MENU

O humilde será exaltado...

O humilde será exaltado...

Atualizado: Segunda-feira, 10 Janeiro de 2011 as 3:34

A confiança naquilo que fazemos e o senso de valor que temos a nosso respeito é uma coisa extraordinária. No entanto, quando este sentimento passa da conta, pode se tornar muito destrutivo. Segundo C.S. Lewis para descobrir quão orgulhoso você é, a maneira mais fácil é perguntar-se:

Quanto me desagrada que os outros me tratem como inferior, ou não notem minha presença?

A questão é que o orgulho de cada um está em competição direta com o orgulho de todos os outros. Dizemos que uma pessoa é orgulhosa por ser rica, inteligente ou bonita, mais isso não é verdade. As pessoas são orgulhosas por serem mais ricas, mais inteligentes e mais bonitas que as outras. Se todos fossem igualmente ricos, inteligentes e bonitos, não haveria do que se orgulhar.

É a comparação que torna a pessoa orgulhosa: o prazer de estar acima do restante das outras pessoas.

Nós devemos aprender uma lição com um dos maiores presidentes da história dos Estados Unidos. Uma noite, Roosevelt e seu amigo Beebe estavam caminhando pelo quintal da casa de Roosevelt em Nova York. Ele olhou cuidadosamente o céu crivado de estrelas e, ao encontrar uma nuvem luminosa na curva da constelação do Pégaso, disse: “Aquela é a galáxia espiral de Andrômeda. É tão grande quanto a nossa Via Láctea e composta por cem bilhões de sóis. É uma entre cem bilhões de galáxias”.

Em seguida, o presidente olhou para Beebe e falou:

“Agora já me sinto suficientemente pequeno! É hora de dormir”.

Prof. Menegatti   é conferencista em Vendas, Motivação e Liderança. Entre seus produtos estão o livro ''Desperte seu Potencial Emocional'', o CD Motivacional ''Marcado para Vencer'' e o DVD ''Campeão de Vendas''.

www.menegatti.srv.br   -   [email protected]

veja também