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Liderança atenta

Liderança atenta

Atualizado: Terça-feira, 2 Junho de 2009 as 12

Num curso para formação de líderes, quando solicitado aos alunos que apontassem as várias habilidades que um líder necessita para ter sucesso, uma das mais comentadas dizia respeito ao "saber ouvir". Se a idéia de que ouvir é vital para os líderes de hoje, então por que é tão difícil achar pessoas que entendam nosso ponto de vista?

- O homem de negócios passa em média cerca de 40% do seu dia ouvindo. Uma pequena melhora na eficácia de ouvir vai melhorar uma boa parte do seu dia de trabalho.

- Infelizmente, a humildade tende a diminuir com o aumento do sucesso da pessoa. Como disse o consultor Fred Brow: "Quando você está no topo do seu jogo, tende a deixar de ouvir". Então, os líderes têm que se esforçar para ter certeza de que estão ouvindo tão bem o cliente ou os seus colaboradores de hoje, quanto ouviam em seus primeiros anos da sua carreira.

- Grande parte da comunicação durante uma conversação ocorre através do tom de voz e da linguagem corporal (os estudos a este respeito são limitados. Basta dizer que muito do significado é comunicado por meios não verbais). A sintonia das indicações não verbais pode ampliar muito a sua compreensão dos significados ocultos existentes numa conversação.

É como diz o guru Peter Drucker: "O mais importante em uma comunicação é ouvir o que não está sendo dito".

Prof. Menegatti é conferencista em Vendas, Motivação e Liderança. Entre seus produtos estão o livro "Desperte seu Potencial Emocional", o CD Motivacional "Marcado para Vencer" e o DVD "Campeão de Vendas".

Contatos:

www.menegatti.srv.br  

[email protected]    

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