Rosana Sá

Rosana Sá

Cristã desde adolescente, Membro da Igreja Metodista Wesleyana, Diretora Geral de Ministérios, Adm de Empresas, Professora Universitária, Empresária, Mentora de Líderes e Equipes e CEO da Cyclos Consultoria.

O fruto do florescimento

Série: Florescimento – vida plena em Deus.

Fonte: Guiame, Rosana SáAtualizado: segunda-feira, 22 de setembro de 2025 às 18:11
(Foto: Unsplash/Michael Held)
(Foto: Unsplash/Michael Held)

Introdução

Setembro Amarelo nos ajuda a pensar que o florescimento não é fim em si mesmo. Deus nos faz florescer para que nossa vida gere frutos visíveis, que alimentem, inspirem e transformem outros.

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.” (Gálatas 5:22-23)

- O verdadeiro florescimento gera caráter transformado.

- Os frutos do Espírito são evidências de que a vida de Cristo habita em nós.

- O florescimento também tem impacto comunitário: quem floresce, abençoa outros.

 

Jesus disse: “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.” (João 15:8)

Aplicação prática

- Olhar para si: examine que frutos têm nascido em sua vida. Perceba-se: será que você tem reagido com mansidão diante de conflitos? Tem exercitado domínio próprio nas pressões do dia a dia? A alegria do Senhor ainda transborda em você, mesmo em meio às lutas?

- Olhar para o outro: lembre-se de que frutos não são para o consumo próprio apenas, mas para abençoar outros. Quem ao seu redor pode ser fortalecido pelos frutos do seu florescimento? Perceba o outro: alguém pode estar precisando de uma palavra de paz em meio ao luto, de uma atitude de bondade em um momento de necessidade, ou de paciência para superar suas falhas. Compartilhe seus frutos em gestos concretos de amor.

 

Florescimento em Ação

Florescer em Deus é espalhar o perfume de Cristo por meio dos frutos do Espírito. Mas frutos não existem para permanecer nas árvores — eles precisam ser partilhados.

Quais frutos você já pode repartir hoje?

Quem está perto de você e precisa provar da bondade, da paciência ou da paz que o Espírito tem gerado em sua vida? - 7 -

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

A BÍBLIA SAGRADA. Tradução de João Ferreira de Almeida. Sociedade Bíblica do Brasil.

SELIGMAN, Martin. Florescer: Uma nova compreensão sobre a natureza da felicidade e do bem-estar. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Várias edições em português.

ROSENBERG, Marshall B. Comunicação Não Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Ágora, 2006.

 

Rosana Sá (@rosanasa_oficial) é Mentora de Líderes e Equipes, CEO & Founder da Cyclos Consultoria, empresa dedicada a inovação e transformações organizacionais por meio da humanização, comunicação e resultados sustentáveis.  Administradora com especializações em Marketing, Neurociência e Comportamento PUCRS, Cursando MBA em Inteligência Artificial aplicada à Gestão de Negócios, Certificada em Educação Virtual pelo Senac-SP, Certificações em Inteligência Emocional, Analista Comportamental Profiler – Sólides, Disc pelas Thomas Internation e consultora empresarial. Professora Universitária, Diretora de Gestão Estratégica na Academia Nacional de Seguros e Previdência. Palestrante e Conferencista. Casada com Ataulfo, mãe da Brunna, do Luccas e da Sarah.

* O conteúdo do texto acima é de colaboração voluntária, seu teor é de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: O processo do florescer

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

Fé para o Impossível

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições