Capítulo Um, Versículo Um

Capítulo Um, Versículo Um

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:28

Por dias tenho meditado nos frutos que minha vida deve produzir através da ação de Deus agindo em mim. Tenho procurado ver quais resultados práticos a Palavra e o Espírito da Verdade e Santo têm provocado em mim; também vasculhado mais a fundo se obedeço a voz de Deus, Sua vontade e Suas ordens para minha vida e serviço.

O Espírito Santo me conduziu a uma hipótese que poderia prover-me de bons argumentos que me fariam refletir. Olhando os relatos bíblicos e as ordens dadas por Deus aos seus servos, os profetas, seus ministros e ao seu povo, temos compilado em sessenta e seis livros uma seqüência de ordenanças, cumprimentos ocorridos e, quando não ocorridos, um relato das conseqüências geradas pela desobediência e pela transgressão.

Ocorreu-me o seguinte: se Deus nos mandasse escrever a Bíblia hoje, como a escreveríamos? Que relatos, fatos e ordenanças seriam colocados nela? Que tipo de referência histórica teria a minha vida e testemunho? Com sinceridade, será que poderíamos deixar escrito algo que mudaria a vida das pessoas que virão depois de nós?

Encontraríamos relatos e mais relatos de libertações e transformações financeiras, um saldo enorme de pompa no estabelecimento de grandes impérios da religião, culto e soberba destinados aos grandes templos, adoração a homens naturais, engrandecimento de obras evangélicas especializadas em auto-ajuda, terapias alternativas e a conclamação e aprovação de receitas mirabolantes que ajuntam as pessoas em locais denominados igrejas, mas que contêm muito pouca vida.

Onde estão os homens como Noé, que recebeu uma ordem louca aos olhos naturais e salvou a humanidade? Onde estão os homens como Moisés, que não aceitou a escravidão do povo e, atendendo uma ordem de Deus, libertou e não desistiu? Onde estão valentes como Davi, que mesmo sendo coroado Rei, enfrentou anos e anos de perseguição sem desistir do plano e promessa de Deus para sua vida? Onde estão os homens que se parecem com Jesus e não querem para si a honra e glória? Quem estará disposto, como Jesus, a realizar curas espetaculares e pedir ao curado que nada fale, nada relate?

Senti-me penalizado pelas pessoas de todos os credos assistindo programas evangélicos na TV e que vêem apenas uma exaltação do nome da Igreja tal. Tive temor ao pensar nos doentes que são levados a matadouros espirituais e ali são saqueados economicamente e massacrados espiritualmente. Fui levado ao pranto ao deparar-me com o que nossos filhos e nossas famílias estão lendo e praticando: doutrinas de homens, regras de apóstolos que nada recebem de Deus e governam em causa própria defendendo seus empreendimentos, regendo com tirania, mandando e desmandando, ordenando e desordenado sem qualquer direção de Deus.

O que nossos filhos possuem à disposição senão uma vasta literatura evangélica que ensina a formar líderes em potencial, a ter sucesso nesta vida e regras básicas do "seja feliz aqui"? Conceitos de administração e marketing adaptados ao segmento evangélico, exaltado pela crítica especializada, porém produzindo uma safra de pessoas totalmente enganadas, vazias e mortas.

Deus nos pergunta: o que seria escrito no livro destinado a você na Bíblia atual? É claro que é hipotético, mas deveria fazer pensar nas prioridades de Deus e não nas prioridades pessoais. Uma Bíblia atual se resumiria em quantos pobres se tornaram empresários, em quantos fizeram da igreja moderna e do povo escravo a plataforma para o sucesso político ou artístico, em quantos se tornaram vencedores usando métodos exponenciais não avalizados pela Palavra ou por Deus... Tenho medo de continuar a escrever e mostrar o quanto a igreja se tornou o retrato dos homens e deixou de ser a família de Deus, a noiva de Cristo.

Os homens bíblicos escreveram sobre libertações dadas por Deus, tiranias doentias e escravagistas que caíram segundo Sua vontade, o escape dos opressores que possuíam força inigualável e foram dobrados diante da ação de Deus. Ele fez tudo isso e, com uma certeza produzida pelo Espírito Santo, afirmo que estamos na iminência de ver acontecer algo nunca visto, que trará a visão gloriosa de Deus ao Seu povo. Haverá uma purificação de Sua noiva.

Hoje, que relato bíblico nossa vida cristã produz que valeria ser escrito?

Valdir Ávila S. Junior é pastor, teólogo, músico e produtor musical. Participou com a Ruach Ministries International de viagem missionária à Finlândia com Asaph Borba e Donald Stoll, fundadores do Estúdio Life (RS). Gravou com Adhemar de Campos, Daniel Souza, Gerson Ortega, Gregório McNutt, Nívea Soares, Massao Suguihara, Sostenes Mendes e David Quinlan.

Foi pastor em Botucatu onde dirigiu grupos relacionados ao louvor congregacional, tais como: dança, libras, backing vocals, coral, músicos e técnicos de áudio. Implantou o Estúdio Voima que já produziu e gravou vários outros trabalhos pelo Brasil. Atualmente é Pastor da Igreja Bíblica Evangélica de Piracicaba, cidade onde reside e tem se dedicado ao ministério da palavra.

É integrante do Conselho Editorial da Revista Impacto - Americana.- www.revistaimpacto.com

Site pessoal: www.vidanaverdade.com.br - e.mail:[email protected]

Proprietário da Escola de Educação Infantil e Berçário Cercado de amor, uma escola com princípios cristãos, que cuida de crianças entre zero e cinco ano de idade. www.cercadodeamor.com.br

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições