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III Parte CGC: Comunicação Gerada pelo Cliente...

III Parte CGC: Comunicação Gerada pelo Cliente...

Atualizado: Segunda-feira, 12 Março de 2012 as 4:03

3. Estratégia: faça com que o cliente seja o cocriador dos seus produtos...
 
Desde 2004, quando começou a se falar do conceito de cocriação, as empresas têm buscado realmente ouvir os clientes, satisfazer as suas necessidades. Funcionários e consumidores associam-se a um negócio ou produto agregando inovação de valor, conteúdo ou marketing, e recebendo em troca os benefícios de sua contribuição, sejam eles através do acesso a produtos customizados ou da promoção de suas ideias. O resultado disso é que, se a empresa conseguir criar esse elo com os seus clientes, eles próprios farão publicidade. Esse, sem dúvida, é o maior benefício de todos!
 
Um dos principais exemplos de cocriação é a Wikipédia, pois é editada por milhares de pessoas no mundo todo, e assim protagoniza um dos pilares da cocriação, a colaboração. Também a estratégia de venda de publicidade do Google, que permite que qualquer pessoa possa anunciar com simplicidade, sem intermediários e com controle total de sua campanha, comprando palavras e medindo o resultado de sua própria ação.
 
A Fiat mostrou que a participação do cliente colaborativo nas estratégias de Marketing é cada vez mais importante para o sucesso de um projeto.  O projeto Fiat Mio é um modelo criado nos moldes do consumidor. Para isso, a Fiat levou para dentro da fábrica pessoas que ajudassem a montar o conceito do carro, numa plataforma de inversão de processo, já que a empresa desejava escutar o consumidor durante a produção.
 
Para oferecer esta interatividade com os clientes, a internet teve um papel fundamental. No blog criado pela empresa, o internauta postava suas ideias, dava sugestões e ajudava a desenvolver o projeto, com isso o cliente passou a ter a sensação de que aquele carro foi feito por ele e para ele.

 

Por Prof. Menegatti

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