Evento discute mudanças climáticas e qual deve ser a resposta do cristão ao problema

Evento discute mudanças climáticas e qual deve ser a resposta do cristão ao problema

Atualizado: Quarta-feira, 25 Março de 2009 as 12

Acontece no mês de abril no Sítio do L'Abri, em Macacos, Belo Horizonte (MG) o evento "Vida Cristã e o Cuidado da Criação". Marcos Custódio, diretor de da ONG Rocha Brasil, organização cristã de conservação ambiental presente em mais de dezoito países, apresentará respostas e suscitará questões relacionadas ao ecossistema. Filmes, palestras e discussões farão parte do evento que acontece nos dias 24, 25 e 26 de abril de 2009.

Com o advento da era moderna e de suas transformações, como a revolução industrial e o progresso científico e tecnológico, o homem ocidental creu poder alcançar uma era de pleno domínio sobre as necessidades humanas básicas. Para isso passou a explorar irrestritamente os recursos naturais à sua volta. Porém, após séculos de exploração incontrolada, o próprio planeta Terra, com seu complexo ecossistema até então em grande parte incompreendido, tem dado mostras da insustentabilidade do estilo e ritmo de vida modernos.

Segundo o diagnóstico do oceanógrafo e explorador francês Jaques Cousteau, em comentário sobre a situação do homem no planeta Terra, "a sobrevivência humana não será mais do que uma questão de 25 a 50 anos, talvez 100". O que parecia então ser um diagnóstico exageradamente pessimista, passa recentemente a ser considerado por grande parte da comunidade científica como uma previsão realista sobre a atual situação do ecossistema do planeta. Mudanças climáticas, invasões biológicas, poluição do ar, contaminação de alimentos e epidemias são apenas alguns dos muitos sintomas de uma terra que clama urgentemente por cuidado.

Como criaturas chamadas para cuidar da boa criação de Deus, como é possível responder apropriadamente à grande questão ambiental que nos cerca? Quais seriam os caminhos da humanidade diante da questão ambiental em uma cultura de consumo desenfreado? Haveria uma resposta cristã adequada à esta grande questão?  

Para mais informações sobre o evento, ligar no telefone (31) 86883178 (Rodolfo) / (31) 25358962 (Guilherme ou Alessandra) ou pelo e-mail: [email protected]

veja também