MENU

I Parte - Gestão do Conhecimento

I Parte - Gestão do Conhecimento

Atualizado: Terça-feira, 6 Janeiro de 2009 as 12

Os acontecimentos mundiais sempre foram marcados por grandes ciclos econômicos. Em cada grande ciclo da evolução da sociedade há um símbolo que representa o poder.

Na Sociedade Agrícola a fonte do poder era a posse da terra. O modelo gerencial era a força, repreensão física e domínio do senhor feudal.

A Sociedade industrial tinha como fonte de poder as indústrias, marcada fortemente pelo modelo gerencial centralizador e burocrata. Representado por rotinas físicas extremamente operacionais e repetitivas.

Hoje, a informação e o conhecimento são as fontes do poder e de riqueza mundial. Um exemplo é a Microsoft que possui um ativo tangível de 37 bilhões de dólares e um ativo intangível, de aproximadamente 300 bilhões de dólares, ou seja, o conhecimento que as pessoas têm, multiplicam em quase 10 vezes o valor da empresa, razão pela qual Bill Gates disse certa vez que, sua empresa tem um valor durante a noite e um valor inestimável durante o dia.

Qual é o novo perfil do profissional?

A nossa mente é o único patrimônio real que possuímos. O profissional tipo gaveta, que guarda para si o que sabe estará fora do mercado, pois pesquisas afirmam que em 2020, 80% das profissões deixaram de existir. Por isso, você deverá compartilhar o que sabe enquanto vale alguma coisa.

Hoje, o sucesso das empresas não está mais ligado à capacidade de produção das máquinas, mas sim da sua capacidade de produzir idéias e soluções criativas e inovadoras para os problemas ou desafios que nos são apresentados.

O que é ser criativo: é ter idéias novas.

O que é ser inovador: é tornar úteis estas idéias novas .

Então, as empresas terão o grande desafio de administrar o conhecimento existente na sua organização por meio das pessoas. O conhecimento tácito (bagagem de vida) ou explícito (conteúdo técnico, conjunto de técnicas, normas e procedimentos operacionais).

Prof. Menegatti é conferencista em Vendas, Motivação e Liderança. Entre seus produtos estão o livro "Desperte seu Potencial Emocional", o CD Motivacional "Marcado para Vencer" e o DVD "Campeão de Vendas".

Contatos:

www.menegatti.srv.br  

[email protected]    

veja também