O alívio vem de Deus, mas o descanso vem de você!

Alívio e descanso não são a mesma coisa! E não dependem só de Deus!

Fonte: Guiame, Rodrigo PestanaAtualizado: quinta-feira, 5 de setembro de 2024 às 18:50
(Foto: Unsplash/Joel Durkee)
(Foto: Unsplash/Joel Durkee)

Tá se sentindo “cansado”? Tá precisando de um “alívio”? Então esse artigo é para você!

Muitas vezes associamos as palavras “alívio” e “cansaço” como sinônimos, porém, elas são diferentes, e o texto em Mateus11.28-30 que Jesus os menciona esclarece isso.

A primeira coisa que você precisa fazer para alcançá-los é escutar a ordem de Jesus de “Vinde a mim”. Não tem como atingir o alívio e o descanso, sem ir até Jesus. Muitos de nós temos situações pessoais (traumas, abusos, dificuldades nos relacionamentos...) e também situações em que a própria sociedade nos impõe, como: impostos, imediatismo, a correria do dia a dia, que faz com que não tenhamos tempo para alcançar o alívio e o descanso. Portanto, a primeira coisa que você tem que entender é que tem que ir até Jesus, vá desse jeito mesmo, cansado, estressado, irritado, não espere você melhorar...o que Ele lhe diz é: VENHA A MIM! Vá desse jeito que você estiver, esse é o ponto de partida para tudo melhorar! Jesus está te esperando nessa situação!

Depois disso, antes de dar o segundo passo, preciso compartilhar um trecho de um artigo do site orvalho.com, que esclarece bem esses dois conceitos: -“Qual a diferença entre alívio e descanso? Numa certa ocasião precisei empurrar um carro que não funcionava, e tive que fazer muita força por não dispor de outros para ajudarem. Quando parei de empurrar o carro tive o alívio; como foi bom parar de fazer tanta força. O coração tinha vindo na boca! Minhas pernas estavam moles e terrivelmente afadigadas. Mas o descanso mesmo levou uns dois dias para acontecer; foi quando as dores das pernas passaram e eu me recompus de verdade.”

O trecho acima deixa claro a diferença entre os dois. O alívio é uma dimensão de socorro, de emergência, do imediato! Já o descanso vem depois, é uma consequência e leva um tempo a mais para atingir. O ponto é, você que está oprimido por várias coisas que já viveu e vive na sua vida, venha até o Senhor agora, pois Ele te promete o alívio que deseja (“Vinde a mim e Eu vos aliviarei”)! Ele sabe que é uma situação emergencial e está pronto para te dar esse alívio! É isso que você precisa agora, de alívio! Isso não depende de você, depende somente de Jesus, porém, o “trabalho grosso” de tirar esse fardo sobre você Ele vai fazer, Ele vai te dar o alívio que deseja! Tenha certeza, é uma promessa, creia nisso!

Por outro lado, isso não é o descanso em si, Jesus disse o seguinte sobre isso: “seja manso e humilde coração... e encontrareis descanso sobre a vossa alma”. Lembre-se de que o descanso leva tempo para ser alcançado e é um reflexo do alívio. Para atingir esse descanso, depende de nós. O Senhor deseja que sejamos mansos e humildes de coração. Ser manso não é uma fraqueza, é mais uma energia controlada. A pessoa que é mansa, tem domínio próprio, controla suas emoções, venceu a raiva, o ódio, a mágoa, enfim, ela foi tratada por dentro. Por isso que uma coisa é ter alívio e outra descanso na alma. Se não formos tratados por dentro (e isso leva tempo e depende de cada um), nunca atingiremos o descanso que queremos!

De igual forma o humilde de coração, não devemos ser orgulhosos, arrogantes, cheios de si, temos que ter um coração que perdoe, que não guarde mágoas, que se permita viver o novo e não no passado, um coração não vingativo dos que te fizeram mal, um coração que te permita orar pelos que te perseguem, um coração que parou de remoer as coisas ruins, que olha para frente! VIVA O NOVO DO SENHOR NA SUA VIDA, isso trará o descanso que você tanto deseja!! Quanto mais rápido permitir isso, mais rápido esse descanso chegará! Esse descanso é uma promessa de Deus para todos que fazem isso, e está a seu alcance! Não perca essa oportunidade, pois o alívio vem de Deus, mas o descanso depende de você...não se esqueça! Que Deus te abençoe!

 

Rodrigo Pestana é Pastor, Engenheiro, Bacharel em Teologia com pós em Psicologia. Ministro de libertação, intercessor e capelão em centros de recuperação e hospitais. Ajuda as pessoas no entendimento bíblico, aconselhamentos e na ativação de seus dons. Canal no YouTube com seu nome, onde ministra semanalmente. Mora na cidade de Indaiatuba/SP, casado com Daniela e pai de Raphael.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: O que significa ser filho de Deus?

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições