Igreja Presbiteriana do Brasil recebe homenagem na Câmara dos Deputados (DF)

Igreja Presbiteriana do Brasil recebe homenagem na Câmara dos Deputados (DF)

Atualizado: Segunda-feira, 10 Agosto de 2009 as 12

O Evento Solene que ora se pretende realizar surgiu do sonho de tornar mais conhecida a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), em uma das Casas do Legislativo Brasileiro. Uma Igreja comprometida com os valores ético-cristãos não pode deixar de brilhar nesta sociedade tão carente de tais valores, daí a necessidade encampada pelos parlamentares membros da IPB de promoverem algo que fique registrado nos anais da Câmara Federal.

Inicialmente, a ideia era realizar apenas uma Sessão Solene. Contudo, embora somente a Sessão atingisse parte dos objetivos, a programação foi complementada com mais dois seminários, cujas abordagens - Missão e Ação Social, Desafios para o Futuro - refletem um pouco das atuações da IPB em âmbito nacional.

Havia anteriormente um requerimento apresentado para a Sessão Solene por intermédio do Deputado Federal Guilherme Campos (DEM-SP) em agosto de 2008. Em meados de abril deste ano, o Deputado Jofran Frejat (PR-DF) também apresentou um requerimento com o mesmo fim, mas acrescentando uma menção igual ao Jubileu de Ouro no ano de 2010 da Igreja Presbiteriana Nacional - IPN. E em maio, os Deputados Leonardo Quintão (PMDB - MG) e Henrique Afonso (PT - AC) apresentaram também requerimentos, vislumbrando uma programação que não ficasse apenas na Sessão Solene, mas que integrasse os objetivos ora mencionados.

O presente evento reflete parte de todos estes anseios. Nossa oração é para que, sobretudo, Deus seja engrandecido e a IPB receba as homenagens das quais é digna, como igreja histórica e atuante neste País. 

Informações Importantes

I. Tendo em vista os compromissos já assumidos com a programação no dia 12 de agosto na Catedral do Rio de Janeiro, a IPB, bem como os organizadores, não terá como disponibilizar aos membros de Sínodos e Presbitérios recursos para viagens e estadias em Brasília, ficando os mesmos responsáveis por suas despesas. Reiteramos a importância da participação de todos, especialmente dos oficiais da Igreja.

II. As confirmações de presença devem ser feitas para o email [email protected]  , no intuito de manter-se uma ordem do evento, com estimativas de participantes e preparação prévia das acomodações necessárias.

Programação

10h00 - Abertura / Devocional

10h15 - Palestra I: Missão e Ação Social - Rev. Marcos Serjo

11h00 - Palestra II: Desafios para o Futuro - Rev. Alderi Matos

11h45 - Painel com os Parlamentares Membros da IPB

12h15 - Coffee Break

13h00 - Sessão Solene - Plenário Ulysses Guimarães

Seminários

Missão e Ação Social

Preletor:

Marcos Serjo: Ministro Presbiteriano; Secretário Executivo do Conselho de Ação Social da IPB e Gerente de Responsabilidade Social e Filantropia do Instituto Presbiteriano Mackenzie-SP.

Desafios para o Futuro

Preletor:

Alderi Souza de Matos: Ministro Presbiteriano, doutor em história da Igreja e historiador oficial da IPB

veja também