MENU

A primeira impressão é a que fica

A primeira impressão é a que fica

Atualizado: Sexta-feira, 16 Novembro de 2012 as 8:37

 

É quase impossível superestimar a importância do que as pessoas pensam ao ver algo pela primeira vez. Por mais que gostemos de fingir que somos objetivos, equilibrados e racionais com o que encontramos pela vida, pesquisas mostram que somos influenciados por nossa primeira experiência e, a partir daí, saímos em busca de provas que se encaixem no que decidimos que está certo.  
 
O mesmo acontece com as palavras. Peça a uma pessoa avaliar João e José e decidir rapidamente de quem ela acha que gosta mais:
 
João: é inteligente, trabalhador, impulsivo, crítico, teimoso e ciumento.
 
José: é ciumento, teimoso, crítico, impulsivo, trabalhador e inteligente.
 
Não deve haver diferença, já que as descrições contêm exatamente as mesmas palavras, mas a maioria das pessoas inconscientemente atribui maior peso às palavras que ouvem em primeiro lugar e dizem que preferem João e não José.
 
Compreender a natureza desse condicionamento é vital para compreender o comportamento do consumidor. As primeiras experiências, as primeiras mensagens da marca, as primeiras impressões, as primeiras experiências sensoriais e o que as primeiras pessoas dizem sobre um produto são extremamente influentes.
 
 
por Prof. Menegatti
 

veja também