I Seminário Negritude & Fé da Igreja Apostólica Renovação Cristã de Alphaville

I Seminário Negritude & Fé da Igreja Apostólica Renovação Cristã de Alphaville

Atualizado: Sábado, 1 Agosto de 2009 as 12

A Igreja Apostólica Renovação Cristã de Alphaville promove no próximo dia 22 de agosto o I Seminário Negritude & Fé, que terá como tema: "Uma luz sobre as questões raciais no Brasil".

A idéia do Seminário nasceu como forma de se fazer uma reflexão sobre as questões raciais no Brasil e promover o combate às desigualdades e também pelo entendimento dos seus organizadores de que o discurso do discurso do enfrentamento das desigualdades raciais como imperativo para a democracia ainda é um tabu dentro da igreja evangélica.

O pastor e empresário Agnaldo de Campos, presidente da Igreja Apostólica Renovação Cristã de Alphaville, é o autor da proposta do Seminário e tem aberto as portas da Igreja, "pois como negro e pastor de uma Igreja majoritariamente composta por afrodescendentes entende que a igreja deve combater toda forma de desigualdade e injustiça".

"Acreditamos que a Bíblia é absolutamente contrária a qualquer tipo de discriminação, seja ela racial, social, ou de qualquer outra natureza, ela possui argumentos o suficiente, para que qualquer possibilidade de discriminação, racismo, ou, segregação, fique totalmente afastada e por isso não há como ficar indiferente a este assunto, aqueles que a seguem. E a igreja como um agente de mudança na sociedade, deve contribuir para as questões étnica-raciais no Brasil", afirma.

Confira a Programação do Seminário

Coordenador Geral

Luiz de Jesus - graduado em Administração e Teologia. Produtor de Eventos, poeta, escritor e idealizador do PRIDE - Programa de Inclusão Desenvolvimento e Empregabilidade para o Afrodescendente.

Moderadora

Diná da Silva Branchini - mestre em ciências da religião, pela Universidade Metodista de São Paulo, graduada em Musicoterapia - Conservatório Brasileiro de Música- Centro Universitário e graduação em Serviço Social - Faculdades Metropolitanas Unidas.

13h30 - Credenciamento

14h00 - A verdade que a história não contou

Dra. Carmen Dora de Freitas Ferreira - formação em Direito e Serviço Social; advogada trabalhou 28 anos no Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região - TRT de São Paulo; integrou várias comissões da OAB; presidiu a Comissão do Negro e Assuntos Antidiscriminatórios da OAB de São Paulo CONAD triênio 2003/2006. Atualmente integra o Coral CAASP - Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo e o Coral Resistência Negra; integra a Comissão em Defesa da Liberdade Religiosa da OAB/SP - Membro Igreja Videira.

14h30 - O Negro no Mercado de Trabalho - Removendo os obstáculos, superando as barreiras - Patrícia Santos de Jesus - pedagoga, especialista em RH, MBA em Gestão Empresarial, professora do SENAC, desenvolve programas de qualificação e inserção do negro para o mercado de trabalho. Membro da Igreja Apostólica Renovação Cristã de Alphaville.

15h00 - Black Money - O desafio do afro-empreendedor

Carlos Eduardo de Oliveira - professor certificado pela Cambridge University, tradutor público e intérprete comercial (juramentado). Idealizador do Projeto Black P.A.C.K., membro da Igreja Videira.

15h30 - Visibilidade - O negro na mídia brasileira

Isaque Alves - Diretor da produtora de filmes 3 ID. Profissional de Mídia e Editor de Reality Shows de grande audiência da TV brasileira. Membro da Igreja Apostólica Renovação Cristã de Alphaville.

16h00 - Perguntas e debates

17h00 - Cofee break e apresentação musical - Ministério Só Pra Restaurar

18h00 - A igreja e a responsabilidade étnico racial - Do discurso à prática  

Marco Davi de Oliveira - graduado em Teologia e Filosofia, pastor da igreja Batista, mestrando em ciências da religião. Coordenador da ANNEB - Aliança de Negras e Negros Evangélicos do Brasil. Autor do livro: A religião mais Negra do Brasil.

18h30 - A mulher negra no protagonismo eclesiástico  

Daniela Adel Zeidan - pastora, ministra de louvor e executiva de negócios.

19h00 - Diálogo inter-religioso - Respeitando as diferenças, sem perder as convicções.

Gedeon Freire de Alencar - Mestre em Ciências da Religião (UMESP), diretor pedagógico do Instituto Cristão de Estudos Contemporâneos.

19h30 - Restaurando a identidade negra e quebrando o esteriótipo.

Agnaldo de Campos - graduado em Ciências Contábeis, empresário e pastor presidente da Igreja Apostólica Renovação Cristã de Alphaville.

20h00 - Perguntas e debates

21h00 - Cofee break e apresentação musical - Coral Renovation Mass Choir

22h00 - Encerramento

Inscrições: As inscrições para o I Seminário Negritude & Fé - "Uma luz sobre as questões raciais no Brasil", podem ser feitas até o dia 20 de agosto, pelo site www.iarca.com.br

Entrada: 1 Kg de alimento não perecível (Será doado para o Centro de Reabilitação Renovação Cristã)

Informações: (11) 7213-6227 / (11) 9739-8715

Serviço: I Seminário Negritude & Fé da Igreja Apostólica Renovação Cristã de Alphaville

Local: Igreja Apostólica Renovação Cristã de Alphaville - Al. Araguaia, 122 - Galpão 09 - Barueri / SP

Data: 22 de agosto

Horário:14hs

veja também