IBC realiza cerimônia de "Pacto de Pureza Sexual"

IBC realiza cerimônia de "Pacto de Pureza Sexual"

Atualizado: Quarta-feira, 24 Novembro de 2010 as 11:38

No próximo domingo, 28, acontece na sede da Igreja Batista Central de Fortaleza (CE), a cerimônia de "Pacto de Pureza". A solenidade marcará o encerramento de uma sequência de palestras realizadas em parceria com o movimento "Atitude 434" durante o mês de novembro (dias 7, 14, 21 e 28).

Na ocasião jovens e adolescentes poderão selar o pacto, com uma aliança de prata como símbolo, contendo a inscrição "1 Ts 4:3,4" - passagem do novo testamento, que numa tradução livre diz: "Deus quer de mim vida pura: fugindo da imoralidade sexual; aprendendo a dar dignidade ao meu corpo; e não sendo dominado pelo desejo. Deus espera de mim dedicação radical".

A intenção do juramento é que, neste contexto, o sexo deixe de ser alvo de repressão ou banalização e passe a ser tratado como prática saudável no momento adequado. Para os solteiros a recomendação é esperar pelo casamento para ter vida sexual ativa; para os casados, o incentivo é que se mantenham fiéis aos seus cônjuges.

Origem do Atitude 434 O anel da pureza, também conhecido como "anel de prata" (Silver Ring Thing) ou "anel de santidade”, surgiu nos Estados Unidos, em 1994, na cidade de Baltimore, capital do estado de Maryland, com o programa True Love Waits, que prega a abstinência sexual até o casamento. A iniciativa foi motivada pela crescente decadência moral americana e propõe a espera do adolescente para viver experiências sexuais em um contexto de fidelidade e compromisso: o casamento.

O lançamento oficial no Brasil aconteceu em maio de 2008, no Tribal Generation. O evento foi realizado na cidade de Uberlândia (MG), um movimento de redes ministeriais que reuniu aproximadamente quatro mil participantes, entre eles brasileiros e latinos de 17 países.

Acredita-se que mais de 300.000 pessoas já participaram de algum evento do Silver Ring Thing e mais de 110.000 já aderiram o movimento, sendo uma realidade em vários países como França, Romênia e África do Sul.

Inspirada nesse movimento, a Igreja Batista Central criou o Atitude 434 e promoveu o primeiro congresso sobre o tema em maio de 2006 onde 350 jovens foram desafiados a olhar para o sexo como algo além do prazer. O desafio foi aceito por 330 participantes que assumiram o pacto de pureza sexual, dando início ao movimento em Fortaleza. O movimento cresce a cada ano. Hoje o Atitude434 tem quase 3.000 adeptos da IBC e de outras igrejas pelo Ceará, Pernambuco, Santa Catarina, Amazonas, Paraíba, Alagoas e Maranhão.

Serviço:

Pacto de Pureza Sexual - Igreja Batista Central de Fortaleza (CE)

Data: 28/11

Horário: 8h30 e 17h Local: Igreja Batista Central

Endereço: Rua do Cruzeiro, 401, Ancuri - Fortaleza (CE)

veja também