MENU

Homem, Mulher e Casamento

Homem, Mulher e Casamento

Atualizado: Segunda-feira, 5 Julho de 2010 as 11:46

Como o casamento tem sido um grande problema para a humanidade e também para os evangélicos! Num primeiro instante, por não poder ter, mas ao tê-lo, não saber o que fazer. Quem está fora quer entrar e quem está dentro quer sair, esse é o ditado do mundo muito praticado.

O que é casamento aos olhos de Deus? Deus deu uma ordem a Adão: que com sua esposa enchessem a terra. Então casamento, para Deus, é ato sexual. Neste ponto descobrimos que muitos não passaram pela cerimônia, mas estão enfrentando rotineiramente os pecados advindos do adultério das relações sexuais ilícitas, pois se entregaram aos prazeres da carne e levam uma vida sexual ativa. Quando indagados ou questionados, refugiam-se na desculpa de não haver passado pela cerimônia ou união legal entre o homem e uma mulher, portanto dizem não serem casados.

Pais criam filhos ensinando-os resumidamente que casamento é uma cerimônia, com padre ou pastor, coral ou banda, padrinhos dos dois lados, uma festa regada a música e dança, quando casamento é muito mais do que isso. Pais, vocês têm preparado seus filhos para o ''depois da festa''? Têm ensinado que, logo após voltarem de uma viagem dos sonhos, começa a vida e prática real do casamento? Convivência e exercício de princípios cristãos? Este tem sido o testemunho dos pais? Não! Esses pais naturais, sem fundamentos cristãos, com o exemplo dos seus próprios casamentos, mostram aos filhos que esse relacionamento é algo chato, escravizador, cheio de palavras rudes, atitudes provocativas, brigas, discussões, linguagem torpe e desilusões.

Será que os filhos querem a mesma vida de casado que seus pais? O grande problema está no testemunho diário que não produz nada em ninguém, a não ser uma grande repulsa ao casamento que Deus criou para ser santo e prazeroso. Muitos noivos e noivas se frustram porque acham que o casamento será uma eterna festa. Vivem a sexualidade total antes da cerimônia e depois não conseguem ter algo novo, prazeroso e genuíno naquela relação. Deus prometeu abençoar e multiplicar em tudo, em todas as áreas, em todo tempo em nosso casamento. É preciso confiar em Suas promessas.

A Bíblia mostra algumas aproximações entre homens e mulheres, casamentos e vida conjugal, mas como entender o plano de Deus numa sociedade com educação e costumes tão distantes dos modelos bíblicos?

Deus criou homem e mulher para se unir em casamento e não em cerimônia. Para isso a Bíblia diz que o homem deve deixar seu pai e sua mãe e unir-se à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. Este unir-se é relação sexual. O problema é deixar de praticar todas as outras práticas que a modernidade diz serem normais. A Bíblia ensina a fazer morrer a natureza humana, manda fugir de paixões da mocidade, ensina a não tocar em mulher a não ser que esta seja a sua mulher, manda os homens não se envolverem em ambientes de prostituição e admoesta a tratar as mulheres como irmãs. Grande dilema é vencer a malícia que transtorna o coração. O olhar é que trai e Jesus ensinou que apenas olhar com intenção impura já é adultério. O adultério entra pelos olhos. Torna-nos maus, tanto homens quanto mulheres.

O homem mau é cheio de cobiça, nunca está contente com suas realizações, espera sempre algo a mais, é viciado em prazeres terrenos. Os homens maus, a Bíblia relata, são companheiros de gente que perverte os bons costumes, devassos, corruptos e libertinos, gente sem caráter, sem testemunho, não obedecem a ninguém a não ser a si próprios. Buscam apenas a satisfação pessoal e nunca ficam envergonhados de envergonhar. Homens maus são conhecidos por viverem rodeados de prazer, afortunados de pecados, vivem rodeados de mulheres que são seus troféus. Estes homens são a vergonha da família, gastam tudo em prazer, mas para o mundo eles são os melhores. Homens que não medem palavras, falam levianamente sobre sexo, propõem sexo, tudo gira em torno de sexo, imorais que pecam contra si e contra qualquer que esteja ao seu lado. Fuja deles!

Mulher má a Bíblia compara a bebida amarga, entorpecente, provoca delírios e viagens, saborosa no início, mas amarga no final, provoca náuseas, causa a ruína de relacionamentos, de casamentos e de vidas. É comparada a lugar onde reside a morte. A Bíblia ainda alerta: ''Cova profunda é a boca da mulher estranha''. Hoje muitos ''ficam'' uma noite com várias mulheres estranhas, conhecem seus beijos, suas bocas e nem são dão conta de que estão morrendo. ''Ficar'' é exatamente isso: caminhar para a cova.

