MENU

Tempo

Este é um fator estratégico quando se fala de dinheiro.

fonte: Guiame, Paulo de Tarso

Atualizado: Quarta-feira, 27 Novembro de 2019 as 2:01

(Foto: Getty)
(Foto: Getty)

Vamos continuar examinando a vida de José, que se colocou nas mãos de Deus de forma tão extraordinária. Vamos aprender com ele, um dos maiores administradores financeiros de todos os tempos.

Gostaria então de chamar a sua atenção para o tempo, porque este é um fator estratégico quando se fala de dinheiro. Com o tempo, pequenas quantias podem tornar-se grandes.

É interessante notar que José nos ensina sobre o tempo já antes de nascer. É que o nascimento de José era uma impos­sibilidade humana porque Raquel, sua mãe, simplesmente não podia ter filhos. Ela teve de aguardar um bom tempo até que Deus desse a ela a oportunidade de ter José.

E eu per­gunto: Você é ansioso para obter seus resultados financeiros? Agora perceba que, ainda muito jovem, com apenas dezes­sete anos, José teve sonhos revelando o seu futuro. Será que ele alcançaria rapidamente seus resultados?

Como a história revelou, José foi vendido pelos seus irmãos e foi comprado como escravo por Potifar, alto oficial do faraó. O tempo foi passando, José se mostrou um jovem temente a Deus e seus resultados foram excelentes.

Mais uma vez José foi injusti­çado por intrigas familiares e foi parar na prisão. Ao todo foram treze longos anos entre a casa de Potifar e o cárcere. E durante o tempo em que José passou na prisão aconteceu um fato inédito.

Ele havia interpretado o sonho do copeiro do rei e, tendo feito isso, pediu insistentemente ao copeiro que intercedesse por ele junto ao faraó para sair da prisão.

Para tristeza de José, o copeiro se esqueceu dele durante dois longos anos. Como você lidaria com esse longo tempo?

No entanto, no tempo de Deus, o faraó teve um sonho que nin­guém conseguia interpretar. O copeiro lembrou-se de José e ele foi chamado imediatamente da prisão à presença do faraó. Agora o tempo corria a seu favor.

José interpretou o sonho do faraó e foi colocado na posição de governador. Após nove anos de espera, os irmãos de José foram ao Egito à procura de comida e então José se deu a conhecer a eles. José estava agora com trinta e nove anos. Nada menos que vinte e dois anos se passaram desde que aquele adolescente de 17 anos teve os sonhos que agora estavam se realizando. Um longo período de tempo, de amadurecimento para que suas con­quistas pudessem ser alcançadas e a relação com sua família pudesse ser restaurada.

Ele reencontrou seu pai e pôde lhe dar um longo abraço e chorar com ele. José morreu com cento e dez anos de idade, deixando uma mensagem de esperança para as futuras gerações. Ele disse: Eu vou morrer logo, mas estou certo de que Deus virá ajudá-los e os levará deste país para a terra que ele jurou dar a Abraão, Isaque e Jacó (Gêne­sis 50.24). E no tempo de Deus isso realmente aconteceu.

Conclusão: O tempo é muito importante para que você possa alcançar seus objetivos financeiros. Deus trabalha com o tempo. Deixe de lado sua ansiedade por resultados financeiros e faça a coisa certa, a sua parte. Depois espere o tempo de Deus para que o plano dele se cumpra a em sua vida financeira.

Por Paulo de Tarso, pastor, engenheiro e mestre em Teologia.  Fundador do Ministério Finanças para a Vida, que ensina pessoas de todas as idades a administrar o dinheiro de acordo com a Bíblia. É autor dos livros “Sucesso Financeiro” e da série “Finanças em Ação”.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

veja também