dizer: Sobre o que é revelado, entraremos em uma aliança com você, mas não sobre o que está oculto, para que ninguém peca em segredo e a congregação seja limitada por isso.

O que encontramos aqui é uma comunidade de pessoas que buscam fazer a vontade de D-us, recebendo o reino dos céus com alegria aos pés da montanha do Sinai. A misericórdia de D-us os atraiu à Sua presença e local de adoração e permitiu que eles entrassem em um relacionamento de aliança pela fé. Os ensinos da Brit Hadasha (Novo Testamento) sobre a natureza de D-us estão firmemente enraizados nas Escrituras Hebraicas e pelo que encontramos aqui no pensamento rabínico paralelo. A formação judaica do cristianismo primitivo nos fornece uma rica percepção do significado de D-us ser Um na fé e na prática (a aplicação da Palavra de D-us). É assim que Abraão viveu sua vida. Ele ensinou outros sobre D-us no céu e acrescentou a seu número aqueles que acreditariam no D-us Único e verdadeiro. Lemos que D-us disse que Abraão foi considerado justo por causa de sua fé e fidelidade ao mandamento de D-us em sua disposição de ensinar outros (ou seja, seus filhos) e falar da misericórdia de D-us para aqueles ao seu redor. (Gênesis 15:6: “E Abrão creu no IHVH, e o IHVH o considerou justo por causa de sua fé”.)

No início de Parashat Lech Lecha, o Senhor D-us que é Um, chama Abrão para ir para uma nova terra e Ele prometeu a Abrão que ele se tornaria uma grande nação, e muitos filhos nasceriam para ele. Essas promessas começam com os versos de abertura da Porção da Torah em Gênesis 12:1-8:

“E o IHVH disse a Abrão: ‘Sai da tua terra, e dos teus parentes, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei; e farei de ti uma grande nação, E te abençoarei, E engrandecerei o teu nome; E assim você será uma bênção; e abençoarei aqueles que te abençoarem, e eu amaldiçoarei aquele que te amaldiçoar. E em você todas as famílias da terra serão abençoadas. Então Abrão saiu como o IHVH havia falado com ele; e Ló foi com ele. Agora, Abrão tinha setenta e cinco anos quando partiu de Harã. Abrão tomou Sarai, sua mulher e Ló, seu sobrinho, e todos os seus bens que haviam acumulado, e as pessoas que eles adquiriram em Harã, e partiram para a terra de Canaã; assim, eles vieram para a terra de Canaã. Abrão passou pela terra até o lugar de Siquém, até o carvalho de Moré. Agora o cananeu estava então na terra. O IHVH apareceu a Abrão e disse: ‘Aos teus descendentes darei esta terra.’ Então, ele construiu um altar ali ao Senhor que havia aparecido a ele. Então ele passou dali para a montanha a leste de Betel, e armou a sua tenda, com Betel a oeste e Ai a leste; e ali ele construiu um altar ao Senhor e invocou o nome do Senhor. Abrão continuou sua jornada em direção ao Negev”.

Quando o Senhor D-us Todo-Poderoso começou a trabalhar com Abrão, D-us deu a ele um comando e uma promessa incrível. O comando era “Sai do teu país, da tua família e da casa do teu pai, para a terra que te mostrarei” (Gn 12:1). O Eterno explicou que sua obediência faria com que o Senhor o tornasse uma grande nação, abençoasse seu nome entre as nações e amaldiçoasse aqueles que te amaldiçoam e abençoam aqueles que te abençoam, e que todas as famílias da terra sejam abençoadas (Gênesis 12:2-3). Essa promessa de D-us tinha vários componentes, incluindo a promessa de muitos descendentes, fama, proteção divina e, por meio de seus descendentes, ele seria uma bênção para todas as pessoas. Os filhos e netos de Abrão também colheriam os mesmos benefícios e herança (ver Hb 11:9). Essa bênção de múltiplos componentes nos faz referir-nos às bênçãos como promessas. É assim que Paulo entendia essas coisas de acordo com Gálatas dizendo: “Ora, a Abraão e à sua descendência foram feitas as promessas” (Gl 3:16). Essas coisas descrevem como as pessoas de todas as nações serão abençoadas e podem receber a salvação (At 4:10-12, Gl 3:16) pela vinda do Messias.

Os Rabinos continuam a dizer o seguinte sobre os versos iniciais da porção da Torah e Abrão sendo uma bênção para as nações.

Chizkuni, Gênesis 12:2:

והיה ברכה, “como resultado, você se tornará uma fonte de bênção”. Encontramos um paralelo com essa expressão em Isaías 19.24: ביום ההוא אשים את ישראל ברכה בקרב הארץ, “naquele dia levantarei Israel como uma bênção no meio da terra”.

De acordo com Chizkuni, a bênção de Abraão está conectada a Israel sendo uma bênção no meio da terra, referindo-se a Isaías 19:24. Parte do plano de D-us para nossas vidas é vivermos para a glória de D-us. As promessas que D-us deu a Abrão era que Ele iria abençoá-lo e, por meio dele, todo o mundo. Paulo escreveu dizendo: “E sabemos que D-us faz com que todas as coisas contribuam juntamente para o bem daqueles que amam a D-us, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8:28). A bênção final tem o propósito de manifestar a glória de D-us em nossas vidas.

Rambam afirma o seguinte:

E você será uma bênção: você será uma bênção porque eles serão abençoados através de você, dizendo: “D-us deveria fazer você como Avraham”. E Ele também acrescentou que todas as famílias da terra seriam abençoadas por meio dele, e não apenas o povo de sua terra. Ou “e eles se abençoarão por ti” [significa] que seriam abençoados por sua conta. E eis que esta seção não elucidou todo o assunto. Qual é a razão de o Santo, bendito seja Ele, dizer a ele: “Deixe sua terra e eu farei o bem para você, como nunca houve [antes]”, sem prefigurar que Avraham era um servo de D-us ou perfeitamente justo – ou que Ele diga uma razão para deixar a terra, de forma que haveria em sua ida para outra terra, uma aproximação de D-us. E o costume das Escrituras é dizer: “Ande na minha frente e ouça a Minha voz e Eu farei o bem para você”, como aconteceu com David e Shlomo; e como o assunto em toda a Torah: “Se você andar nos meus estatutos” (Lv 26:3); “E será que, se ouvirdes verdadeiramente a voz do IHVH vosso Elohim” (Dt 28:1); e com Yitzchak, afirmou, “por conta de Avraham, meu servo” (Gn 26:24). Mas prometer [bênção] por ele ter saído da terra não é motivo. Em vez disso, a razão é porque o povo de Ur Kasdim fez coisas ruins com ele devido à sua fé no Santo, bendito seja Ele; e [então] ele fugiu para a terra de Canaã, mas demorou em Charan – [tal] que Ele lhe disse para deixar [Charan] também, e para fazer o que ele pensava [fazer] a princípio. Isso é para que ele o sirva e chame o povo ao nome de D-us na terra escolhida. E lá seu nome cresceria e todas as nações seriam abençoadas – não como o que fizeram com ele em Ur Kadim, onde o desprezariam e amaldiçoariam, e o colocariam em uma cova ou em uma fornalha ardente. E [então] Ele disse-lhe que abençoaria aqueles que o abençoassem; e se um indivíduo o amaldiçoasse, [o último] seria amaldiçoado. E esta é a razão desta seção, mas a Torah não quer escrever extensamente sobre as opiniões dos idólatras e explicar a questão que havia entre ele e os caldeus a respeito da fé; assim como foi breve sobre a questão da geração de Enos e sua justificativa para a idolatria que desenvolveram.

Rambam comenta que o Senhor D-us ordenou a Abrão que deixasse seu país e o abençoasse sem primeiro exigir que ele fosse um servo de D-us ou perfeitamente justo. O comentário responde dizendo: “E o costume da Escritura é dizer: “Ande na minha frente e ouça a Minha voz e Eu farei o bem para você”, como com David e Shlomo; e como o assunto em toda a Torah: “Se você andar nos meus estatutos” (Lv 26:3); “Se realmente quiseres ouvir a voz do IHVH teu Elohim” (Dt 28:1); e com Yitzchak, afirmou, “por conta de Avraham, meu servo” (Gn 26:24). “A ideia que está sendo apresentada aqui é quando andamos na presença de D-us (andando diante dEle) andando pelos Seus mandamentos, estamos caminhando pela Sua luz e é impossível não ver os perigos em nossas vidas. Ao determinar que nossos corações andem nos caminhos de D-us, é impossível não ver nossos próprios erros. Por exemplo, é impossível andar com D-us e também ser mentiroso, pecador, corrupto, adúltero, malicioso, intrigante, praticando lashon hará (fofoca), etc. Ter o Espírito de D-us habitando em nosso meio (em nossos corações) isso é impossível andar com Ele e praticar a injustiça. (leia I Jo 3). Em Bereshit / Gênesis 17, o Senhor D-us disse a Abrão “Eu sou o D-us Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito”. Neste ponto, o comando veio apenas para Abrão. Mais tarde, lemos que Moshe deu essa ordem a todo o povo de Israel. Ieshua o Messias então trouxe esta ordem para todo o mundo, para aqueles que cressem Nele e obedecessem ao Evangelho. Mais uma vez, é assim que Paulo entendeu o Evangelho e porque escreveu o que fez em Romanos: “Agora, para aquele que é capaz de vos estabelecer de acordo com o meu evangelho, a mensagem que proclamo sobre Ieshua o Ungido, de acordo com a revelação de o mistério escondido por muito tempo atrás, mas agora revelado e dado a conhecer através dos escritos proféticos pelo comando do D-us eterno, para que todos os gentios possam vir à obediência que vem da fé para o único sábio D-us seja a glória para sempre por Ieshua o Ungido! Amém” Rm 16.25-27.  Paulo fala dos gentios vindo à obediência que vem da fé. Isso é o que Ieshua nos ensinou sobre a Torah, e isso é o que Abraão fez tendo uma vida consistente com o que ele cria. Abrão teve fé, e tendo fé, ele respondeu ao chamado de D-us em sua vida para ir e fazer o que D-us queria que ele fizesse.