Quando escolhemos cônjuges atentando para estes princípios, acertamos. Quando escolhemos o padrão inverso infalivelmente sofreremos. Aconteceu com Davi; foi traído pelas suas paixões, foi traído pela cobiça, por seus olhos. Confiar no padrão da modernidade, no que se vê apenas por fora, é caminho de tristeza e de dores, muitas dores. Natã corrigiu Davi que ouviu a voz de Deus, mas por muito pouco não foi traído por si mesmo. As sensações são boas, a emoção é boa, o prazer é real, foi criado por Deus para ser bom e cheio de sensações, mas precisa ser dentro do modelo de Deus.

Como encontrar a mulher ideal? Como descobrir a mulher cheia de virtudes? A Bíblia nos ensina: ''buscai primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça e todas as outras coisas vos serão acrescentadas''. Primeiro Deus e a sua justiça, o restante Ele nos dá. A mulher ideal é cheia de virtude, é alguém que conhece o Reino de Deus e conhece quem governa esse reino, tem conhecimento de Sua boa educação, tem sabedoria, é cheia de honra. Honra é algo que se conquista com atitudes, é maior do que palavras, não se ganha por herança. Ela teme ao Senhor, ou seja, conhece a prática da verdade em amor, é comparada a jóia preciosa de grande valor e não a bijuterias que todos podem ter. Jóia preciosa demanda grande preço e não se vende pelo preço baixo da modernidade. A Bíblia relata que não há amor melhor do que o amor que esta mulher pode dar. Ela traz santidade para dentro de sua casa. Aproximar-se de alguém assim é algo inédito atualmente, por isso tanta dificuldade em casamentos sólidos.

Homem de Deus foge das paixões do mundo, das mulheres fáceis demais. Ele pratica a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância e a mansidão. A vontade de Deus para estes homens é a santificação, que tirem de suas vidas todo tipo de prostituição. Homem de Deus tem conversas boas, não entra em más conversações, mantém seu leito sem manchas, não sente prazer sozinho, foge das paixões que o mundo diz ser normal. Ele foge do calor e do braseiro, sensações tão estimuladas na atualidade. Bebida amarga entorpece, então evite hoje mesmo se embriagar com estas sensações tão cultuadas, pois quanto mais beber dela, mais difícil será encontrar a voz da razão e o bom conselho. Se nos mantivermos puros, sóbrios, estaremos livres de condenação e aptos a fazer as escolhas certas, nas horas certas.

Casamento precisa ter Jesus presente. É o triângulo amoroso permitido pela Bíblia: eu, minha esposa e Jesus entre nós. Desta forma eu sempre terei uma chance e ela também, seremos verdadeiros e transparentes, não feriremos a Jesus e nem O envergonharemos. Procuraremos em Jesus as respostas e Ele sempre nos suprirá. Para Deus, o momento mais sublime é o ato entre marido e mulher em aliança com Jesus, fazendo-os um. Amaremos como amamos a Ele.

Referências para Consulta:

Gn 1:27 - Gn 2:24 - Pv 5:18 - Mt 5:28 - I Co 7:1 - II Tm 3:6 - I Tm 5:1 e 2 - Cl 3:5 - II Tm 2:22 A - Gl 5:19 - Pv 13:6 - Ec 7:26 - Pv 5:3,4,8 - Pv 6:24 a 27 - Pv 7:25 a 27 - Pv 22:14 -  Pv 23:27 - Tg 1:12 e 15 - Pv 28:7 - Pv 29:3 - I Co 6:16 e 18 - Tt 3:3 - Pv 11:16 - Pv 31:10 - Pv 31:30 - Ct 1:2 - Ml 2:15 B - Dt 22: 28 e 29 - I Ts 4:3 a 5 - I Tm 6:11 - Pv 20:3 - Mq 2:1 A - I Co 7:9 - I Co 7:32 a 34 - Lm 3:27 - I Ts 4:3 - I Ts 4:7 - I Pe 2:11 - Hb 13:4 - I Co 15:33 - Hb 6:14 – Ec 3:1 - Ap 21:8 - Ap 22:15

Valdir Ávila S. Junior   é pastor, teólogo, músico e produtor musical. Participou com a Ruach Ministries International de viagem missionária à Finlândia com Asaph Borba e Donald Stoll, fundadores do Estúdio Life (RS). Gravou com Adhemar de Campos, Daniel Souza, Gerson Ortega, Gregório McNutt, Nívea Soares, Massao Suguihara, Sostenes Mendes e David Quinlan.

Site pessoal:   www.vidanaverdade.com.br   - e.mail: [email protected]

Proprietário da Escola de Educação Infantil e Berçário Cercado de amor, uma escola com princípios cristãos, que cuida de crianças entre zero e cinco ano de idade.   www.cercadodeamor.com.br   . Foi pastor em Botucatu onde dirigiu grupos relacionados ao louvor congregacional, tais como: dança, libras, backing vocals, coral, músicos e técnicos de áudio. Implantou o Estúdio Voima que já produziu e gravou vários outros trabalhos pelo Brasil. Atualmente é Pastor da Igreja Bíblica Evangélica de Piracicaba, cidade onde reside e tem se dedicado ao ministério da palavra.É integrante do Conselho Editorial da Revista Impacto - Americana.- www.revistaimpacto.com .

veja também