MENU

Sabedoria

A sabedoria é muito mais que a inteligência porque é ela que leva você a fazer a coisa certa.

fonte: Guiame, Paulo de Tarso

Atualizado: Quarta-feira, 5 Fevereiro de 2020 as 2:08

(Foto: Crosswalk)
(Foto: Crosswalk)

Ainda acompanhando a trajetória de José, vamos conversar sobre sabedoria. Você se considera uma pessoa que administra o seu dinheiro com sabedoria?

A sabedoria é muito mais que a inteligência porque é ela que leva você a fazer a coisa certa, aquilo que agrada a Deus.

José fazia isso. Ainda jovem, ele já trabalhava, ajudando seus irmãos nas tarefas do dia a dia. Veja o que diz o texto bíblico: Quando José era um jovem de dezessete anos, cuidava das ovelhas e das cabras, junto com seus irmãos, os filhos de Bila e de Zilpa, que eram mulheres de seu pai. (Gênesis 37.2). Isso é sabedoria financeira. Se você é jovem, você ajuda seus pais nas tarefas da casa? Saiba que essas pequenas atitudes também determi­nam se você é ou não uma pessoa financeiramente sábia.

Quando Jacó pediu a José que fosse levar comida para seus irmãos que estavam no campo, ele disse “Sim, Senhor”. Ele não ficou em dúvida, ou dizendo: “Pai, deixe eu terminar de fazer isso ou aquilo”. Nada disso! Ele disse: “Sim, senhor”. Isso significa obediência. E a obediência é de fundamental importância para a sabedoria financeira.

Você é obediente a Deus? Você obedece às autoridades que estão acima de você? Se quiser ter sucesso financeiro, você precisa fazer isso sem falta.

Bem, você deve lembrar-se de que José foi vendido como escravo a Potifar, o oficial do faraó. E o que aconteceu na casa dele? Potifar viu claramente que a bênção de Deus estava sobre José, que José buscava sabedoria em Deus para fazer o seu trabalho. Qual foi o resultado disso? Potifar nomeou José para administrar todos os seus bens. Veja o que diz o texto bíblico: O Senhor Deus estava com José. Ele morava na casa do seu dono e ia muito bem em tudo. O dono de José viu que o Senhor estava com ele e o abençoava em tudo o que fazia. Assim, José ganhou a simpatia do seu dono, que o pôs como seu ajudante particular. Potifar deu a José a responsabilidade de cuidar da sua casa e tomar conta de tudo o que era seu (Gênesis 39.2-4). Isso é sabedoria financeira — quando as pessoas reconhecem que sua competência vem de Deus e não de você mesmo.

Depois José foi parar na prisão e também lá foi colocado como administrador.

Por último, ao interpretar o sonho do faraó, José ouviu diretamente dele essas palavras que atestam de forma definitiva sua sabedoria. Veja o que ele disse: Deus lhe mostrou tudo isso, e assim está claro que não há ninguém que tenha mais capacidade e sabedoria do que você, você vai ficar encarregado do meu palácio, e todo o meu povo obedecerá às suas ordens. Só eu terei mais autoridade do que você, pois eu sou o rei. Neste momento eu o ponho como governador de todo o Egito. (Gênesis 41.39-41). O rei disse a José: “Eu sou o rei, mas sem a sua licença ninguém poderá fazer nada em toda a terra do Egito” (Gênesis 41.44).

Conclusão: Só com a sabedoria de Deus você poderá ser um administrador aprovado. Busque essa sabedoria em Deus e em sua Palavra. Não confie em você mesmo. Administre submisso à vontade de Deus. A questão não é o que você quer fazer, mas o que ele quer e como ele quer agir através de você. Isso é sabedoria que vem de Deus.

Por Paulo de Tarso, pastor, engenheiro e mestre em Teologia.  Fundador do Ministério Finanças para a Vida, que ensina pessoas de todas as idades a administrar o dinheiro de acordo com a Bíblia. É autor dos livros “Sucesso Financeiro” e da série “Finanças em Ação”.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Poupança

 

veja também