Cia. Cenarte São Paulo: "Arte para o artista mais criativo de todos os tempos"

Cia. Cenarte São Paulo: "Arte para o artista mais criativo de todos os tempos"

Atualizado: Sexta-feira, 27 Março de 2009 as 12

Como filho de um Deus criativo, o homem pode expressar-se por meio de linguagem escrita, falada, por meio da arte, da música e da dança. No mês de maio, a Cia Cenarte Rhema, que tem sua sede em Goiânia, vem a São Paulo. Não para um grande festival, como os tradicionais realizados em diversas cidades do País. A Companhia fixará uma escola na capital paulista e oferecerá cursos de ballet clássico (formação e para adultos), dança contemporânea, jazz, sapateado, street-dance, alongamento, cursos de dança especificos para terceira idade, além de teatro e música.

A diretora e coordenadora do Cenarte-SP, Vanessa Senna, conta que o propósito da companhia é formar artistas cristãos, mais do que profissionais: "um ambiente onde os pais tenham a tranquilidade de colocar seus filhos para aprender arte sem se contaminar com músicas com conteúdo destrutivo, que banalizam a mulher e que têm despertado a sensualidade; onde o principal objetivo é render a arte ao maior artista criativo de todos os tempos. Formando, não somente bailarinos, músicos e atores, mas pessoas com a capacidade de criar e produzir peças, coreografias e músicas". A cobertura espiritual e o investimento financeiro inicial está por conta da Igreja Batista do Povo, localizada no bairro Vila Mariana, em São Paulo (SP). Vanessa aponta que o intuito também será social, e que a qualidade da estrutura do local não influenciará no valor da mensalidade.

De 18 a 21 de abril,  a Cia Rhema se apresenta e ministra workshops em São Paulo (SP), na Igreja Batista do Povo, comemorando a Inauguração Oficial do Cenarte SP. O nome do evento será "Vida, Arte e Movimento - Cia Rhema e Cenarte SP".

Cenarte Rhema

O Cenarte Rhema surgiu em Goiânia (GO), em uma escola de Educação básica e fundamental, com aulas de dança ministradas pelas irmãs: Luciana, Adriana e Cristiana Pinheiro. Em 2000, as irmãs fundaram o "Centro de treinamento para artistas cristãos", que passou a funcionar em sala própria com aulas de dança e foi crescendo, juntamente com o avanço dos trabalhos de arte nas igrejas.

"Antigamente, a igreja tinha uma visão "dualista" vinda da idade média onde tudo o que vinha do corpo era "profano" e o que vinha do espirito era "sagrado" e de acordo com essa visão, a arte da dança e do teatro eram muito descriminadas dentro das igrejas cristãs. Atualmente, tem ocorrido o resgate dessas artes para Cristo, a igreja tem acordado para os textos biblicos que retratam a dança como movimento de celebração e adoração a Deus", conta a diretora.

Assim, nasceu um desejo no coração das fundadoras em criar um Centro de adoração onde os alunos ficariam internos durante o tempo de estudo e teriam um treinamento intensivo de adoração e evangelismo por meio das artes. Este sonho ainda não se tornou realidade, mas elas prosseguem com o trabalho da escola de formação de artistas. Atualmente, devido ao sucesso do trabalho da escola, a excêlencia técnica e os resultados alcançados, pessoas do Brasil procuram as fundadoras para iniciar trabalhos semelhantes em suas cidades. Assim, surgiram as filiais do Cenarte, que sob a supervisão e direção do Cenarte Rhema, utilizam a mesma linguagem e metodologia. São elas: Cenarte Dimensões no RJ - capital e iniciando a segunda unidade em Duque de Caixias, Cenarte Louveira - Louveira - SP, Cenarte Arcos - Arcos - MG e em breve Cenarte (SP) e Macaé (RJ).

O Cenarte Rhema trabalha hoje com aulas de ballet clássico, moderno, jazz, dança contemporânea, sapateado, street-dance, música e inicia um trabalho com artes plásticas. A companhia tem também um projeto social chamado Atitude. Nesse trabalho são ministradas para crianças, duas vezes por semana, aulas de dança, música, reforço escolar, ensino biblico, além de lanche. "O objetivo do Cenarte, além da formação de artistas cristãos, é que qualquer pessoa, cristã ou não, possa aprender arte em um ambiente agradável, sem a competição que geralmente se vê em academias de dança seculares; com músicas evangélicas e com a visão de todas as denominações cristãs respeitadas. Por exemplo, a escola disponibiliza além do uniforme tradicional do ballet (colant meia e saia), o macaquito, um colant com bermuda, sem decote. Para que todos sintam-se bem nas aulas, sem constrangimentos", explica Vanessa Senna.              .

Festival Rhema

O Festival Rhema, que ocorre desde 1997, é o maior Festival de arte cristã que ocorre sob a supervisão das diretoras do Cenarte Rhema (Adriana e Luciana). Este ano, o evento terá uma edição no mês de julho em São José dos Campos  (SP). Vanessa Senna ministrará aulas de sapateado.

Mais informaçõese inscrições: [email protected] ou [email protected] 

veja também