"Bíblia e Oralidade" é tema do 5º Fórum de Ciências Bíblicas em Barueri (SP)

"Bíblia e Oralidade" é tema do 5º Fórum de Ciências Bíblicas em Barueri (SP)

Atualizado: Sexta-feira, 8 Maio de 2009 as 12

A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) realiza, nos dias 4 e 5 de junho, a quinta edição do Fórum de Ciências Bíblicas, que terá como tema "Bíblia e Oralidade". O evento acontece no Museu da Bíblia, em Barueri (SP), e será composto por seis painéis abordando diferentes aspectos relacionados a leituras, pregações, tradição e transmissão oral das Sagradas Escrituras.

"A escolha do tema vem reforçar a campanha da SBB para o biênio 2009-2010, intitulada 'É tempo de ouvir a Palavra de Deus', que estimula a audição e reflexão sobre a mensagem bíblica. Os palestrantes são acadêmicos que têm sua obra pautada nos estudos de Teologia e Religião e podem contribuir para enriquecer ainda mais este importante debate", avalia Erní Seibert, secretário de Comunicação e Ação Social da SBB.

No primeiro dia do evento, haverá a inauguração da exposição "A transmissão oral da Bíblia", no Museu da Bíblia. O objetivo é resgatar a transmissão oral do livro sagrado por meio de recursos que permitem o conhecimento em áudio das Escrituras.

Confira a programação:

04 de Junho (quinta-feira)

14h - A tradição oral na Bíblia: O painel abordará a tradição da oralidade no processo de formação da Bíblia, antes mesmo dos primeiros textos sagrados. O palestrante também explanará sobre as características culturais da antiga Israel, além de mostrar a influência do período oral do passado sobre os textos que hoje são lidos nas Bíblias. Fernando Bortolleto Filho: Professor do Seminário Teológico de São Paulo e diretor executivo da Associação de Seminários Teológicos Evangélicos (ASTE).

16h30 – Comunicações: Participação de Ana Paula Argentino, Prof. Valter Ravara e Prof. Edson Faria de Francisco. Inauguração da Mostra "A transmissão oral da Bíblia", no Museu da Bíblia. 19h30 - Lectio Divina: a leitura orante da Bíblia: A palestra vai tratar do antigo método de oração e leitura da Bíblia, que visa a promover a comunhão com Deus, por meio do cumprimento de quatro etapas: leitura, meditação, oração e contemplação. Além disso, o palestrante fará um breve exercício de leitura orante da Bíblia com os participantes.  Ricardo Grzona: Doutor em Ciências da Educação e consultor em Relações Interconfessionais para as Américas das Sociedades Bíblicas Unidas

05 de Junho (sexta-feira)

14h - A pregação bíblica: O objetivo desse módulo é retratar a pregação e o zelo pela comunicação verbal ao longo da história, usando como referencial os grandes comunicadores da prédica bíblica do Antigo e Novo Testamentos, entre os quais Moisés, Isaías, Jeremias, Pedro e Paulo. Além disso, serão tratadas questões atuais que dizem respeito ao comprometimento do pregador com as verdades basilares da Bíblia e sua relação integral com o ministério da Palavra.  Roberto dos Reis: Mestre em Ciências da Religião.

16h30 - Bíblia e oralidade: uma leitura da história: Este painel pretende apontar evidências de como a tradição oral afetou ou mesmo modelou comportamentos e ações das comunidades cristãs em seu cotidiano, em diferentes fases históricas. José Carlos de Souza: Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, onde também é professor.

19h - As leituras da Bíblia: Nessa palestra, o enfoque será dado nas leituras teológicas da Bíblia, a partir da sequência dos livros na Bíblia Hebraica, considerando as três partes do cânone hebraico. Milton Schwantes: Doutor em Teologia, professor de pós-graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo

Exposição "Transmissão oral da Bíblia"

Com inauguração marcada para o dia 4 de junho, durante o 5º Fórum de Ciências Bíblicas, a exposição é dividida em três áreas: História, Atualidade e Interação. Na primeira, serão apresentados os métodos utilizados para a transmissão da Palavra de Deus em períodos distintos da história. Antes da escrita, por exemplo, era a narrativa oral a responsável pela perpetuação dos ensinamentos sagrados, que passavam de pai para filho. Com o advento da escrita, os primeiros registros começam a surgir. Dessa forma, por meio de ilustrações e peças, a área mostrará como se dava a difusão da mensagem nesses períodos, além de apresentar as práticas de transmissão adotadas na Idade Média, e o papel das artes plásticas nesse contexto.

No segundo módulo, a mostra oferecerá um panorama de como o recurso da narração bíblica ainda é amplamente utilizado pelos cristãos, seja em leituras bíblicas nas igrejas, em pregações ou na gravação e audição dos textos bíblicos em novas mídias.

Ao final do percurso, o visitante terá a oportunidade de interagir com o texto bíblico, gravando em áudio, em um mini-estúdio, um trecho do Novo Testamento com sua própria voz.

5º Fórum de Ciências Bíblicas

Tema: Bíblia e Oralidade

Dias: 4 e 5 de junho de 2009

Horário: das 14h às 19h

Local: Museu da Bíblia

End.: Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 - Vila Porto. Barueri – SP

Inscrições: R$ 30. R$ 15 para seminaristas e grupos a partir de 10 pessoas.

As inscrições podem ser feitas através do site www.sbb.org.br. Mais informações pelo telefone (11) 3474-5827

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também