MENU

Para quem você surfa?

Para quem você surfa?

Atualizado: Sexta-feira, 11 Fevereiro de 2011 as 3:54

Acabei de acordar e nesta manhã parei pra refletir nessa pergunta que rola no meio do surf competição “Para quem você surfa?”.  Os adesivos estampados em nossas pranchas revelam um vínculo (muitas vezes apenas empregatício) que nos acompanham durante nossas seções de surf e até mesmo já são associados a nossa pessoa.

Atletas que como eu já fazem parte de um time há mais de sete anos, não se vêem fazendo parte de outra equipe, pois já somos parte daquela família. Contudo existem empresas que não estão preocupadas com esse vínculo familiar e resumem sua relação com o atleta em uma relação meramente comercial.

Alguns amigos meus surfavam por determinadas marcas que simplesmente não renovaram o contrato com eles.  Alguns se machucaram, outros não tiveram um ano brilhante, etc. Empresas buscam resultados, famílias buscam relacionamentos saudáveis.

Por falar em família e em relacionamento saudável, na curta carreira de surfista profissional aprendemos uma grande lição: “o tempo passa rápido, estamos sujeitos às dificuldades e geralmente valemos o quanto aparecemos na mídia”. Existem muitos surfistas de ego inflado que se orgulham por ter uma logo no bico de suas pranchas, não sabem eles que a qualquer momento podem perdê-la. Pois é só uma crise financeira atingir a empresa que o corte irá acontecer na área do marketing, como geralmente acontece. Não podemos colocar nossa esperança e confiança nessas coisas passageiras.

Já faz quinze anos que aprendi algo especial, algo que preciso me lembra diariamente, algo de valor eterno... é melhor surfar para Deus! Sim, para o Senhor do universo criador de todas as coisas, inclusive das ondas e do próprio surf. Ele governa o universo e seu amor por nós é revelado a cada instante através da criação e do seu filho Jesus.

Surfar para Deus é saber que foi ele quem nos deu o talento de deslizar sobre as ondas, que é ele que nos sustenta com saúde e nos provê muito mais do que o necessário para vivermos. Sem ele o surf se torna uma prática egoísta e vazia, onde a busca pela onda perfeita se torna o alvo principal de nossas vidas e ai daquele que entra em nosso caminho!

Porém, surfar com Deus e para Deus é uma declaração de amor a cada onda, Deus declarando seu amor por nós e nós dedicando nosso surf a ele. Nosso próximo deixa de ser um adversário na disputa pela melhor onda e passa a ser mais um cultuando ao Senhor no outside. Os patrocinadores se tornam um mero instrumento de Deus nos proporcionando ir mais adiante e suprindo as necessidades que Deus viu muito antes que até nós mesmo.

E ai lhes pergunto novamente... Para quem devemos surfar? Para quem devemos dedicar nosso surf de cada dia?

A Bíblia nos dá dicas importantes e vitais para uma vida tranqüila e um surf saudável. Vejamos algumas da muitas orientações do Senhor em sua Palavra:

Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! Jereminas 17:5 Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Jereminas 17:7 Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Colossenses 1:16-17 Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. 1Corintios 10:31 Isso tudo que aprendemos hoje não quer dizer que não devamos ser profissionais bem focados e confiantes em nosso talento, em busca de uma carreira profissional sólida em boas empresas. Devemos sonhar sim e buscar a realização desses sonhos. Mas nunca, nunca devemos nos esquecer que quando entrarmos no mar para surfar, ou até mesmo nos envolver em outras atividades, devemos fazer tudo para a glória exclusiva do nosso patrocinador maior, o dono de tudo! Só ele não desiste de nós nos dia difíceis... nos apeguemos ao Senhor!

Para a Glória dele!

Marquito Santos   é formado em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte, membro da Missão Surfistas de Cristo no Brasil, da Missão Internacional de Surfistas de Cristo, pastor e professor dos jovens da Igreja Presbiteriana de Fortaleza, além de escrever para o site EmFocoSurf.com.br  

veja também