3o Congresso Nacional de Educação Cristão da igreja Presbiteriana

3o Congresso Nacional de Educação Cristão da igreja Presbiteriana

Atualizado: Terça-feira, 12 Abril de 2011 as 3:48

Como anda a Educação Cristã na sua igreja? Existe um projeto integrado em que todas as áreas de ensino apontem ao mesmo tempo para um objetivo claro e único ou a educação cristã praticada é como 'tiro de cartucheira', espalha chumbo para todo lado? 

Pensando nestas questões é que o Conselho de Educação Cristã e Publicações da Igreja Presbiteriana do Brasil lançou o tema do 3o Congresso Nacional de Educação Cristã: Educação Cristã Integral na Igreja Local.Teremos como preletor internacional do Evento o Dr. John Sittema, autor de dois livros pela Editora Cultura Cristã, Coração de Pastor e Encontrei Jesus numa Festa em Israel, onde ele demonstra como sabe, de fato, traduzir o ensinamento bíblico em estratégias práticas para a vida cristã e para a igreja local. Eu terei o prazer de, mais uma vez, ser o tradutor do Dr. Sittema.

 John Sittema (ThM, DMin), ordenado há 35 anos pela PCA, é atualmente pastor titular da Christ Church, Jacksonville, Flórida. Foi editor do jornal Reformado Outlook por 10 anos, escreveu With a Shepherd’s Heart e Meeting Jesus at the Feast: Israel’s Festivals and the Gospel e ensina no Reformed Seminary. John é casado com Carol, uma especialista em tecnologia e pesquisa, o casal tem quatro filhos adultos e 5 netos.

Ainda teremos vários outros preletores e workshops no evento:

    * Augustus Nicodemus Gomes Lopes (ThM, PhD) é autor de diversos livros, entre eles A Bíblia e seus Intérpretes, A Bíblia e sua Família, Mantendo a igreja pura, O culto espiritual, O que você precisa saber sobre batalha espiritual, Uma igreja complicada e vários comentários ao Novo Testamento, todos estes da Editora Cultura Cristã. Pastor da Igreja Presbiteriana de Santo Amaro, em São Paulo, e chanceler da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Augustus Nicodemus é casado com Minka Schalkwijk Lopes e tem quatro filhos.

    * Cláudio Antônio Batista Marra, pastor presbiteriano, é bacharel em Teologia e Comunicação Social e obteve seu grau de doutor (D.Min.) pelo Reformed Theological Seminary, Jackson, Mississippi. Foi ordenado há 37 anos pela Nederduitse Gereformeerde Kerk (África do Sul), é autor do livro A Igreja Discipuladora, professor de Homilética, Pregação e Técnicas de Comunicação e Editor da revista Teologia para a Vida no Seminário JMC. É o Editor da Cultura Cristã, casado com Sandra, uma professora de grego, inglês e português, e tem três filhos.

    * Daniel tem um PhD em AT pela Trinity Evangelical Divinity School e se dedica ao estudo de Jó, Provérbios e Eclesiastes. É professor residente do Andrew Jumper desde 2007, onde ensina, orienta pesquisas de alunos e escreve a maioria de seus trabalhos em português. Ele é professor visitante no JMC e pastor colaborador na IP da Lapa. Rev. Daniel já fez notórios seus truques e mágicas no uso avançado do Datashow por onde passou e, por isso, defende o uso pedagogicamente correto dos recursos audiovisuais com adultos e principalmente crianças.  

    * Edaci Moreira de Camargo, formada em Educação Cristã, com especialização na área da infância, pelo Seminário Bíblico Palavra da Vida e pelo curso de Liderança da APEC. Atuou como missionária da APEC por 15 anos, nas áreas de treinamento de professores, trabalhos especiais com crianças (5 anos e 6 meses) e na coordenação administrativa e alimentar do Acampamento para Crianças e Adolescentes (9 anos e 6 meses). Desenvolveu trabalhos de Educação Religiosa em Escolas Públicas e por 21 anos coordenou Departamentos da Infância em duas igrejas locais.

    * Eduardo, natural da cidade goiana de Jataí, bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição, SP, e licenciado em Letras pela Universidade Federal de Goiás, é pastor presbiteriano ordenado em 2002 pelo Presbitério do Alto Araguaia (PRAA). Pastoreia a Igreja Presbiteriana Vera Cruz, do Presbitério de São Bernardo do Campo, é editor assistente na Editora Cultura Cristã e professor de Educação Cristã no Instituto Bíblico Ashbel Green Simonton (AGS) em São Bernardo. Eduardo é casado com Michele.

    * Haveraldo Ferreira Vargas Jr. é pastor da Igreja Presbiteriana das Américas na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Formado em Comunicação Social, é radialista e escritor. Foi Secretário Geral do Trabalho com Adolescentes da IPB de 1999 a 2010.

