Inspire-se em ‘Números’ e conte! Isso transformará suas finanças

Quero desafiar você a anotar todos os seus gastos durante um mês, começando no primeiro dia e indo até o último.

Fonte: Guiame, Paulo de TarsoAtualizado: terça-feira, 13 de abril de 2021 às 17:54
(Foto: Unsplash)
(Foto: Unsplash)

Vamos agora iniciar os estudos financeiros no livro de Números.

Veja que título interessante o deste livro: Núme­ros.

A razão deste título é que o livro apresenta a contagem do povo de Israel, mas este título representa também uma coincidência maravilhosa porque números têm tudo a ver com finanças.

Uma coisa é certa: os números da nossa vida financeira expressam bem os nossos valores, como também desven­dam a maneira como administramos o nosso dinheiro. Você sabia disso?

Então, neste primeiro estudo no livro de Números eu gos­taria de entusiasmar você a fazer como os israelitas fizeram no passado. Eles contaram. Contaram para saber como estava a população. E que tal iniciar este estudo contando seus números financeiros?

Veja, estes estudos que estamos fazendo aqui destinam-se a criar uma verdadeira transformação em nossa vida finan­ceira. Acredito que você também deseja essa transformação.

Então vamos contar. Mesmo Jesus nos mandou contar. Ele disse que se alguém vai construir uma torre, precisa fazer as contas para saber se tem dinheiro suficiente para terminar a obra. Confira em Lucas 14.28-30.

Quero então desafiar você a anotar todos os seus gas­tos durante um mês, começando no primeiro dia e indo até o último. Assim você saberá exatamente como está gas­tando o seu dinheiro. Isso é necessário.

É o início para uma transformação financeira. Anote, seja numa folha ou em uma planilha de gastos. Não importa! O mais importante é que você saiba para onde o dinheiro está indo. Você vai se sur­preender como boa parte do seu dinheiro poderia ser usado bem melhor, mas só saberá se fizer como os israelitas e como Jesus também mandou: Contando!

Uma pergunta clássica que normalmente fazemos é: para onde foi o dinheiro? Talvez essa seja a pergunta que mais nos fazemos sobre esse assunto. Agora é hora de reverter com­pletamente essa tendência de ficar perguntando isso. Anotar os gastos pode não ser muito prazeroso, mas para os querem levar a sério sua vida financeira, é o primeiro passo a partir do qual você pode mapear para onde o dinheiro está indo. Vejo muitos cristãos dedicados, mas sofrendo financeiramente porque não têm um planejamento para usar o dinheiro.

Como iniciar esse planejamento? Contando. Números. Veja só que maravilha esse livro da Palavra de Deus. Ele veio na hora certa.

À medida que for contando, você vai saber exatamente para onde o dinheiro está indo. Será que ele vai para onde você gostaria que ele fosse? Uma parte talvez. Mas você per­ceberá que outra parte não. Baseado nesse levantamento ini­cial, você poderá iniciar o seu planejamento financeiro.

Conclusão: Contar é como criar uma radiografia exata com base nos números e é o passo inicial para uma nova jornada financeira. Pegue a primeira folha que vir e comece no primeiro dia do mês a anotar os seus gastos. Ao final do mês faça um resumo e veja como está gas­tando o dinheiro.

Por Paulo de Tarso, pastor, engenheiro e mestre em Teologia. Fundador do Ministério Finanças para a Vida, que ensina pessoas de todas as idades a administrar o dinheiro de acordo com a Bíblia. É autor dos livros “Sucesso Financeiro” e da série “Finanças em Ação”.

*O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Vida espiritual e material

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições