Igreja Presbiteriana apoia evento com arte circense

Igreja Presbiteriana apoia evento com arte circense

Atualizado: Quinta-feira, 9 Dezembro de 2010 as 8:31

“Alegria, alegria! Hoje tem bananada? Tem sim senhor! Hoje tem palhaçada? Tem sim senhor! E o palhaço é o que?”. A magia do circo invade Uberlândia nos próximos quatro dias com o primeiro “Festival de Circo do Triângulo” que acontece de hoje a domingo (12). A partir das 15h de hoje o grupo se reúne na praça Tubal Vilela, setor central de Uberlândia, e entre acrobacias e malabarismos convidarão o público para assistir aos espetáculos que serão apresentados a partir de amanhã em um picadeiro montado na avenida Atlântica, 969 do bairro Roosevelt, zona norte de Uberlândia.

A intenção do evento, segundo o idealizador, Daniel Vieira, é divulgar a arte circense e resgatar a cultura do circo. “Queremos utilizar a arte circense como agente transformador da sociedade e formador de consciência sociocultural”, afirma. Além de malabarismos, acrobacias no solo e aéreas e outras técnicas circenses, a trupe profissional da companhia irá apresentar o espetáculo “Candura” no domingo (12). A peça conta a história de um catador de papel que usa a arte como ferramenta de comunicação. “Ela aborda como a arte pode mudar a vida de alguém.”

Os espetáculos apresentados durante os quatro dias serão protagonizados pelas crianças que fazem parte do projeto da Companhia de teatro circense “Circo da vida”, a equipe profissional da Cia e atores convidados. Segundo o idealizador do evento, são aproximadamente 80 crianças e cerca de 20 atores. “Todos reunidos em prol da divulgação da arte e também do trabalho realizado com essas crianças.”

TEMAS

Os espetáculos do primeiro “Festival de Circo do Triângulo”, segundo Daniel Vieira, abordarão temas e questões pertinentes a realidade social local além de gerar no público a consciência do poder transformador que cada indivíduo tem na sociedade. O projeto tem o apoio da Quinta Igreja Presbiteriana de Uberlândia, da Prefeitura Municipal de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Ministério da Cultura. A classificação de todas as apresentações é livre. “Qualquer pessoa pode vir e assistir.”

Saiba mais

1º Festival de Circo do Triângulo - Programação

Hoje (9/12)

15h - Abertura do Festival de Circo - Palco Aberto

Apresentação pública de pequenos números.

17h - Guerra de Palhaços

Uma divertida brincadeira entre palhaços transmitindo a alegria e espontaneidade de um dos personagens mais importantes do mundo circense.

Local: Praça Tubal Vilela

Sexta - 10 de Dezembro

19h - Apresentação de encerramento do ano das crianças atendidas pelos projetos dos Circos Sociais

Local: Lona Circo da Vida - Av. Atlântica 969 - Bairro Presidente Roosevelt.

Sábado - 11 de Dezembro

14h às 17h - Dia da Crianças no Circo

Brinquedos para crianças, apresentações de palhaços, malabaristas, equilibristas, maquiagem artística e exposição de trabalhos. Atividades recreativas e pedagógicas.

Local: Lona Circo da Vida

Domingo - 12 de dezembro

20h - Espetáculo “Candura”

A Trupe Circo da Vida trata temáticas polêmicas como exclusão social, estereótipos da sociedade, desvalorização do ser humano, sugerindo soluções por meio da arte circense.

Local: Lona Circo da Vida

Entrada franca em todos os dias.

veja também