O que significa ser filho de Deus?

Nem todos que se dizem ser filhos de Deus, são filhos de verdade!

Fonte: Guiame, Rodrigo PestanaAtualizado: quinta-feira, 22 de agosto de 2024 às 18:48
(Foto: Unsplas/Aaron Burden)
(Foto: Unsplas/Aaron Burden)

Eu não sei se você que está lendo é pai ou mãe, porém, naturalmente, quando os filhos nascem, os pais educam, colocam seus costumes, hobbies, enfim, fazem tudo que gostam junto com seus filhos. Além disso, querem lhes dar um caráter, uma personalidade daquilo que eles entendem que é o correto de se agir.

Existem muitas situações em que escutamos: “Você tem o jeito do seu pai”, “você tem os traços da sua mãe”, “isso que você fez foi igualzinho o que seu pai faz”. Frases como essas são comuns, e através disso relacionamos que uma pessoa é filha de outra, pelas características, trejeitos, comportamentos que um dos seus genitores também faz. Os filhos se espelham nos pais, e os pais querem que seus filhos tenham os mesmos valores e comportamentos que eles têm. Isso é normal, comum e saudável!

Agora, o que você imagina quando falamos que somos filhos de “Deus”? Seguindo a mesma analogia, é de que seremos reconhecidos por termos as mesmas características, comportamentos que nosso pai celestial, que é Deus! Portanto, vou colocar alguns pontos relevantes, se você quer ser de fato, reconhecido como FILHO DE DEUS aonde você estiver!

A Bíblia diz em Mateus 5.9 que os filhos de Deus são pacificadores. O verdadeiro significado disso é muito maior que ser uma pessoa que não quer briga, é o conceito de “shalom”, é uma paz que abrange todas as esferas de vida da pessoa. É aquela pessoa que leva a paz, que promove a paz, que traz paz no ambiente quando ela chega. Tem pessoas que quando chegam no ambiente, já imaginam confusão, muitos dizem: “Lá vem o encrenqueiro”, mas o filho de Deus não, é justamente o contrário, o ambiente pode estar conturbado, mas quando ele chega, através de seu comportamento e de suas palavras sábias, a paz invade o ambiente! Isso é algo poderoso!

Outra característica de um filho de Deus é que ele ama o inimigo e ora por quem lhe persegue. No mesmo capítulo 5 de Mateus, porém nos versículos 43 a 45 fala sobre isso. A questão de amar o inimigo, não é de você convidá-lo para comer uma pizza na sua casa no fim de semana, essa palavra do grego é ágape, que é aquele amor sacrificial, que tudo suporta, ou seja, o que Deus quer dizer é, com relação a seu inimigo, não revide, não se vingue, suporte-o, aguenta firme, Ele agiu dessa forma, você também consegue! E com relação aos perseguidores, ore por eles, mas não como aqueles discípulos que pediram que “caísse fogo do céu” para consumir as pessoas, ore para que a pessoa se arrependa, para que ela conheça os caminhos do Senhor, ore por uma mudança significativa na vida dela. Resumindo, não ore por morte ou retaliação, ore por transformação e salvação! Ser filho de Deus é agir exatamente dessa forma!

Em Romanos 8 fala que ser filho de Deus significa ser guiados pelo Espírito Santo de Deus. Esse capítulo faz comparações entre uma vida na carne e outra no Espírito. Poderia dizer que é sobre estilo de vida! Ou você é propenso para as coisas que satisfazem a sua carne (vícios, prostituição, baladas...), ou você é propenso para as coisas do Espírito (amar, ter temor a Deus, ajudar o próximo...). Quem é filho de Deus não vive na prática do pecado, ele vai melhorando progressivamente. Ver uma pessoa nessa dinâmica é maravilhoso... parece que escuto o Espírito Santo dizendo: “Esse aí se tornou filho de Deus mesmo” (Romanos 8.16).

Por fim, no primeiro capítulo do Evangelho de João diz que quem recebeu Jesus na sua vida, se tornou filho de Deus pois acreditou n’Ele! A meu ver esse é o mais importante de todos, pois esse tem que ser a primeira coisa a se fazer, para que depois possamos “exalar” sermos de fato da paz, do amor, da oração, enfim, se deixar ser guiado por Deus! É disso que se trata ser filho de Deus! Não se trata da igreja que você vai, ou quantas vezes vai na semana, mas se trata do quanto de Deus de verdade está inserido na sua vida! Ir na Igreja é fácil, amar o inimigo é difícil! Ter uma Bíblia é fácil, ser uma “Bíblia viva” para os outros é que é difícil! Usar uma cruz no peito é fácil, mortificar sua carne para viver no espírito é difícil! Ou seja, se você quer ser filho de Deus, você precisa ser parecido com Ele, e muitas vezes, nem precisará abrir a sua boca para que os outros saibam! Que Deus te abençoe!

 

Rodrigo Pestana é Pastor, Engenheiro, Bacharel em Teologia com pós em Psicologia. Ministro de libertação, intercessor e capelão em centros de recuperação e hospitais. Ajuda as pessoas no entendimento bíblico, aconselhamentos e na ativação de seus dons. Canal no YouTube com seu nome, onde ministra semanalmente. Mora na cidade de Indaiatuba/SP, casado com Daniela e pai de Raphael.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: A pessoa que teme ao Senhor

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições