Conselhos para a vida - Parte II

Veja mais conselhos na carta de Tiago aos perseguidos.

Fonte: Guiame, Maurício GuedesAtualizado: quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022 às 17:47
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

Nosso viver diário, principalmente nos dias em que estamos vivendo, precisa ser com muita sabedoria e determinação.

Ao olharmos para os conselhos que Tiago nos dá em sua importante Carta, poderemos viver a vida com um propósito e estilo diferente e mais voltado para o que é realmente importante. Vejamos:

1 Entenda que as coisas materiais são passageiras

“Pois o sol se levanta, traz o calor e seca a planta; cai então a sua flor, e a sua beleza é destruída. Da mesma forma o rico murchará em meio aos seus afazeres.” Tg 1:11

Tudo, nesta vida, tem um prazo de validade. A atitude correta é não sermos usados pelos bens, mas usarmos os mesmos para a gloria de Deus sem nos deixar ser dominados por nada disso. Tiago incentiva os pobres a não se orgulharem se ficarem ricos e os ricos a não se desanimarem se ficarem pobres. Como é difícil para muita gente entender isso!

2 Escutemos mais e falemos menos!

“Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se,” Tg 1:19

Escutar com atenção e falar só depois e, de preferência, pouco é sabedoria!

Deus nos fez com dois ouvidos e uma só boca para ouvirmos mais e falarmos menos, digo eu. Não apenas responder em tempo certo, mas, também, falar pouco e com sabedoria. Um dos maiores laços na vida do homem é a boca. Como sofremos por causa das nossas palavras! Podemos incendiar o mundo ou apagar o maior incendio com o abrir das nossas bocas.

Façamos um exercício nos próximos dias sobre nossas palavras. Quem sabe um jejum de palavras, uma disciplina no que diz respeito ao domínio próprio.

3 Cuidado com a ira

“Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.” Tg. 1:19, 20. Gosto muito desta frase: “a ira do homem não produz a justiça de Deus.” Deus não trabalha a sua justiça por meio de nossa ira. Não vale a pena sermos dominados pela ira, mesmo pela defesa do Evangelho. Deus é suficientemente capaz de lidar com este mundo. Amemos mais e deixemos a ira por conta de Deus!

A ira descontrolada gera pecado e pecado gera morte. É claro que as vezes dá vontade de fazer justiça com as próprias mãos, mas este não é nosso papel.

Abraço.

Por Maurício Guedes, presidente da Igreja Presbiteriana Renovada de Portugal, Pastor na cidade de Almada – Portugal. Autor dos livros: “Geração Autêntica”, “Que Ele Cresça e Que eu Diminua” e “O Evangelho Que Pregamos”.

* O conteúdo do texto acima é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Conselhos para a vida

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições