MENU

Caminhando rumo à perfeição

Caminhando rumo à perfeição

Atualizado: Terça-feira, 23 Fevereiro de 2010 as 12

"Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito" (Pv 4: 18).     

A vida cristã pode ser comparada à vida escolar de um indivíduo. Ao ingressar ele é preparado para a alfabetização; aprende alguns conceitos básicos para poder se localizar no espaço físico; aprende a discriminar cores, fazer associações de idéias;enfim, é apresentado a um mundo totalmente novo para ele, do qual ele precisará paulatinamente ter conhecimento, até para que possa interagir e atuar nele no futuro.   

Quando alguém "nasce de novo" na família de Deus, é comparado a um bebê: "Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo" (1 Pd 2: 2).   

 No decorrer da vida cristã é preciso receber alimento sólido diariamente para que haja pleno desenvolvimento; caso contrário, haverá "raquitismo" espiritual; gerando pessoas despreparadas para enfrentar as situações adversas e, conseqüentemente, inabilitadas para fazer a obra de Deus.  

"Porque qualquer que ainda  se alimenta de leite não está experimentado na Palavra da justiça, porque é menino. Mas o alimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal". (Hb 5: 13, 14)      

Do mesmo modo que não vemos coerência em um indivíduo de dez anos tomar leite na mamadeira, o Senhor também na vê coerência em ver seus filhos indefinidamente imaturos espirituais: "Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, mas logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino" (1 Co 13: 11).  É Preciso buscar aprender em Sua Palavra os princípios do Reino de Deus; até porque agora somos seus cidadãos.        

Infelizmente muitos cristãos, por comodidade, preferem viver eternamente dependentes  das orações de outras pessoas tidas como especiais no meio evangélico. Jesus nunca disse que haveria um grupo seleto de crentes para realizar a Sua obra, e de outro grupo dos incapacitados. Pelo contrário. Ele disse: "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as mesmas obras que eu faço,e as fará maiores do que estas, porque eu vou para o meu Pai" (Jo 14: 12). Qual é a única condição? Apenas crer.  

O Senhor espera que respondamos ao Seu amor incondicional por nós. Ele nos amou mesmo quando não merecíamos. Precisamos "conhecer e prosseguir em conhecer o Senhor" ( Os 6: 3).

Uma vida de oração, leitura da Palavra de Deus e comunhão com Seu Espírito são formas de adquirir conhecimento e crescimento espiritual. "A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus" (Rm 10: 17). Como venceremos o mundo pela com a nossa fé se não conhecemos a Palavra de Deus? 

"Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé" (1 Jo 5: 4). 

A vereda do justo, ou seja, a  caminhada cristã, dá-se por um processo natural e gradual rumo a perfeição. Logicamente que esta perfeição nunca poderá ser comparada com a perfeição de Deus, pois fomos concebidos em pecado. Mas, assim como a luz do alvorecer, que vai brilhando mais e mais, até o desabrochar do dia perfeito, tal qual é nossa vida. Temos uma missão a cumprir. O Senhor deseja o nosso aperfeiçoamento para os diversos ministérios  e a edificação do corpo de Cristo. Um dia fomos cuidados; amanhã seremos cuidadores.  É a ordem natural das coisas.   

"Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo; até que cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo; para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulentamente" (Ef 4:12, 13, 14).   

É isso que Deus espera de todos nós. Precisamos dar muitos frutos para o Seu Reino. Um dia daremos conta!   

Mônica Valentim

Mônica Valentim é pedagoga, com expecialização em Orientação Educacional e Profissional; pós- graduada em Psicomotricidade. Possui especialização em Modificabilidade Cognitiva PEI- Nível I, Jerusalém, Israel. Bacharelanda em Teologia.     

veja também