Um líder judeu que viveu não muito depois de Ieshua, seu nome era Joshua ben Korach, ele fez a pergunta: “Por que a primeira seção, ‘Ouve, ó Israel, o Senhor nosso D-us, o Senhor é Um’ (Dt 6:4) Preceda a segunda seção, ‘E se obedeceres aos meus mandamentos que hoje te ordeno que ames o IHVH teu Elohim…’ Dt 11:13)?” A questão é perguntar por que as Escrituras são organizadas da maneira que estão, no sentido de que formam uma oração litúrgica que é recitada duas vezes ao dia. Joshua ben Korach respondeu dizendo que a razão é para “o reino dos céus“. Esta resposta está relacionada à resposta de um homem, que primeiro ele deve tomar sobre si o reino dos céus, e depois ele deve assumir o jugo dos mandamentos. Isso ilustra o que D-us fez, Ele estendeu a mão a todos os povos por meio de Seus poderosos atos de salvação e providenciou um modo de vida para os súditos de Seu reino. Este é o ponto do Senhor D-us chamar Abrão do meio de sua família, seu pai sendo um que fabricou ídolos, chamando Abrão para ir embora e ir para outra terra, outro lugar, outro modo de vida. (Observe o motivo de fé e arrependimento aqui.) O reino de D-us na vida de uma pessoa é realizado quando o poder de D-us se manifesta em alguém estar disposto a obedecer à Sua palavra. Obediência ao modo de vida de D-us é a resposta do Senhor Todo-Poderoso que vive em nós. A aceitação do reino dos céus significa reconhecer que D-us é Um, Ele é único e que devemos dar testemunho de que não existem outros deuses. Este é o poder do reinado de D-us, conforme ilustrado no exemplo do Mekilta de Rabbi Yishmael 20:2. O Senhor D-us Todo-Poderoso fez todas essas coisas, até mesmo enviando Seu Filho Ieshua para morrer por nossos pecados, fornecendo uma maneira de nos aproximarmos Dele e entrar em Seu reino.

Receber o reino dos céus significa reconhecer a presença de D-us em todos os aspectos da existência humana e trabalhar ao lado de D-us em Seu esforço para ajudar as pessoas necessitadas. Os líderes espirituais do antigo Judaísmo procuraram obedecer à vontade de D-us ao reconhecerem Seu senhorio divino em todos os aspectos de suas vidas diárias. De maneira semelhante, Ieshua, o Messias, focou no reino de D-us e no reinado como um estilo de vida. É por isso que Ieshua se referia a Abraão com tanta frequência em seus ensinamentos. (ver João 8) Nos Escritos Apostólicos, lemos sobre Paulo que ensinou o reino de D-us e o Senhor Ieshua o Ungido de forma aberta e sem obstáculos. (At 28:31) Olhando para o que e como Paulo ensinou em suas epístolas, podemos ver como ele instruiu a todos sobre o reino dos céus, como devemos aceitar o Senhor em nossas vidas e sobre o poder de D-us que se encontra no sofrimento pelo Senhor enquanto mantemos nossa fé no plano de redenção de Ieshua D-us. Paulo defendeu o padrão moral e ético nas comunidades que estabeleceu. Sua ética baseava-se em seu treinamento como fariseu e em seu amor pela Torah. É assim que a Torah e a mensagem do Evangelho estão conectadas, sendo encontradas na necessidade de cada pessoa experimentar o poder de D-us, conforme demonstrado na soberania divina sobre nossas vidas. (ou seja, temos um desejo dado por D-us de que a Palavra de D-us governe nossas vidas.) O reino dos céus está aqui em plena força, assim como D-us e Seu poder estavam presentes e com força total no meio do povo na Torah. À medida que as pessoas buscam entrar no reino dos céus pela fé em Seu Messias, elas buscam Seu reinado sobre suas vidas, para obedecer a Sua vontade e pelo mover e poder de D-us para vencer o pecado. Todas essas coisas estão associadas ao conceito da soberania de D-us sobre nossas vidas, e isso vem ao tomarmos a decisão consciente de pedir a Ele em nossos corações para ser o Senhor de nossas vidas. A entrada em Seu reino vem por meio do Messias, para acreditar Nele e no que Ele fez por nós, e para andar em Seus caminhos, assim como Ele andou nos caminhos da Torah de D-us e todos aqueles que foram antes dele. Essas são as coisas que aprendemos ao ler na história e na vida de Abrão, o homem de fé.

Tradução: Mário Moreno.

Por Rav. Mário Moreno, fundador e líder do Ministério Profético Shema Israel e da Congregação Judaico Messiânica Shema Israel na cidade de Votorantim. Escritor, autor de diversas obras, tradutor da Brit Hadasha – Novo Testamento e conferencista atuando na área de Restauração da Noiva.

*O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.


Leia o artigo anterior: Sua imagem divina

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições