Eco Music - Entrevista Ana e Will

Eco Music - Entrevista Ana e Will

Atualizado: Segunda-feira, 21 Julho de 2008 as 12

A AW Produções e Comunicação produz pela primeira vez um show gospel em prol do meio ambiente na próxima sexta-feira, 25 de julho, a partir das 19 horas, no Centro de Eventos Pedro Bortolosso, em Osasco (SP). Durante o evento Eco Music, os apresentadores Ana e Will darão informações e dicas de preservação do meio ambiente. Eles contam quais os objetivos e expectativas desse projeto inédito.

Por que a idéia de promover música com educação ambiental?

ANA- A música gospel tem qualidade como qualquer outro estilo musical e o tema meio ambiente precisa ser abordado. Nós temos um público que sempre nos acompanha e queremos trazer para esse público um tema importante: a conscientização sobre a terra que Deus nos deu.

Os profissionais de comunicação tem um dever com a população em relação à questão ambiental, nós somos o meio de maior abrangência e capacidade de formar opinião.

WILL- A idéia também surgiu a partir do Live Earth, um evento de 24 horas de música pop realizado em julho do ano passado em oito países com objetivo de sensibilizar a opinião pública para a questão. Eles conseguiram reunir cerca de dois bilhões de pessoas. Impressionou o poder da música de reunir tantas pessoas em prol do meio ambiente. Achamos que esse é o caminho para conscientizarmos a população do compromisso com nosso planeta. Através da música, poderemos sensilibizar e ter um maior alcance para o nosso objetivo. A música sempre esteve atrelada aos grandes movimentos sociais, sendo utilizada como bandeira de diversas gerações. Ela mexe com a emoção e atrai multidões, que se misturam independente de seu credo, classe social, nível cultural e até linguagem. Enfim, a música é universal.

Vocês estão sendo pioneiros com trabalhos desse tipo dentro do segmento.

ANA- A AW sempre trouxe inovação, desde quando iniciou há sete anos com um novo conceito de música gospel. Fomos à primeira agência a cuidar de artista do segmento e agora a primeira a abordar esse assunto dentro de um evento do cenário.

Qual o objetivo do Eco Music?

ANA- Levar EVANGELISMO, através das mensagens de Deus, ENTRETENIMENTO, já que nossas bandas tem qualidade musical e estrutura, e EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Teremos em poucos anos uma catástrofe ambiental causada pelo ser humano. Há uma tendência das indústrias terem uma visão sustentável, elaborando projetos que não agridam a natureza, e essa nova visão diminuiu consideravelmente a poluição industrial. Hoje, o maior poluidor é a população, são os cidadãos que produzem lixos desnecessários em seus lares. Eles são o foco agora.

O show de estréia do projeto será em Osasco. O porquê dessa escolha?

ANA- Na cidade há o projeto Osasco Recicla, lançado em abril deste ano, com o qual fizemos parceria. O público de Osasco costuma ter uma ótima recepção em nossos shows, por isso escolhemos essa cidade. Temos a expectativa que seja tão bom como último show realizado na cidade.

Quais serão os próximos locais?

ANA- Iremos andar os quatro cantos do país com esse formato de evento. Os próximos eventos serão em São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis.

Vocês contam com alguma parceria?

WILL- Temos parceria com os governos Estaduais, Federais e Municipais.  Contamos com o apoio de ONGs em prol do meio ambiente e as Secretarias de Meio Ambiente de Osasco, de Desenvolvimento do Trabalho e da Inclusão Social.

De que forma pretendem conscientizar o público?   

WILL - Entre as trocas de bandas passaremos informações sobre as catástrofes ambientais e o que o cidadão pode fazer em seu dia-a-dia para diminuir esse impacto. Através de vídeos e materiais fornecidos pela Secretaria de Meio Ambiente vamos informar a população e mostrar que precisamos sair da idéia e tomar uma atitude para não acabar com tudo que Deus criou. A idéia é: se não puder fazer tudo, faça tudo que puder.

Há algum outro trabalho fora dos shows?  

ANA- No dia 2 de agosto, faremos um mutirão para plantar  árvores na cidade de Osasco, afim de neutralizar a quantidade de carbono produzido. Estarão junto com a gente Secretaria do Meio Ambiente de Osasco e os artistas que participarão do evento. A idéia  é fazer uma compensação dos impactos causados pela produção do show e que não puderam ser evitados, como o gasto de energia com equipamentos de luz e som, por exemplo.

veja também