Aracaju recebe seminário de ciências bíblicas

Aracaju recebe seminário de ciências bíblicas

Atualizado: Sexta-feira, 29 Abril de 2011 as 12:25

Aracaju (SE) será palco da primeira edição de 2011 do Seminário de Ciências Bíblicas. Realizada há mais de uma década, a iniciativa visa contribuir para a ampliação do conhecimento sobre o Livro Sagrado. Para isso, reúne palestras que abordam aspectos sobre tradução da Bíblia e sua história, bem como a aplicação dos ensinamentos do Livro Sagrado em diferentes setores sociais, na igreja, na família e na escola, entre outros. Promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o evento será realizado nos dias 06 e 07 de maio, na Primeira Igreja Batista de Aracaju.

Realizados desde o ano 2000, esses encontros já alcançaram milhares de pastores, líderes cristãos, obreiros, professores de escola bíblica e seminaristas. A edição de Aracaju terá cinco painéis, além de espaço para uma sessão de perguntas e respostas. O investimento é de R$ 10,00. Mais informações pelos telefones da SBB: (81) 3092-1900 (Secretaria Regional de Recife) e 0800-727-8888.

Confira, a seguir, a programação completa do evento:

  06 de maio – Das 19h00 às 22h00

§        Traduções da Bíblia: histórias, princípios e influências – Paulo Teixeira: O painel aborda os princípios de tradução, de equivalência formal e equivalência funcional ou dinâmica, relacionando os aspectos que influenciaram esses princípios. Entre as razões para o avanço das traduções, destaque para o desenvolvimento de edições dos textos originais pelas Sociedades Bíblicas Unidas, o engajamento de tradutores nativos e o uso de computadores. Como consequência, tornou-se possível a evangelização de milhões de pessoas que antes não podiam ser alcançadas.  Paulo Teixeira: É teólogo e linguista, especialista em Língua e Literatura Hebraicas e secretário de Tradução e Publicações da SBB.  

§        A Bíblia e a Educação – Altair Germano: A palestra tratará sobre os métodos, objetivos e conteúdos educacionais, aplicados no Antigo e Novo Testamentos, destacando a importância da educação na formação e desenvolvimento integral do indivíduo, tendo como fundamento os princípios da Palavra de Deus e a participação da sociedade, da igreja e da família neste processo nos dias de hoje.

  Altair Germano: É bacharel em Teologia, licenciado em Pedagogia com habilitação em Administração Escolar, especialista em Educação Cristã e em Psicopedagogia e mestre em Teologia, com ênfase em Liderança e Ministério Pastoral. Pastor auxiliar na Assembleia de Deus em Abreu e Lima (PE), é vice-presidente do Conselho de Educação e Cultura da CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil) e 1º vice-presidente do Diretório Estadual da Sociedade Bíblica do Brasil em Pernambuco, além de conferencista e escritor.  

  07 de maio – Das 9h00 às 17h00 §        A Formação do Cânon – Paulo Teixeira: A partir do século IV a palavra cânon, que originalmente significa cana ou junco, passou a identificar também as Escrituras, o conjunto de livros normativos para a fé e a vida dos cristãos. A palestra discorre sobre as duas posições a respeito da formação do cânon – se um processo puramente humano ou obra divina –, recorrendo a vários estudos que confirmam a segunda premissa. Paulo Teixeira: É teólogo e linguista, especialista em Língua e Literatura Hebraicas e secretário de Tradução e Publicações da SBB.

  Dúvidas de Tradução – Denis Timm: O leitor da Bíblia tem sempre o desejo de conhecer mais e melhor os textos sagrados. Por isso lê constantemente, compara traduções e tenta entender o sentido do texto original. Com essa busca, vêm algumas dúvidas. A fim de dirimir algumas delas, o painel aborda as questões mais comuns em torno do Livro Sagrado, entre os quais: Por que a Bíblia é tão difícil de entender? O que determinado termo ou texto quer realmente dizer? Por que o mesmo versículo parece tão diferente quando comparado entre duas traduções bíblicas? Os textos originais são confiáveis? Qual é a melhor tradução bíblica?

Denis Timm: Bacharel em Teologia e em Letras, com especialização em tradução, é gerente editorial da Sociedade Bíblica do Brasil.

§      O trabalho da SBB – Paulo Teixeira: Nesta palestra, serão destacados os vários esforços da organização para difundir a Bíblia e a sua mensagem. Entre os destaques está a apresentação dos programas sociais da entidade, voltados especialmente para as populações em situação de risco social, e o programa sócio evangelizador, mantido pela SBB há mais de 30 anos.  

  Seminário de Ciências Bíblicas de Aracaju   Data:                          06 e 07 de maio de 2011 Local:                         Primeira Igreja Batista de Aracaju Endereço:                  Rua Lagarto, 646 - Centro Aracaju - SE Horário:                    06/05 – Das 19h00 às 22h00                                    07/05 – Das 09h00 às 17h00 Investimento:           R$ 10,00 Informações:             0800 727 8888 (Sociedade Bíblica do Brasil) Inscrições pelos telefones da SBB, (81) 3092-1900 (Regional Recife) e 0800 727 8888  

veja também