A pessoa que teme ao Senhor

Na minha opinião, o temor a Deus é a principal característica que um cristão deve ter!

Fonte: Guiame, Rodrigo PestanaAtualizado: quinta-feira, 8 de agosto de 2024 às 18:59
(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

Essa sem dúvida, é uma das coisas que mais falo para as pessoas, principalmente as recém-convertidas. Meu desejo é que as pessoas desenvolvam desde o início o que cristãos mais maduros chamam de “temor ao Senhor”. Não significa dizer para terem medo de Deus, não, não é disso, mas de desenvolver uma vida cristã baseado em reverência, respeito, e uma vida de devoção ao Senhor.

Existem muitas passagens bíblicas que falam de temor a Deus, e inclusive tem passagens que falam das consequências de se ter temor a Deus, o que é muito interessante também. Mas porque será que isso é tão importante? De maneira bem simplista, eu definiria temor a Deus como dar valor a Deus, respeitar Sua Pessoa e Palavra, mais do que qualquer coisa em sua vida. É quando a pessoa deixa de fazer coisas somente por amor à Ele. Por exemplo, a pessoa tem um vício que está difícil de sair, já tentou de tudo, mas não está conseguindo, mesmo assim ela não desiste, e ela está disposta a fazer de tudo, porque não quer magoar a Deus. Já vi pessoas conseguirem quando colocam o desejo de Deus acima do seu próprio! É tremendo o agir de Deus quando Ele é colocado em 1º lugar! Quando a pessoa chega nesse nível, eu creio que está agradando a Deus.

Como disse, isso pode estar atrelado a diversas promessas sobre sua vida e família também, o que torna o temor a Deus ainda melhor! Percebo que o que as pessoas mais querem quando chegam na igreja, é conhecer a Deus, terem uma vida de paz, querem ver seus filhos abençoados, enfim, são coisas “padrão” que toda pessoa deseja, e isso não está errado, mas como disse no início, o temor ao Senhor te faz viver várias promessas nesse sentido também.

Peguei um exemplo somente, no Salmos 25.12-14, tem o relato de uma pessoa que teme a Deus. Geralmente, uma pessoa que teme a Deus tem direção sobre suas vidas! Esse salmo diz: “Qual é o homem que teme ao Senhor? Ele o ensinará no caminho que deve seguir”. Todo cristão quer ter direção na sua vida. Quando é a hora de agir? De parar? De observar somente? Enfim, e isso para diversas áreas na vida, seja ela espiritual, profissional, familiar, conjugal, não importa qual seja, queremos a direção do Senhor para não errarmos! O Senhor afirma na sua Palavra, que quem teme ao Senhor, vai receber a direção certa! Uau...eu quero isso! Então é isso que temos que fazer, temos que desenvolver uma vida de devoção a Deus, com respeito, pois Ele promete que irá nos conduzir sempre nos melhores caminhos! Nem sempre o que achamos bom é bom para nossa vida, mas com o Senhor, Ele vai nos direcionar. Eu creio nisso! Amém?

Outro ponto relevante sobre esse texto, é que a bíblia nos diz que: “a sua descendência herdará a terra”. Muitas pessoas chegam na Igreja, e obviamente desejam o bem para seus filhos, netos e por aí vai. Uma excelente forma de conquistar isso, é ela sendo uma pessoa temente a Deus! É isso mesmo que você entendeu.... o fato de você ser uma pessoa temente a Deus, fará com que seus filhos sejam “automaticamente” abençoados! Muitas promessas de Deus são geracionais, ou seja, são sobre você e sua descendência, e não somente para você. Lembram o que Ele disse para Abrahão, “em ti serão benditas todas as famílias da terra”. Deus estava querendo dizer, que não somente Abrahão seria abençoado, mas através dele, todas as famílias da terra seriam também! E para isso acontecer, isso passaria pelos seus descendentes! Vemos o próprio Isaque sendo abençoado, por causa da vida de temor de Abrahão com Deus, Deus deixa isso muito claro em Gn26.24: ...eu sou contigo, te abençoarei, e multiplicarei sua descendência por amor de Abraão, meu servo”. Resumindo, Deus está falando para Isaque que ele será abençoado por causa da vida do seu pai! Eu vejo que isso acontece muitas vezes nos dias de hoje, filhos que vivem “maravilhas” ....mal sabem eles que isso é fruto da vida de amor, devoção e respeito a Deus de seus pais. Deus é maravilhoso, Ele cuida dos nossos filhos como nós nem conseguiríamos imaginar! Ele honra a aliança que temos com Ele!!

Então, te sugiro buscar essa vida de temor a Deus. Lendo a Bíblia, declarando-a sobre sua vida e família, orando ao Senhor, buscando a Ele em primeiro lugar, acima de tudo e todos, pois creio que fazendo isso, “automaticamente”, muitas das coisas que são motivo da sua oração, Deus irá cuidar e honrar através da sua aliança e temor a Ele. Então, que assim seja! Que você seja cada vez mais temente ao Senhor, em nome de Jesus! Deus te abençoe!

 

Rodrigo Pestana é Pastor, Engenheiro, Bacharel em Teologia com pós em Psicologia. Ministro de libertação, intercessor e capelão em centros de recuperação e hospitais. Ajuda as pessoas no entendimento bíblico, aconselhamentos e na ativação de seus dons. Canal no YouTube com seu nome, onde ministra semanalmente. Mora na cidade de Indaiatuba/SP, casado com Daniela e pai de Raphael.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: Deus também diz NÃO! – Parte 2

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições