Henrique Cerqueira é atração do Luz no Palco nesta sexta-feira

Henrique Cerqueira é atração do Luz no Palco nesta sexta-feira

Atualizado: Quarta-feira, 7 Julho de 2010 as 8:15

Os holofotes do Luz no Palco, no Teatro Calil Haddad, estarão voltados nesta sexta-feira para o maringaense Henrique Cerqueira.

Cerqueira acaba de lançar o CD "Pimentas do Reino", está morando e trabalhando no Rio de Janeiro e teve duas de suas músicas, "Crime" e "Don Juan", incluídas no disco "As Máscaras"da cantora Cláudia Leitte, lançado este ano.

A cantora baiana, ex-vocalista do grupo Babado Novo, já havia gravado uma música de Cerqueira, "Pensando em você", que foi sucesso em todo o Brasil em 2007.

"Eu falo com a Cláudia de vez em quando", diz Cerqueira. "As pessoas quando sabem que ela gravou uma canção minha me respeitam mais, e o fato de ela ter gravado minhas músicas abre algumas portas."

Em 2009, Cerqueira recebeu uma proposta da gravadora MK Music, especializada em música gospel, que fez com que ele se mudasse, pela segunda vez, de Maringá para o Rio de Janeiro para investir na carreira de cantor. Ele saiu de Maringá em maio e no Rio lançou o CD "Pimenta do Reino". O show na noite de sexta será o lançamento do disco em Maringá.

"No gospel, não existe uma tradição na música romântica, então eu estou investindo em um estilo romântico religioso. Está um CD bem pop", avisa o cantor. O disco é produzido por Rogério Vieira, produtor que ganhou vários prêmios Grammy Latino.

Cerqueira não é um cantor e compositor exclusivamente de música religiosa. Também faz canções românticas populares, com forte influência do pop e da MPB. Entre suas principais influências estão Djavan e Lenine, além da música religiosa, já que ele cresceu cantando na igreja que frequentava em Maringá.

"A música popular que eu componho é resultado da minha influência gospel, o amor que ela traz, carrega muito da filosofia do cristianismo. As músicas espirituais são voltadas mais para aspessoas religiosas, então eu invisto também nas românticas que têm um mercado maior", diz.

Internet

Cerqueira também registra a marca de mais de 10 milhões de visualizações de seus vídeos no Youtube e foi através da divulgação de seu trabalho na internet que as composições do maringaense chegaram até Cláudia Leitte.

A música "Pensando em Você", gravada por Cerqueira em 2005 no disco "Ficção e Realidade", se tornou um fenômeno da internet, sendo trocada por e-mail e em sites de compartilhamento de arquivos por milhares de pessoas. Foi dessa forma que "Pensando em você" chegou às mãos do irmão de Cláudia Leitte, que mostrou a música à cantora.

Cerqueira e Cláudia Leitte fizeram contato pelo Orkut e, algum tempo depois, já com contrato assinado, o maringaense foi a Salvador para acompanhar as gravações do DVD da baiana e acabou subindo ao palco e cantando a música com ela.

Na fase atual de sua carreira, Cerqueira admite que deixou a internet um pouco de lado por falta de tempo. "Ser lançado pela internet me ensinou muita coisa. Eu pretendo explorar todas essas possibilidades, como twitter, my space, só estou um pouco atrasado, mas é o meu futuro", diz.

Evento evangélico

No Luz no Palco, Cerqueira fará um show em que acrescentará novas músicas ao seu antigo repertório. "Será um evento interativo, em que a música terá interação com outras linguagens artísticas", garante.

Nessa edição do evento evangélico, além de Cerqueira, também se apresentarão o grupo de dança Arte de Transformar (ADT) e o grupo de teatro Expressão de Amor.

O projeto Luz no Palco é realizado desde 2001 e está em sua 35ª edição. O evento surgiu com a proposta de ser um espaço onde os artistas cristãos de Maringá pudessem se encontrar e mostrar sua arte. Hoje, nove anos depois, recebe artistas de diversas cidades e nomes conhecidos do mundo gospel.

Luz no Palco

Com Henrique Cerqueira. Sexta, às 20 horas, no Teatro Calil Haddad. Ingressos antecipados a R$ 10, à venda na Planet Gospel e na Livraria Evangélica de Maringá.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também