MENU

Se beber, o motorista não dirige!

Se beber, o motorista não dirige!

Atualizado: Terça-feira, 1 Novembro de 2011 as 9:53

Pensando nessa necessidade de mercado, a Nissan lançou recentemente um novo conceito que promete fazer o motorista cumprir a lei.

O projeto consiste num conjunto de dispositivos encarregados de monitorar a lucidez do motorista. Caso não passe nos testes, o carro pára e dispara um alerta.

Veja quais são os testes realizados:

1. Marcha: o motorista não consegue mudar de marcha sem que o sistema faça um exame de transpiração na palma da sua mão.

2. Banco: se o motorista pensar em usar luvas para dirigir, saiba que a segunda etapa dos testes inclui um sensor de odor no banco do motorista e nos assentos dos passageiros.

3. Rosto: se abrir as janelas e conseguir enganar o sistema com um aromatizador barato, vem a parte mais interessante deste carro. Uma câmera é apontada diretamente para o rosto do motorista, e com uma leitura de pontos-chaves do rosto, principalmente os olhos, é possível identificar o nível de consciência do motorista. Desta forma, tanto para níveis alcoólicos elevados, como para motoristas com sono, ao detectar uma possível sonolência, o sistema emite o alerta e de quebra dá-lhe um apertão com o cinto de segurança.

Essa é sem dúvida uma ótima ideia e esperamos que, ao ser produzido, este carro seja acessível para todos os bolsos e com isso consiga atingir seu principal objetivo, reduzir o grande número de acidentes.

Prof. Menegatti é conferencista em Vendas, Motivação e Liderança. Entre seus produtos estão o livro ''Desperte seu Potencial Emocional'', o CD Motivacional ''Marcado para Vencer'' e o DVD ''Campeão de Vendas''.

www.menegatti.srv.br - [email protected]

veja também