    * Heber Carlos de Campos Júnior é bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição – JMC (1998), mestre em História da Igreja pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper – CPAJ (2003), doutor em Teologia Histórica pelo Calvin Theological Seminary (2009). Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil, atua como capelão da Universidade Presbiteriana Mackenzie e como professor no Seminário JMC e no Seminário Presbiteriano do Sul, além de ser professor visitante no CPAJ.

    * Inez Augusto Borges – Psicóloga, Mestra em Educação Cristã e doutora em Ciências da Religião, é membro do Conselho Administrativo da AECEP – Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios. Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Escreveu Educação e Personalidade: a dimensão sócio-histórica da educação cristã (esgotado) e Confessionalidade e Construção Ética da Universidade, ambos da Editora Mackenzie. É casada há 33 anos com o Presbítero Dr. Anízio Alves Borges e orgulhosa avó dos gêmeos Lucas e Bianca, filhos de sua filha Leilane e do genro Márcio.

    * Cursou o Instituto Bíblico Eduardo Lane e Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa, MG. Atuou como educadora cristã na IP de Viçosa e 1ª IP Governador Valadares. Foi capelã do Colégio Presbiteriano em Governador Valadares. É professora visitante do Centro Evangélico de Missões. Faz parte da equipe de capacitadores da Secretaria Geral do Trabalho da Infância da IPB e é editora assistente da Editora Cultura Cristã, responsável pelo currículo infanto-juvenil. A prof. Márcia é casada com Marcelo Barreto e tem duas filhas.

    * Mauro Fernando Meister (ThM, DLitt), pastor, é professor e Coordenador do MDiv do Centro de Pós-graduação Andrew Jumper. É presidente do Conselho de Educação Cristã e Publicações (CECEP) e membro do Conselho Editorial da Cultura Cristã, Diretor Executivo da Associação Internacional de Escolas Cristãs (ACSI) e autor do livro Lei e Graça e de artigos na revista Fides Reformata, da qual é co-editor. Devido a sua larga experiência internacional, foi escolhido para ser o intérprete neste evento, como em inúmeros outros. Mauro e sua esposa Denise têm dois filhos.

    * Roberta Leonardo Fonseca é formada em Pedagogia (UERJ) e especialista em Literatura infanto-juvenil (UFRJ). Lecionou as disciplinas de Pedagogia e Didática no Curso de formação de Professores de EBD da Escola Teológica Reformada. Atua como preletora em treinamentos da Secretaria Geral da Infância da IPB (SGTI) e escreve para a revista MQV Jr, da Editora Cultura Cristã. Recebeu o prêmio ABEC 2004 na categoria Educação Cristã. É membro na IP de Ramos, onde seu esposo, Rev. Joel Theodoro Fonseca Júnior, é pastor auxiliar.

    * Roberto Brasileiro Silva é presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil pelo terceiro mandato (2010-2014). Por dois mandatos consecutivos ocupou a vice-presidência do SC/IPB. Pastor da Igreja Presbiteriana do Bairro Constantino, em Patrocínio, Minas Gerais. Professor de Teologia Sistemática, Ética Cristã, Aconselhamento Pastoral, Administração Pastoral e Constituição da IPB. Diretor do Instituto Bíblico Eduardo Lane, formador de evangelistas para a Igreja Presbiteriana do Brasil. Foi o primeiro presidente do CECEP e exerceu esta função por muitos anos. É casado com Solange Tambelini Brasileiro e tem três filhos.

    * Francisco Solano Portela Neto, Mestre em Teologia, lecionou no Seminário Presbiteriano do Norte e no Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper. É vice-presidente da Junta de Educação Teológica (JET), membro do Conselho de Curadores da Fundação Educacional Presbiteriana e da Comissão de Relações Interclesiásticas (CRIE). É pregador e palestrante, autor de artigos, lições para ED e vários livros, entre eles Fé Cristã e Misticismo, da Cultura Cristã. Presbítero desde 1975, serve na IP de Santo Amaro (São Paulo). É casado com Betty Portela há 37 anos e tem quatro filhos.

    * Wilson do Amaral Filho foi ordenado há 34 anos e é o atual pastor titular da 2ª IP Jundiaí, SP. Ele é professor de Teologia Sistemática e Educação Cristã da Escola Superior de Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e Chefe de Gabinete da Reitoria do Mackenzie. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura e Doutor em Letras pela UPM, é Secretário Executivo da Associação Nacional de Escolas Presbiterianas, Secretário da Junta de Educação Teológica da IPB, Colaborador do Jornal Brasil Presbiteriano e da Revista Servos Ordenados. O Dr. Amaral Filho é casado com dona Ester do Amaral, têm três filhos e dois netos.

 LOCAL

Universidade Presbiteriana Mackenzie  - Auditório Ruy Barbosa

Rua Itambé, 135, Higienópolis, São Paulo - SP

veja também