6º Encontro Paulista de Fundações visa erradicação da miséria

6º Encontro Paulista de Fundações visa erradicação da miséria

Atualizado: Segunda-feira, 8 Agosto de 2011 as 11:51

O tema central do 6° Encontro Paulista de Fundações foca um objetivo fundamental para a manutenção e ampliação dos projetos sociais: o financiamento das ações. “A idéia é estabelecer maior sinergia e somar recursos e esforços de governos, fundações, institutos e empresas privadas, criando-se condições viáveis para se erradicar a miséria no País”, enfatiza Dora Silvia Cunha Bueno, presidente da APF, explicando: “Ao propor o tema Formas de Fomento do Terceiro Setor - na Europa e Brasil - Parcerias Públicas e Privadas, nossa entidade transforma seu principal evento num fórum para o debate e encaminhamento de soluções decisivas para o avanço do Terceiro Setor”.

A sustentabilidade dos programas mantidos e/ou financiados pelas fundações e instituições do Terceiro Setor precisa ser garantida pela consolidação de um fluxo permanente de financiamento, tanto da área pública, como da iniciativa privada. “Isso é factível e pode ser alcançado. É com esse propósito, e sob um olhar contemporâneo de cooperação entre os setores público e privado, que foi pensado e estruturado o 6° Encontro Paulista de Fundações”, acentua a presidente da APF. Ela acrescenta que a meta “é oferecer efetiva contribuição para o desenvolvimento das políticas públicas e do trabalho privado realizado, sem fins lucrativos, em prol do bem comum e na consolidação de um país mais próspero, justo e feliz”.

Experiência internacional

Nesta edição do evento, devido ao apoio da Confederação Brasileira de Fundações (CEBRAF), a representante do Centro Português de Fundações e ex-Ministra da Educação de Portugal, Maria de Lurdes Rodrigues, proferirá palestra sobre questões relacionadas às fundações na Europa, especialmente as formas de financiamento. Nesse painel, Maria Cecilia Medeiros de Farias Kother, Diretora do Instituto MC Educação Social, será a moderadora. Haverá, também, a participação de Denise Dora, que apresentará o Case da Fundação Ford no Brasil, no contexto das perspectivas de fomento das organizações do Terceiro Setor, nacionais e internacionais.

No segundo painel, haverá discussão sobre os investimentos sociais internacionais, com a presença do representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fernando Carrillo-Flórez e Mauro Lopez Mendes de Azeredo, representando o Banco Mundial. Na terceira rodada, Vanialúcia Lins e Souto, representante da Unidade de Parceria Público-Privada do Ministério do Planejamento, será uma das palestrantes, junto com o Secretário Executivo da Unidade de PPP da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, Rogério de Faria Princhak e o moderador Rubens Naves, da Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh, Escritórios de Advocacia Associados. O tema será Investimentos Sociais Governamentais e Parcerias Público-Privada.

O penúltimo painel contará com a presença Heloísa Helena Oliveira, administradora executiva da Fundação Abrinq, e de Ricardo S.S. Falcão, diretor de ética da ABCR e da Kidpower Brasil, com moderação de Flávia Regina de Souza Oliveira, advogada e coordenadora do Curso de Direito para o Terceiro Setor da Fundação Getúlio Vargas. Os presentes abordarão os financiamentos e os seus caminhos. Para finalizar o ciclo de palestras, sob o tema Rumos do Terceiro Setor, o deputado federal Antonio Brito (PDT-BA) apresentará informações sobre o Projeto de Lei do Senado, hoje em tramitação na Câmara dos Deputados, que discute a finalidade das fundações e a remuneração de seus dirigentes.

Segundo Dora Silvia Cunha Bueno, o evento consolida o papel da APF no cenário nacional e no internacional. “Com a vinda da representante do Centro Português de Fundações, teremos a oportunidade de compartilhar experiências nacionais e européias, a fim de refletirmos sobre práticas que deram certo fora do Brasil e que podem ser aplicadas em nossas instituições".

Mais Informações sobre o 6° Encontro Paulista de Fundações podem ser encontradas em www.apf.org.br/encontro2011.

Serviço:

Data: 25 de agosto de 2011

Local: Hotel Novotel São Paulo Jaraguá Convention

Endereço: Rua Martins Fontes, 71 - Centro - São Paulo - SP

veja também